Logo Jornal Interação

Com exclusividade e em primeira mão, a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO conseguiu,  esta semana, desvendar os detalhes do projeto “150  ANOS DE ARTES E LETRAS DE ARAXÁ”.  Segundo informou a diretora da Biblioteca Municipal de Araxá “Viriato Correa”, Maria José Chadú  Assunção, “este será um grande  evento cultural, artístico e literário, que, além do fogo pedagógico e histórico, pretende   fazer uma minuciosa  radiografia cronológica da história e dos personagens de Araxá, que ao longo de 15 décadas ajudaram a desenhar e escrever, com letras maiúsculas, a rica saga das artes e letras da terra de Dona Beija e Dom José Gaspar. De acordo com Maria José Chadú, o projeto vai culminar com as atividades comemorativas do sesquicentenário  [150 anos de emancipação política do município de Araxá em 2015] e  promete surpreender, emocionar e homenagear artistas, atores, autores, escritores e personalidades da música, cultura e arte de Araxá. “Esta semana, estivemos reunidos com os membros da Academia Araxaense de Letras (AAL), para apresentar o projeto e tivemos todo apoio e respaldo da AAL na execução deste importante evento”, disse a diretoria da Biblioteca Municipal.

DETALHES TÉCNICOS E NOVIDADES DO PROJETO

Foi com entusiasmo juvenil que a diretora da Biblioteca Pública de Araxá, Maria José Chadú, repassou, com exclusividade, alguns detalhes e curiosidades do evento  “150  ANOS DE ARTES E LETRAS DE ARAXÁ”. Ela revelou que “durante todo o ano de 2015, vamos realizar várias atividades e eventos culturais e artísticos em todo o município, com foco no resgate da história da arte e das letras. Em resumo, posso adiantar que vai se tratar de um projeto pioneiro. Nossa missão é contar, através de palestras, exposições, debates, teatro, cursos, reportagens, entrevistas, depoimentos, a saga, história, passado e curiosidades daqueles que ajudaram a construir e escrever  a biografia e a memória cultural de Araxá ao longo de 150 anos”.  Maria José destacou,  também, que obras literárias, livros, revistas, jornais, panfletos, cartilhas, filmes, fotografias, trabalhos em vídeo e áudio  serão destacados durante a realização do projeto. “É claro que  personagens como escritores, autores,  atores, jornalistas,  músicos, artistas, radialistas, entre outros também serão destacados e homenageados pelas obras, serviços e contribuição nos campos das artes e letras”.

APOIOS E PARCERIAS

Segundo a presidente da Casa das Letras e do Saber de Araxá, o evento será lançado em  grande estilo no mês de maio. “Estamos na fase final de elaboração do projeto. Queremos mobilizar e levar essa rica história das letras e das artes para os quatro cantos da cidade e também para nossas comunidades rurais. Nosso foco principal serão crianças, adolescentes,  jovens estudantes e a nova geração de todas as escolas do município de Araxá. Nesta fase inicial do projeto, contaremos com apoios e parcerias importantes para o desenvolvimento das ações e atividades.  Além da equipe da Biblioteca Municipal Viriato Correa, que hoje conta com as unidades no Distrito de Itaipu (prédio da antiga estação ferroviária), no setor  norte (sede do Centro da Cultura Negra – “Árvore dos Enforcados”), setor oeste (Rua Auxiliadora Paiva, 505) e ainda a biblioteca móvel (ônibus adaptado com espaço e acervo de livros, obras literárias, revistas e jornais), que percorre todos os setores do município de Araxá e zona rural, ainda teremos o suporte e a estrutura funcional das Secretarias Municipais de Turismo, Educação, da Fundação Cultural Calmon Barreto e Academia Araxaense de Letras de Araxá.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *