Logo Jornal Interação

 

Poliesportivo Márcio Vieira Borges recebe grafite em homenagem a personalidades locais que se tornaram referência na região e no Brasil

Quem passa pelas proximidades do Ginásio Poliesportivo Márcio Vieira Borges já notou que ele está mais alegre e bonito. Agora, o espaço conta com uma bela obra em suas paredes externas, que homenageia personagens locais da história recente. A revitalização da fachada se deu pela parceria da Prefeitura de Araxá com a CBMM e foi realizada pelo artista plástico Ton, morador do município. Para o Secretário Municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), essa revitalização é o piloto do projeto Memomural, encabeçado pela prefeitura da cidade. “É uma forma que encontramos de homenagear, tanto no âmbito esportivo como no meio social, pessoas que tiveram um papel importante no dia a dia, contribuindo de alguma forma como cidadãos e que merecem ser lembradas, como agradecimento por tudo o que realizaram”.

Painel do Ginásio Márcio Vieira Borges

No local, já é possível admirar um belo grafite com quatro rostos de pessoas que fizeram história na região. De um lado, Divino Benedito Honorato da Silva, o Tigrão, personagem folclórico de Araxá, que contaminou o centro da cidade por muitos anos com sua alegria e mora na memória afetiva de muitas pessoas, e dois jogadores de futebol de Araxá: José Eurípedes de Paula, o Zé Mica, memorável atleta dos primórdios do futebol araxaense, e Marco Antônio da Silva, o Salton, atleta que jogou em vários times mineiros e no São Paulo Futebol Clube, ambos ex-funcionários da CBMM. Do outro lado, em homenagem às atletas do projeto “Meninas de Ouro”, Camila Brait, atleta da seleção brasileira de vôlei, que representou o projeto nos Jogos Olímpicos de Tóquio e compôs o time que disputou a final com os Estados Unidos e trouxe a medalha de prata para o Brasil. Camila, que é natural de Sacramento, é uma grande incentivadora e madrinha de projetos que fomentam o esporte, especialmente o vôlei, para crianças de comunidades carentes. “É um projeto feito com muito amor e carinho. Através do esporte, a gente prepara todas as crianças para terem uma vida cheia de realizações e sucesso. A gente precisa acreditar e ter esperança sempre, que coisas boas sempre irão acontecer. Ir atrás e realizar todos os sonhos que tivermos.”

 

No dia 5 de abril, aconteceu a entrega simbólica da obra no Ginásio Poliesportivo Márcio Vieira Borges com presença de autoridades locais, além dos familiares dos homenageados.

Artistas que realizaram a obra

 

O responsável pela obra no Ginásio Márcio Vieira Borges é o artista Antônio Carlos Lima, mais conhecido como Ton Lima, paulistano residente em Araxá, desenhista, caricaturista, arte educador, grafiteiro, tatuador e professor de artes. “Fico muito grato pela possibilidade de visibilidade do projeto. O pessoal do bairro está gostando muito, os homenageados e suas famílias se sentiram representados, e é muito importante que nós possamos ter essa oportunidade de produzir e registrar a memória local através desses murais permanentes, permitindo que as pessoas recontem essas histórias a partir das suas memórias afetivas.” Com mais de 25 anos de experiência nas artes visuais e mais de dois mil trabalhos realizados, Ton foi um dos pioneiros na arte em grafite, um dos fundadores do Núcleo de Cultura periférica (N.C.P) e da Casa de Hip Hop de Ribeirão Preto. Participou de diversos projetos artísticos em eventos de produção mural no Brasil como o Street of Styles (Curitiba), Festival Tinta Loka (São Paulo), Skoll Hip Hop (Ribeirão Preto), Mural Sete Passos para Mudar o Mundo (ONU), Festival João Rock (Ribeirão Preto), dentre outros.

Para a execução do painel de 204,10 m², Ton Lima contou com outros três artistas de longa história no graffiti nacional: Mark Silva, paulistano também residente em Araxá, Fhero e Kim, grandes representantes do graffiti mineiro, residentes em Belo Horizonte e Uberlândia, respectivamente.

A realização do projeto tem o apoio da CBMM nessa primeira obra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá por meio da Secretaria de Esportes, e presenteia os moradores com um dos maiores painéis de graffiti da cidade, inserindo Araxá no panorama da “street art” nacional e oportunizando a cidade a ter sua memória “escrita” em suas paredes. Álvaro Rezende, analista de Relacionamento com a Comunidade da CBMM enfatiza a importância da revitalização do espaço. “A CBMM, que é grande apoiadora de projetos esportivos, se orgulha de participar da primeira obra do Memomural. Dar vida ao ginásio, que já abrigou tantos eventos importantes para a cidade, é valorizar as iniciativas locais voltadas para o esporte, a prática de atividades físicas e a promoção da qualidade de vida.”

 

O prefeito de Araxá, Robson Magela, também destacou a importância da parceria. “É muito importante essa iniciativa e parceria entre a CBMM e a Prefeitura Municipal de Araxá, pois temos vários ginásios na cidade e estamos passando por um momento de reforma e revitalização deles. E poder homenagear as pessoas que fizeram parte da história de Araxá é também muito importante. A CBMM, parceira da Administração Municipal, não mediu esforços para que pudéssemos tornar tudo isso realidade. Então, agradeço à CBMM por essa sensibilidade em poder fazer, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araxá, a entrega desse espaço esportivo para a população.”

 

Projeto Memomural

O painel do Ginásio Poliesportivo Márcio Vieira Borges é a primeira obra do projeto Memomural, que contempla oito ginásios poliesportivos de Araxá com a produção de murais temáticos de grande proporção, retratando personalidades da história da cidade. De acordo com o secretário de esportes de Araxá, o projeto promove, além da restauração das edificações, a democratização da cultura e a preservação da memória de Araxá, eternizada em produções artísticas arrojadas e contemporâneas que valorizam a história local e as pessoas nascidas na cidade e região. A escolha dos personagens e iconografias tem o apoio de historiadores e pesquisadores da história de Araxá.

As obras, com composições temáticas distintas, serão realizadas por 10 artistas convidados, de competência comprovada em produção de murais “street art”, com experiência nacional e internacional. Eles utilizam a técnica de “graffiti fine art”, verdadeiras galerias a céu aberto, presentes em muitas cidades brasileiras, e irão retratar figuras públicas de representatividade cultural, artística, social e esportiva da cidade de Araxá. Histórias contadas por meio da narrativa visual artística que levarão conhecimento histórico à população.

 

Sobre a CBMM

 

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *