Logo Jornal Interação

Recentemente foi anunciado o novo projeto cinematográfico da cineasta Débora Tôrres, o filme “Beja”, que tem roteiro e direção assinados por ela.  A produção contará a história de um dos maiores mitos femininos do Brasil: Dona Beja. O roteiro ambientado no século 19 será desenvolvido pela cineasta junto com a jornalista, produtora, pesquisadora, escritora e roteirista Lucia Abreu (que tem mais de 25 trabalhos na Rede Globo). Baseado em fatos reais, mediante pesquisas históricas, tendo como pano de fundo o cenário político, social e econômico da época. O papel principal caberá à atriz Thaís Pacholek, conhecida por sua participação no Programa Sílvio Santos” (Jogo dos Pontinhos) e novelas como  “Amor e Revolução” (SBT),  “Vende-se um véu de noiva” (SBT), “Amigas e Rivais” (SBT) e mais recentemente em “Balacobaco” (TV Record) e também terá a participação de grande elenco, em um total de 52 atores conhecidos nacionalmente.

As pesquisas sobre o passado histórico de Dona Beja prosseguem em ritmo avançado. Reuniões diárias com escritores e pesquisadores estão sendo feitas com a cineasta Débora Tôrres para discutir e definir o que é real ou mito nos acontecimentos que cercam a vida de Beja. Tudo o que foi escrito sobre ela até hoje está sendo avaliado, incluindo a literatura ficcional, para se chegar a um denominador comum, um consenso geral que defina os caminhos do roteiro. A equipe se concentra em dados da vida real, para a formatação de um roteiro o mais realista possível, embora tanto tempo tenha se passado e muita documentação tenha se perdido. Livros de autores da época estão sendo aprofundados junto às pesquisas histórica e documental.

Na última terça-feira, 2, Débora visitou o Museu Dona Beja para falar com a diretora, Nadja Maria Pereira Feres, sobre o avanço das pesquisas. A cineasta também visitou a Pensão Tormin, que, segundo consta, teria sido o primeiro sobrado construído por Dona Beja em Araxá, no ano de 1820, no qual residiu até sua mudança, em 1861, para o sobrado de baixo, onde hoje está instalado o Museu Municipal Dona Beja.

A escalação do elenco também avança à medida que os personagens do filme vão sendo definidos. A cineasta Débora Tôrres, que esteve, neste final de semana, em São Paulo, para encontro com elenco, em almoço no Jockey Club de São Paulo, já anunciou alguns novos nomes do elenco como Adriana Alves (“Carrossel”, “Duas Caras” e “Como uma Onda”) como Maria Crioula, Juan Alba (“Rebelde”, “Sete Pecados”, “Terra Nostra”) como Sampaio, Amanda Françoso (“Fantasia” e “Extreme Makeover Social”) como Ana Felizardo.

Outros atores que já estão confirmados no longa são: Carlos Casagrande (“Fina Estampa”, “Viver a Vida” e “Paraíso Tropical”), Patrícia Naves (“Viver a Vida”, “A Vida da Gente” e “Paraíso Tropical”), Germano Pereira (“Passione”, “O Menino da Porteira” e “Salve Geral”) e Maurício Xavier (“Dalva e Herivelto” e “Zorra Total”).

A produção do filme conta com o apoio do governo local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e parcerias de Araxá, gerida por Alda Sandra Barbosa Marques, que vê, no filme, uma grande oportunidade de divulgar ainda mais a cidade de Araxá nos âmbitos nacional e internacional.

A previsão de início das filmagens de “Beja” é o segundo semestre de 2013. Para maiores informações, acesse bejaofilme.blogspot.com.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *