Logo Jornal Interação

Complexo vai abrigar teatro com capacidade para 610 pessoas e uma biblioteca com 60 mil livros

 

Araxá ganha mais um espaço para abrigar as artes, conectando os artistas e oferecendo atrações para toda a região. Essa é a proposta do Centro Cultural Uniaraxá, com mais de seis mil metros de área construída, incluindo teatro e biblioteca. As obras foram entregues em dezembro de 2022, cumprindo assim o que estava previsto no projeto PRONAC, viabilizado por meio de lei de incentivo federal.

 

O Centro fica ao lado do campus universitário, no Bairro São Geraldo, setor oeste de Araxá, com entrada pela avenida Ministro Olavo Drummond e tem previsão de início das atividades no primeiro semestre de 2023. Para o reitor do Uniaraxá, José Oscar de Melo, a unidade vai gerar novas oportunidades “Toda comunidade regional será beneficiada com as possibilidades que surgirão, de inclusão e abertura de novos cursos voltados para o setor. Por tudo isso, o centro é motivo de orgulho para nós”

 

A importância do Centro Cultural como gerador de conhecimento também é destacada por Fabricio Borges, presidente da Fundação Cultural de Araxá, mantenedora do Uniaraxá. “Neste espaço todas as gerações terão acesso de forma democrática, à educação, a arte e a cultura de forma permanente, e principalmente, com pluralidade e acessibilidade.  Incentivos como estes são molas propulsoras para a transformação social, e o UNIARAXÁ ao comemorar seus 50 anos tem o prazer de entregar mais esta contribuição.

 

Desde o início da obra foram adotadas políticas de valorização da mão de obra e do comércio local. Cerca de 200 empresas prestaram serviços, proporcionando emprego e renda para mais de 500 trabalhadores e suas famílias. Ao longo do tempo imprevistos atrasaram o cronograma da obra, como, por exemplo, a pandemia da Covid 19. Os acontecimentos foram superados com otimismo, e agora já é possível ver os prédios prontos. Uma arquitetura imponente com as paredes inclinadas inspiradas nos paredões da Serra da Canastra.

 

 TEATRO

Em estilo italiano, com capacidade para 641 pessoas tem palco em madeira, medindo 25 metros de largura e 14 metros de profundidade. Com estrutura dinâmica, flexível que aliada aos modernos equipamentos torna possível a realização de todos os tipos de espetáculos e eventos.

Para dar suporte aos artistas são dois camarins coletivos que ficam no primeiro piso e dois individuais no nível do palco. Todos com banheiro e chuveiro.  Espaço moderno que gera expectativa no meio cultural. Para o músico Tiago Martins, a região tem muito a ganhar. “ Ter mais um local como esse, com uma acústica de alta qualidade, aliada ao conforto de um teatro será sem dúvida um privilégio para os músicos e artistas de uma forma geral”.

 

BIBLIOTECA

Será um centro de convergência com opções para todas as gerações. São dois pavimentos com capacidade para 550 pessoas, com sala multiuso, brinquedoteca, área de estudo, acesso a computadores e a um acervo atual de 60 mil livros, que será enriquecido com a inclusão da Biblioteca Municipal João Rios Montandon.

 

A biblioteca do Centro Cultural terá como patrono Atanagildo Cortes, uma homenagem ao jornalista que fez história e deu importantes contribuições para a cultura local. O mesmo prédio abrigará ainda a sede da Academia Araxaense de Letras, se tornando assim fonte geradora de conhecimento, cultura e entretenimento.

 

ACESSIBILIDADE

O complexo terá total acessibilidade e segue as normas de segurança para oferecer conforto e tranquilidade para a principal atração: o público, que terá opções de acesso por escadas, rampas ou elevadores.

O presidente do Convention Bureau de Araxá, Eduardo Tannus, entende que o Centro Cultural irá agregar muito ao turismo de eventos da cidade. “Nós perdemos muitos eventos por não ter um espaço adequado. Agora com uma estrutura ideal como essa, teremos condições de receber qualquer tipo de evento, o que ajudará a impulsionar a nossa economia.”

 

A obra foi viabilizada por meio da lei federal de incentivo à cultura com patrocínio da CBMM, empresa araxaense líder mundial na produção e tecnologia de nióbio.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *