Logo Jornal Interação

O objetivo é deixar o trânsito com mais fluidez nesta via.

A assessora de Trânsito e Transporte, Viviani Antunes Gomes, informou que, além de toda a via da avenida Antônio Carlos receber os “cruzamentos elevados”, a rua Costa Sena também será contemplada até a próxima segunda-feira, 6. O cruzamento elevado é um tipo de obstáculo colocado em uma determinada rua ou avenida para o motorista ser obrigado a reduzir a velocidade, assim, culminando com a retirada do semáforo.

Segundo Viviani, esses cruzamentos elevados são sinalizados com a cor vermelha, acompanhados por uma faixa branca para sinalizar ao motorista que a preferência é do pedestre. “Nesse cruzamento da Costa Sena com a praça Matriz, vai ser trabalhado da mesma forma. Então, nós entendemos que ganharíamos fluidez necessária para o trânsito desse local sem comprometer a segurança do pedestre que transita naquelas imediações.Nós tiramos o semáforo daquele ponto lá, da mesma forma que fizemos no cruzamento da Antônio Carlos com o Banco do Brasil”, disse.

Viviani salientou que a rua Costa Sena será beneficiada a partir da próxima segunda-feira, 6, com a inserção do cruzamento elevado sendo feita neste final de semana.

Comunidade

A aposentada Ana Tereza Abadia Rocha destacou que sua preferência é pela manutenção dos semáforos. “O semáforo é mais seguro, porque você tem certeza de quando pode atravessar. Ainda com o semáforo tinha alguns motoristas que não respeitavam. Agora sem, acho que fica difícil”, comentou.

Antônio Manoel Pereira preferia também o semáforo, mas vê com bons olhos a instalação desses obstáculos de nível nas vias de Araxá. “Acho essa melhoria válida. As pessoas já estavam acostumadas com o semáforo, mas agora é só uma questão de adaptação da população”, completou.

Carlos Eduardo Costa da Silva, estudante, aprovou a iniciativa da retirada dos semáforos. “O semáforo era insuficiente para atravessar as duas vias e já estava muito complicado. Acho que o trânsito está melhorando, mas para isso dar certo é preciso conscientização dos motoristas, principalmente. Eles precisam respeitar o tempo que os pedestres levam para atravessar a rua”, contou.

Critério

Viviani esclareceu que não é em toda a cidade que será feita a retirada do semáforo. “Na Senador Montandon, por exemplo, até pela própria natureza na avenida, ela escoa um tipo de trânsito onde esses obstáculos, às vezes, amarrariam muito, e isso, não é o caso da Antônio Carlos. Na Senador Montandon, eu preciso da pista livre para escoar o trânsito, ela tem uma outra natureza. Então, na Senador Montandon, nós teremos duas faixas de tráfego na maior parte dela”.

A assessora comentou ainda que a colocação desses cruzamentos elevados significa uma tendência que outras cidades estão seguindo, com o objetivo de contribuir para a questão educativa no trânsito. “Nós temos percebido que a comunidade comprou essa ideia muito legal de uma forma bem tranquila, porque hoje a gente tem a oportunidade de ver em vários pontos da cidade, não só na Antônio Carlos, os motoristas parando, dando preferência ao pedestre e vivendo em harmonia”, ressaltou.

Viviani afirmou que não existe a previsão de mais alguma via sofrer mudanças com a colocação dos cruzamentos elevados.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *