Logo Jornal Interação

A Secretaria Municipal de Araxá, por meio da Vigilância Ambiental, irá realizar a partir do mês de agosto, mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em todo o município de Araxá. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Ambiental de Araxá, Leninha Severo, “ a imunização em cães e gatos irá começar este ano pela zona rural e vai ser desenvolvida entre os dias 16 e 31 de agosto. Na comunidade rural de Itaipu, a vacina será intensificada no dia 20 de agosto. A nossa meta na zona rural é imunizar em torno de 3 mil animais entre cães e gatos”. Leninha também conta que, “a vacinação de cães e gatos na zona urbana de Araxá, será realizada em vários setores da cidade, em 10 pontos já pré-definidos, entre os dias 12 e 17 de setembro”.

Cerca de 40 agentes de saúde, preparados e treinados para a campanha, vão atuar na imunização. A expectativa de vacinação na cidade é de mais de 14 mil cães e mais de 2 mil gatos. Ainda de acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, “ é muito importante que os responsáveis pelas propriedades rurais facilitem o acesso das equipes de zoonoses. A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a raiva animal e de manter os pets saudáveis. A doença também pode afetar as pessoas, e por isso é importante essa colaboração das pessoas em ajudar na vacinação do seu cão ou gato”, afirma.

A raiva é uma doença que mata, tanto o animal quanto o ser humano, e não tem cura. A melhor maneira de prevenir é a vacina. A doença é transmitida principalmente por mordidas, além de arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. A vacinação do cão e gato ocorre anualmente e é de suma importância para que o animal não contraia a doença.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *