Logo Jornal Interação

As Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo iniciaram as suas atividades em 10 de outubro de 1974, com o nome de Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo, passando a denominar-se Obras Assistenciais Espíritas Eurípedes Barsanulfo a partir de 17 de junho de 1987, de OBRAS SOCIAIS EURIPEDES BRSANULFO em 10 de Maio de 2012, sendo registrado em cartório o novo estatuto dia 19 de Junho de 2012.

É uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos, cuja finalidade é Assistência Social à famílias carentes da comunidade , perfazendo um total de aproximadamente quinhentos e trinta (530) famílias assistidas, sem distinção de sexo, raça e crença religiosa, em suas necessidades básicas: alimentação, vestuário, calçados….

Os recursos humanos são todos voluntários (aproximadamente 77), através do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, conforme os termos da Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1978.

O seu campo assistencial abrange também pessoas idosas somando o total de, 25 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, as quais são cedidas moradias em regime de comodato, tendo assistência com alimentação, vestuário, calçados, médica, farmacêutica… São elas:

Lar Eurípedes Barsanulfo
Rua Argenita nº 348 – Bairro Santo Antônio
Moradia de 8 idosos

Lar Gustavo Martins de Oliveira e Tia Francisca
Rua Irinéia Alves de Paiva nº 198 – Vila Estância,
Moradia de 8 idosos

Lar Vovô Edésio
Rua Noe Moreira nº 20 – Leda Barcelos
Moradia para 9 idosos

Importante ressaltar que todos os idosos moradores dos três lares são aposentados ou recebem o Beneficio de Prestação Continuada no valor de salário mínimo. Cada idoso é responsável pelo seu dinheiro, com plena liberdade de gastá-lo com o que não recebe da entidade. O pagamento de água e luz é a única despesa assumida por eles.

Há cuidadoras voluntárias que acompanham, quando necessário ao banco para receber, ao medico, fazer exames e compras.

Varias datas são comemoradas festivamente com almoço e outras atividades, para os idosos moradores dos lares e para outros que são assistidos pela Entidade.

Pelo menos uma vez por mês pessoas da comunidade oferecem a eles almoço festivo.

O trabalho da Instituição é importante para a população de Araxá como um todo, principalmente para os idosos carentes de nosso município que não tem moradia , com os quais é realizado um trabalho com o mais alto espírito de solidariedade cristã, procurando atender não somente as necessidades materiais, mas também visando a promoção humana e a elevação da auto-estima .

Para melhorar a qualidade de vida dos idosos colocaremos em execução o projeto da Cozinha Comunitária onde serão feitas as refeições para todos os idosos moradores dos três Lares.

Sem título Sem título1 Sem título2 Sem título3

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *