Logo Jornal Interação

Por: Catia Maria Lemos Melo Zema

Matemática:

Também egressa do UNIARAXÁ, Profa. Ellen possui Especialização em Matemática e Física, graduação em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1995). Atualmente é professora do Centro Universitário do Planalto de Araxá, consultora – Ferreira Gomes e Cia Ltda. e professora no Colégio São Domingos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária. 

Know-how:

O saber profissional do professor tem de incluir necessariamente diversos domínios. Para se pode ensinar uma disciplina é preciso, antes de mais, conhecer os respectivos conteúdos e Profa. Ellen tem um grande know-how no que ensina. Em Matemática, know-how é a habilidade para resolver problemas, construir demonstrações, e examinar criticamente soluções e demonstrações. E, em Matemática, know-how é muito mais importante do que a mera posse de informações.

Formação Complementar:

Sua busca constante pelo conhecimento a levou a faze o Curso de Español Nível Inicial no Centro de Estudio de la Lengua Española Córdoba. Curso de Física – Tempo de tecnologia. Curso para Educadores do Ensino Médio, Extensão universitária em Congresso de Educadores: Pedagogia da Presença. (Carga horária: 40h). 
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF. Extensão universitária em Ciências e Artes no Curso Superior, Faculdade de Ciências Gerenciais do Alto Paranaíba.

Atuação Profissional:

Em 1986, atuou na Delegacia do IBGE no Estado de Minas Gerais, IBGE. De 1996a 1997, na Associação de Ensino do Triângulo, FIT, como professora. Desde 2001, também como professora no Colégio São Domingos, até nos dias atuais. No Núcleo Infantil Lobatinho Ltda., NIL, de 2005 – 2009. No Colégio Do Bosco de 2009 a 2013, ao que iniciou suas atividades no UNIARAXÁ, estando até hoje comprovando a cada sai sua competência e amor à profissão.

Ferreira Gomes e Cia Ltda. – VETOR:

Profa. Ellen, também desenvolve sua performance de empresária na “Ferreira Gomes e Cia Ltda. “, como sócia-proprietária. É uma empresa de fabricação de máquinas agrícolas, prestação de serviços, importação e exportação de máquinas. Atividade que aglutina valores, já que atua na área de Engenharia Sanitária e Engenharia de Produção.

Nota da Articulista:

Dez mandamentos para professores de Matemática:

1. Tenha interesse por sua matéria. 2. Conheça sua matéria. 3. Procure ler o semblante dos seus alunos; procure enxergar suas expectativas e suas dificuldades; ponha-se no lugar deles. 4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo. 5. Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico. 6. Faça-os aprender a dar palpites. 7. Faça-os aprender a demonstrar. 8. Busque, no problema que está abordando, aspectos que possam ser úteis nos problemas que virão — procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta. 9. Não desvende o segredo de uma vez — deixe os alunos darem palpites antes — deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível. 10. Sugira; não os faça engolir a força. (George Pólya)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *