Logo Jornal Interação

O Programa comemora 12 anos de existência firmando-se como um dos principais projetos de arte, educação e cultura do Estado.

 Abram alas para a arte! As aulas do Programa TIM ArtEducAção já começaram nas 12 cidades em que atua. Ao longo desses 12 anos, o programa já atendeu mais de 60 mil crianças e adolescentes com o objetivo de fomentar arte e educação entre os alunos, e ampliar o comprometimento da sociedade como grande incentivadora para o crescimento pessoal e intelectual desses jovens.

“Ao longo desses 12 anos de TIM ArtEducAção pudemos observar um crescimento e um fortalecimento artístico das cidades onde atuamos. É a arte mostrando que é possível construirmos uma sociedade diferente. Por meio da arte transformamos vidas e mentalidades de todos que entram em contato com ela. Pela continuidade dos trabalhos, e a construção de políticas públicas na área da cultura e educação, expandimos olhares, aumentamos a auto estima e firmamos um compromisso maior para com o outro”, ressaltou o idealizador e coordenador do Programa, Marcelo Soares Andrade.

Este ano, uma das principais atividades do programa será estimular ainda mais a criatividade dos jovens por meio da oficina de ArtEducAção Digital, grande novidade implementada na grade de 2012, em todas as cidades. A tecnologia foi levada como ferramenta para a produção audiovisual, stop motion, fotografia, design gráfico, web design e demais técnicas que aumentam o campo de conhecimento das crianças e adolescentes. Os resultados dessa viagem pelo mundo das novas tecnologias poderão ser vistos em junho nas ações de visibilidade, e ao final do ano, na Mostra Artística de Araxá, espetáculo que consolida o aprendizado desenvolvido nas oficinas ao longo do ano.

Em Araxá, o TIM ArtEducAção irá  trabalhar a criatividade e as novas habilidades dos alunos nas oficinas de dança, artes plásticas, teatro, música, literatura e arte digital. Para a articuladora local, Virgínia Magalhães de Paula, a expectativa é que o Programa atinja um nível de técnica ainda maior do que já possui, aliando cada vez mais arte com aprendizado e crescimento individual e coletivo. “Nossa expectativa é que haja interação entre as oficinas ao longo do ano, culminando em um espetáculo enriquecedor”, ressalta.

“O TIM ArtEducAção é uma grande oportunidade de aprendizado, tanto para os ArtEducadores envolvidos, que estão se capacitando sempre, quanto para as crianças e adolescentes, que participam ativamente de todas as atividades artísticas e culturais propostas. O Programa é um sucesso no município de Araxá e conta com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação”, comentou a Secretária Municipal de Educação de Araxá, Maria Célia Araújo Oliveira.

 TIM ArtEducAção

 Realizado desde 2001, o TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas gratuitas a mais de 4 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano. Desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios através das Secretarias de Cultura e Educação, o Programa está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“O TIM ArtEducAção nos mostra, há 12 anos, que é possível uma sinergia entre as iniciativas privada e pública e o terceiro setor. E mais, que os resultados obtidos a partir dessa parceria beneficiam todos os envolvidos e contribuem de forma efetiva para as transformações sociais nas localidades onde atuamos”, Silmara Máximo, diretora Consumer da TIM em Minas Gerais.

Em Araxá, são disponibilizadas 250 vagas para alunos das escolas da rede pública de ensino da cidade e da zona rural, que participam das oficinas artísticas de dança, música, teatro, artes plásticas, literatura e arte digital. Ao todo, três bairros, são atendidos pelo Programa que é realizado na cidade através de parcerias com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação.  

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *