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Dez dias. Cinquenta horas de produção. Dezesseis horas de workshows. Vinte escolas, mais de dois mil estudantes impactados, quatro músicos, uma Kombi e a infinidade da música instrumental. Terminou nesta sexta (12) a primeira etapa do projeto ´A Música Semeando Conhecimentos`.

Realizada pelo grupo araxaense Tiago Martins Quarteto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da CBMM e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a ação movimentou as instituições educacionais e levou cultura e aprendizado para os quatro cantos da cidade. “Foi um desafio, mas valeu muito enfrentá-lo.  Levamos às escolas a estrutura de um pocket show, com cenário, luzes e som de qualidade e vivenciamos a alegria das crianças com aquele ineditismo. Tenho certeza de que os frutos vão aparecer em muito pouco tempo, aliás já começamos a ter notícias deles”, diz o produtor geral do projeto, Daniel Nacati.

A secretária Municipal de Educação de Araxá, Zulma Moreira, ressalta o quanto a ação mobilizou as escolas e diz que os ganhos ocorrem nas mais variadas áreas. “O projeto propiciou aos nossos alunos a oportunidade de conhecer sons, instrumentos, ritmos, melodias, harmonias. Tenho certeza de que por meio dele os estudantes desenvolveram habilidades ímpares na formação intelectual, emocional e inter-relacional. Um momento lúdico, de alegria e aprendizado que só a musicalidade pode oferecer”, ressalta Zulma.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Dom Pixote 113 alunos de seis meses a cinco anos participaram do projeto. Um presente, segundo a diretora Renata Batista Lima. “Emocionamos com as diversas reações das nossas crianças durante a apresentação do projeto: pularam, dançaram, balançaram os braços, bateram palmas, engatinharam até o palco, imitaram os instrumentos com gestos corporais… foi puro encantamento! Foi um dia para conhecer os instrumentos, brincar com os sons, divertir com a música e potencializar dons!”, diz.

Além da escola

A reação de alguns alunos chamou a atenção também em casa. Maria Júlia de Lima Alves, de quatro anos, contou todos os detalhes da apresentação aos pais, logo que saiu da escola. “Ela contou que tinha ido uma Kombi na escola com muita música e instrumentos. Depois falou que queria aprender a tocar guitarra de todo jeito. No primeiro momento, pensei que era só curiosidade, mas ela está insistindo, está realmente decidida e vou fazer minha parte com muito prazer”, diz o pai José Ronaldo Alves Albuquerque Júnior.

A música e a arte sempre estiveram presentes na vida da Maria Júlia e do irmão, de um ano. A mãe é bailarina e o pai é músico, toca violão, guitarra, baixo e bateria. Apesar do incentivo constante, eles contam que estão surpresos com tudo que aconteceu após as ações do projeto na escola.  “Quando a Maria Júlia era bem pequenina até brincava comigo na hora que eu ia ensaiar, mas sempre cantando, não ligava muito para os instrumentos. Depois que ela teve acesso ao projeto mudou tudo e estamos contentes de ver nossos filhos seguindo esse caminho”, comemora José Ronaldo. “O projeto mudou o querer, mexeu com o coração da Maria Júlia. No Dia das Crianças ela pediu e vai ganhar um violão profissional adequado para idade dela”, adianta.

A história de Nikolas Borges Valle da Cunha, de 5 anos, não é diferente. Depois que o projeto passou pela escola dele, ele pediu aos pais para continuar estudando música.  “Está muito empolgado! Agora brinca todo dia com alguns instrumentos que ganhou e que estavam esquecidos aqui. Já estamos procurando uma escola de música, ele quer aprender teclado. O projeto é maravilhoso, deveria fazer parte da grade curricular das crianças”, diz a mãe Micheline Borges Valle.

Nikolas está tão entusiasmado que já pensa no futuro enquanto músico. “Eu gostei muito, pode ser até que eu toque algum dia nesse projeto”, brinca.

Para o idealizador do projeto, Tiago Martins, a reação de Nikolas e de Maria Júlia não é surpresa. Ele explica que a música pode ser um agente importante na formação das crianças e que o projeto ‘A Música Semeando Conhecimentos`, nasceu desta percepção.  “Caminhando no universo da música como produtor e educador musical percebi que muitas só precisam de oportunidade, só precisam que a música chegue até elas para que possa haver uma transformação”, finaliza Tiago.

Workshop

O projeto será encerrado com um workshop sobre consciência rítmica, aberto à comunidade. “Os participantes irão sair do curso com uma audição analítica bem clara. Os instrutores vão trabalhar temas como pulsação, ciclos rítmicos, contagens musicais, improvisação, prática de conjunto, escrita e composição, dentre outras habilidades. A percussão corporal é um dos pilares do workshop, mostrando essa música de dentro para fora”, explica Tiago.

O workshop será realizado no dia 21 de agosto a partir de 10h no Parque do Cristo. A entrada é gratuita.

Por ego

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