Logo Jornal Interação

Saúde Mental

11//10/2013- 12:13

PorEditor1

out 11, 2013

Luiz Claudio Alves-Psicólogo

psicoluizclaudio@hotmail.com

Saúde mental é estarmos bem e ter uma relação boa com os outros. É  lidarmos de forma saudável com os problemas.

Mente sã em corpo são!

A saúde mental e física são fundamentais para nossa vida.As situações mais freqüentes que nos tiram a saúde mental são:ansiedade,depressão,demências, dependência de álcool e drogas, atraso intelectual/mental dentre outras.

A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.

As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos, que importa esclarecer e desmistificar. A doença mental não é fruto da imaginação, elas tem cura e as pessoas acometidas são tão inteligentes como qualquer outra

Estes mitos, a par do estigma e da discriminação associados à doença mental, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e medo de procurar apoio ou tratamento, ou não queiram reconhecer os primeiros sinais ou sintomas de doença.

O tratamento deverá ser sempre procurado, uma vez que a recuperação é tanto mais eficaz quanto precoce for o tratamento.

Mesmo nas doenças mais graves é possível controlar e reduzir os sintomas e, através de medidas de reabilitação, desenvolver capacidades e melhorar a qualidade de vida.

Todos podem ajudar, mesmo sem conhecimento técnico. Agindo de forma a não estigmatizar, apoiar e integrar a pessoa com doença mental.

Devemos estar atentos e buscando manter uma boa saúde mental não nos isolando, reforçando laços familiares, diversificando interesses, manter se intelectual e fisicamente ativos e procurando ajuda especializada sempre que perceber que algo não vai bem tanto físico como também emocional.

Seja proativo e mantenha uma vida saudável!

Pense nisso!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *