Logo Jornal Interação

O vereador Pastor Moacir Santos fez uso da Tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal esta semana. Ele apresentou duas Indicações e também destacou as ações de combate à dengue em Araxá e de assistência aos pacientes com diagnóstico positivo.

 

A primeira Indicação apresentada pelo vereador Pastor Moacir solicitou da Administração Municipal a implantação de uma Faixa de Pedestre Elevada na avenida Wilson Borges, bairro Santo Antônio, nas proximidades do número 1.035. A outra evidenciou a importância da revitalização da pavimentação asfáltica, da Alameda do Sol, no bairro Bela Vista, da avenida Francelina Mendes Teixeira e na rotatória entre as ruas Padre José Perfeito e João Borges Teixeira no bairro Jardim das Oliveiras I.

 

O ponto alto da participação do vereador Pastor Moacir na reunião da Câmara Municipal foi o seu relatório sobre o trabalho desenvolvido no município para conter o avança da dengue em Araxá.

 

Segundo ele, apesar da quantidade alarmante de casos de dengue na cidade existem boas notícias envolvendo as ações da Administração Municipal no que tange ao combate a proliferação do mosquito transmissor e também a assistência aos pacientes contaminados.

 

“A primeira boa notícia é em relação aos carros fumacê que estão atuando em Araxá. O período de 30 dias disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, através da regional de Uberaba, para a presença do fumacê na cidade venceu na terça-feira dia 19 de março.

 

Porém através da atuação do prefeito Robson Magela e da Secretaria Municipal de Saúde o prazo foi prorrogado por mais 30 dias e o carro fumacê permanece realizando o trabalho de combate ao aedis aeguypit em todos os bairros de Araxá.

 

A segunda boa notícia é a implantação do Centro de Hidratação para pacientes com Dengue que passa a funcionar no Hospital Casa do Caminho. As últimas adequações do espaço foram concluídas e com a aquisição dos insumos necessários, o Centro de Hidratação de Araxá foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 21, para receber os pacientes com sintomas de dengue tipo B e C que são os mais graves e que necessitam de assistência médica.

 

E tem mais. A Prefeitura de Araxá, através da Vigilância em Saúde, está concluindo as últimas tratativas para abrir mão de uma nova estratégia para identificar áreas de difícil acesso onde possam existir focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

 

Trata-se da utilização de drones que irão sobrevoar todos os setores da cidade e a partir das imagens capturadas pelos equipamentos os agentes de endemias terão condições de analisar e identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.

 

Os drones também serão utilizados para o lançamento de larvicidas e inseticidas específicos para o combate ao aedes aegypti em locais difíceis de serem acessados pelos Agentes de Combate a Endemias, além de imóveis vazios, telhados e lajes de empreendimentos, com o objeto de eliminar tanto os criadouros dos mosquitos como também os insetos já adultos.

 

É interessante destacarmos ainda a utilização de peixes para eliminar as larvas do mosquito aedes aegypti. Segundo Leninha Severo, coordenadora da Vigilância em Saúde, esta técnica já vem sendo utilizada em Araxá com a colocação de peixes em piscinas abandonadas sem manutenção e até na fonte luminosa do Teatro Municipal por exemplo, para evitar que as larvas se desenvolvam e se transformem no mosquito transmissor das arboviroses”, afirmou o vereador na Tribuna da Câmara.

 

Pastor Moacir concluiu sua fala dizendo ser fundamental para o êxito de todas essas ações a participação efetiva de toda a população no combate ao mosquito e na prevenção a contaminação.

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *