Logo Jornal Interação

Descontração, gargalhadas e muita informação atual. Esses foram os ingredientes de uma live que reuniu dois escritores da nova geração do suspense brasileiro: Tony Bellotto e Raphael Montes. O encontro, mediado pelo escritor e jornalista araxaense Luiz Humberto França, fez parte do projeto Grandes Escritores que aconteceu nos meses de julho e agosto.

Tony Bellotto famoso pela banda Titãs se tornou conhecido na literatura pela criação do detetive Bellini, personagem de vários livros e que também inspirou adaptação de dois filmes sendo um deles protagonizado pela esposa Malu Mader. Agora Tony voltou a ser comentado depois do sucesso da série Dom no Prime Vídeo. A adaptação do diretor Breno Silveira gerou grande repercussão até fora do pais e a segunda temporada já está a caminho. Tony no encontro falou das suas duas paixões a música e literatura. “A música me dá mais prazer pelo retorno imediato, quando você tá tocando. Agora a literatura também me satisfaz porque é desafiadora e me dá oportunidade de extravasar de fazer coisas que normalmente eu não faria na vida real”. Raphael Montes já é um fenômeno editorial com apenas cinco livros lançados. Muitos foram traduzidos para outros países e tem um estilo mais voltado para o terror. Também é roteirista e seu livro Bom dia Verônica, em parceria com Ilana Casoy, virou série da Netflix.  A primeira temporada chamou tanta atenção que a segunda estreia em novembro. A dupla Montes e Casoy também está por trás dos filmes A Menina Que Matou os Pais, com Carla Dias e o Menino que Matou meus Pais, com Leonardo Bittencourt que acabaram de ser lançado também no Prime Vídeo. Ambos baseados no assassinato que chocou o pais em 2002.

Raphael que hoje inspira jovens escritores falou da influência que teve de autores como Luiz Alfredo Garcia Roza e Agatha Christie. “Sempre li muitos esses autores e seus detetives Espinosa e Hercule Poirot e outros clássicos americanos. Acredito que essa leitura ajudou a moldar o escritor que sou hoje”. O projeto Grandes Escritores 2021, realizado pela Amar Produções, mobilizou 14 cidades do interior de Minas com palestras, oficinas, encontros e doações de livros. E foi viabilizado por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Governo de Minas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *