Logo Jornal Interação

Ottawa é a casa do maior rinque de patinação a céu aberto do mundo – o Canal Rideau. A quadragésima segunda temporada de patinação no canal acabou assim que a temperatura subiu (acredite ou não, a temperatura de dez graus negativos em dias consecutivos é considerada “quente” demais quando se trata do Canal). As condições do gelo não mais permitem aos amantes dos patins deslizarem sobre o rio congelado.

Normalmente o canal abre entre janeiro e fevereiro, no auge do inverno. Difícil prever quanto tempo vai durar e quando vai abrir. Por isso, nessa época do ano, as pessoas mais do nunca se organizam em função do tempo e ficam de olho na previsão e na cor das bandeiras (verde ou vermelha) espalhadas pelos 7,8 quilômetros do percurso.

Além de ser um dos patrimônios culturais da Humanidade (Unesco), surpreende a infraestrutura que encontramos no canal. Em cima do gelo, assentos que nos ajudam na hora de colocar os equipamentos, banheiros e muito chocolate quente para manter o corpo aquecido.

De segunda a sexta-feira, o Rideau serve de estrada para várias pessoas que trocam os sapatos pelos patins e seguem de casa para o trabalho, utilizando o rio. Nas tardes e nos finais de semana, as famílias e os turistas ocupam o espaço. Alguns, como eu, menos habilidosos com os patins, apenas caminham com suas botas, observando admirados o vai e vem dos demais. Outros, sentados em seus trenós, puxados por amigos ou pelos pais, seguem confortavelmente observando a beleza que margeia todo o percurso. Patins e trenós podem ser alugados em vários pontos do canal, e a qualidade do gelo é bastante razoável, o que não dispensa o uso dos capacetes.

Todos os anos, na metade de fevereiro, acontece o festival de inverno – Winterlude, que reúne artistas do mundo inteiro, exibindo e competindo com suas esculturas no gelo. Vale conferir e fotografar.

Nas quadras dos vários centros comunitários, com o equivalente a R$ 2,50 e trazendo o próprio equipamento, patina-se por quase duas horas.

Para os mais radicais, que tal experimentar esquiar, fazer “snowboard” ou andar pelas montanhas (Snowshoeing), ou ainda, escorregar pelos morros da capital (Tobogganing)? As montanhas estão entre 15 minutos e 2 horas de distância do centro da cidade. Dependendo das condições climáticas, abrem até tarde da noite e os visitantes podem alugar equipamentos e comprar pacotes que dão direito a instrutor particular ou aulas em grupo. Algumas das opções são: o Camp Fortune, Mont Cascades e Mount Pakenham.

É verdade que o inverno aqui em Ottawa pode ser rigoroso e espantar a muitos, porém as baixas temperaturas trazem consigo oportunidades para experimentarmos várias atividades diferentes. Patinar, esquiar são apenas algumas das possibilidades.

Se você é atraído por esportes, quer conhecer a neve e sentir frio da melhor qualidade, planeje sua visita a Ottawa no auge do inverno, de dezembro a fevereiro.

Visite o site www.heloisaribeiro.com para mais informações referentes a este artigo.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *