Logo Jornal Interação

Escritor Manfredo Rosa lançou livro com o nome de “Canastra, Araxá e Salitre: trilhas do queijo de leite cru” na noite da última segunda-feira, 21.

O escritor araxaense Manfredo Rosa lançou, na última segunda-feira, 21, uma obra intitulada “Canastra, Araxá e Salitre: trilhas do queijo de leite cru”. Amigos e familiares estiveram na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) para prestigiar o lançamento desse livro que tem como objetivo homenagear o homem do campo, em especial os produtores do queijo artesanal, patrimônio cultural nacional, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2008. A pesquisa para o desenvolvimento do livro foi feita em municípios mineiros que compõem as regiões da Serra da Canastra, do Planalto de Araxá e da Serra do Salitre, por meio do trabalho “História de gado e de gente”.

De acordo com Manfredo, essa pesquisa foi realizada há dois anos para elaborar um conteúdo valioso sobre o queijo de leite cru. “Na condição de sociólogo, existem trabalhos semelhantes ligando a produção econômica de um determinado lugar com a cultura da região, então me veio a ideia de fazer a mesma coisa sobre a nossa região, pegando o queijo de leite cru produzido há mais de 100 anos aqui. Procurei investigar qual é a relação da produção, da distribuição e do consumo do queijo e a influência disso na cultura dos moradores”, comentou.

Manfredo contou que onze municípios pertencentes às regiões da Canastra, de Araxá e de Salitre passaram por esse levantamento. “Tanto passando pelas fazendas como aplicando questionários junto à população dos municípios de São Roque de Minas, de Medeiros, de Vargem Bonita, de Bambuí, de Piumhi, de Araxá, de Ibiá, de Carmo do Paranaíba, de Rio Paranaíba, de Lagoa Formosa e de Serra do Salitre, que fazem parte do estudo que apresento bastante detalhado no meu livro”, disse.

O escritor da nossa terra ainda ressaltou que o livro mostra o queijo de leite cru como, segundo ele, “um bem cultural da nossa região, ao lado do Carnaval do Rio de Janeiro, feira de Caruaru e outros pesos-pesados que se identificam com a nossa comunidade”. “É uma coisa de valor próprio, nossa da região. Saber que um produtor rural que sofre lá na fazenda para produzir o queijo também deve ser prestigiado e valorizado para ele manter essa tradição. Essa é a maior contribuição do livro”.

Para o produtor Alexandre Honorato, o livro é muito importante para provar que o queijo cru é um produto diferenciado. “Tem cultura, tem uma produção por trás na produção do queijo mineiro, principalmente do queijo de lei cru. É uma cultura que vem dos nossos antepassados e não muda. Não é qualquer um que faz o queijo. Se não tiver a cultura de produzir o queijo, não adianta, não vai conseguir”, destacou.

Manfredo salientou, ainda que Araxá é uma das cidades que mais se despontam na região nesse tipo de produção. “A produção tem melhorado em qualidade devido a que recentemente temos produtores certificados produzindo queijos de alta qualidade, excelentes, de gosto apurado, que podem ser exportados para qualquer lugar, queijos de primeira linha, assim como na Canastra e em Serra do Salitre”, argumentou.

Durante toda a solenidade, a Orquestra de Violeiros de Araxá fez um show tocando aquela “moda de viola”, acompanhada por um “queijinho” e um vinho. “Uma noite de música caipira reverenciando de onde vem o queijo: do campo. Então nós estamos tocando música da ‘roça’. O queijo e a moda caipira são raízes mineiras e tradição da nossa terra. Cada lugar tem a sua tradição. Nós somos referência do Brasil fora do nosso país com o queijo da Canastra, de Araxá e de Serra do Salitre. Sem sombra de dúvida, misturado com a moda de viola tem a mineiridade e a mineirice que foi falado aqui hoje [21]”, finalizou o compositor Pedro Elói.

O escritor já está em sua terceira obra, sendo a primeira sobre as histórias da região e a segunda, sobre uma viagem feita para Portugal. Manfredo Rosa é engenheiro e sociólogo. Nasceu em Araxá e atualmente reside em Belo Horizonte. Trabalhou na Petrobras, na

Agência Nacional do Petróleo e atua como consultor de empresas na área de organização e relações institucionais.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *