Logo Jornal Interação

A reunião ordinária semanal da Câmara Municipal de Araxá, realizada na tarde da última terça-feira, contou com a presença de todos os 15 vereadores. Cinco deles [Sargento Amilton, Garrado, José Domingos, Farley e Eustáquio Pereira]  fizeram uso da tribuna da casa para discorrer sobre vários assuntos e  apresentar projetos e fazer cobranças  de interesse coletivo e social.

Sargento Amilton, do PT do B,   cobrou a ação da polícia para a revista dos malabaristas de trânsito na cidade. De acordo com ele, muitos chegam de outras cidades e não se sabe sua procedência. Amilton ainda citou dois problemas na área de transporte intermunicipal: o fim da linha da empresa Vera Cruz entre Araxá e Perdizes, e a linha da empresa Gontijo entre Araxá e Belo Horizonte, que tem apenas uma parada, em Luz. Ele também apresentou  oito indicações e finalizou solicitando mais policiamento na avenida Imbiara e a instalação da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Araxá.

O Vereador César Romero da Silva (Garrado), do PR, apresentou projeto de lei que dispõe sobre a instalação obrigatória de “sinalização luminosa piscante” para indicação de radares de controle de velocidade nas vias públicas de Araxá (nº 15/2015). O objetivo da medida é racionalizar o trânsito de veículos, primando pela educação e prevenção de frenagens bruscas e eventuais acidentes. Ele ainda usou seu espaço na tribuna para defender a Exposição Agropecuária de Araxá. De acordo com ele, a maior festa da cidade e o agronegócio no geral precisam de apoio do município e de demais parlamentares das esferas estadual e federal.

O vereador José Domingos Vaz, do PDT, apresentou requerimento que solicita à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a capina e manutenção nas calçadas da Rua Funcionário João Rosa, nº 17, bairro Vila Jardim. As mesmas se encontram intransitáveis devido ao mato existente, que provoca a proliferação de sujeira e animais peçonhentos. José Domingos ainda usou seu tempo na tribuna para afirmar ser contrário ao projeto apresentado pelo vereador Fabiano Santos Cunha, em tramitação na Câmara. Para José Domingos, os cuidados relativos à atividade de malabaristas e similares nas vias de trânsito são de responsabilidade da Polícia Militar, e não devem ser apreciados, no momento, pelo Poder Legislativo.

Fárley Cabeleireiro, do PT,  solicitou a verificação das constantes quedas de energia na Av. Pedro de Paula Lemos, nº 1.300 até o final, na rotatória, no sentido bairro Pão de Açúcar. O vereador usou seu tempo na tribuna para apresentar mais quatro indicações, todas relacionadas a melhorias no trânsito:

Solicitação de um estudo para a instalação de redutor de velocidade na Rua P.A. 3, nº 505, bairro Pão de Açúcar (nº68/2015);

Recapeamento na Rua Amador Carneiro de Melo, bairro Parque Mangabeiras (nº67/2015) e Vila Estância (nº 11175/2013);

Recapeamento da Rua Juca Gonçalves, bairro Santo Antônio (nº 69/2015).

O Vereador Eustáquio Pereira, do PT do B, usou seu tempo na tribuna para ressaltar o perigo que as populações dos bairros Cincinato de Ávila e Urciano Lemos estão correndo. Os moradores estão usando uma pinguela, que já está condenada, para se locomoverem entre as duas regiões. O requerimento nº 06/2015 solicita o estudo da possibilidade de terminar a construção da ponte entre os bairros, conforme reivindicação dos moradores. Os demais requerimentos relacionados a problemas estruturais também foram apresentados:

Possibilidade de correção do asfalto do final da Rua Eugélia de Ávila Ribeiro, bairro Max Neumann  (nº 82/2015);

Possibilidade de tapar o buraco na Avenida Antônio Alvarenga, em frente à caixa d’água, no bairro Max Neumann (nº 81/2015);

Possibilidade de substituir os eucaliptos na Avenida Prefeito Aracely de Paula, em frente à Quitandas Régia, por árvores adequadas para o perímetro urbano (nº 83/2015).

Eustáquio Pereira ainda apresentou projeto de lei que passa a denominar a atual Rua E, no loteamento Jardim Europa IV, como Rua Donatildes Maria Fernandes.

No final da reunião, foram aprovados três projetos de lei:

004/15 (no original): Institui quadro de empregos de agentes de combate a endemias e define as condições para a contratação. Transcreve para Araxá o agente de combate a endemias previsto na Lei Federal n.º 11.350/2006, e alterações posteriores – Esta lei visa a dar à comunidade maior amparo no que se refere à proteção primária de endemias, complementando as atividades realizadas pelos agentes comunitários de saúde que integram o  Programa do PSF;

011/15: Dispõe sobre denominação de Via Pública – Rua Carlos Lúcio de Ávila, a atual Rua C, do Loteamento Jardim Europa IV;

012/15: Dispõe sobre denominação de Via Pública – Rua Maura Pereira da Cunha, a atual Rua D, do Loteamento Jardim Europa IV.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *