Logo Jornal Interação

Araxá só “respira” mountain bike neste fim de semana com presença de quase 1.500 ciclistas vindos de 20 Estados  e de 11  países diferentes, no maior evento desta modalidade na América Latina. Serão três dias de muita emoção e superação para uma das que promete ser a mais disputada dos últimos anos, que acontecerá de sexta a domingo, 6 a 8, no Tauá Grande Hotel. A Copa Internacional vem crescendo a cada ano, e, com ela, os atletas cada vez mais melhoram suas performances e também já fazem parte de equipes internacionais como é o caso do atual campeão Henrique Avancini. A nível local, a Copa foi elo fundamental para o desenvolvimento e crescimento do esporte não só para a cidade, mas também para toda a  região. O número de praticantes do esporte na  cidade vem crescendo muito a cada ano e já se começa a colher seus frutos. O ciclista araxense Naydson Flaviano Oliveira Cortes vai estrear na categoria sub 23, na forte equipe Taubaté/Specialized/Hoffmann XCO, oferecendo-lhe toda a estrutura para trilhar um caminho de sucesso no esporte.

Ciclistas brasileiros defendem hegemonia na etapa de Araxá da CIMTB Levorin

Estrutura do Tauá Grande Hotel encanta organizadores e parceiros

“Em 11 edições da elite masculina, nunca um estrangeiro foi campeão na cidade. Entre as mulheres, a argentina Noelia Rodriguez é tricampeã na terra da Dona Beja.”

O ciclista estrangeiro que pretende fazer festa em Araxá terá de quebrar uma escrita após os três dias de prova da super elite masculina, de sexta a domingo (6 a 8), no Tauá Grande Hotel. Em 11 edições da Copa Internacional Levorin de MTB disputadas na etapa mais charmosa do ciclismo de montanha nacional, nunca um “gringo” chegou ao topo do pódio. No feminino, porém, a história é diferente. Em três oportunidades Noelia Rodriguez (ARG) foi superior às atletas nacionais, 2004, 2011 e 2012, garantindo o título da etapa.

Entre os principais candidatos para manter a hegemonia nacional, estão Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt e Rubens Valeriano. Enquanto Pscheidt e Rubinho detêm quatro títulos cada na estância e Avancini é o atual campeão em Araxá, além de ser bicampeão da CIMTB Levorin. Os brasileiros terão pela frente experientes ciclistas do exterior como, Michal Lami (SVK), Rotem Ishay (ISR), Dario Gasco (ARG), Alberto Gonzalez (ECU), David Rosa (POR) e Cristobal Silva (CHI).

Vencedor por três anos seguidos, de 2005 a 2007, além de conquistar o tetra em 2009, Ricardo Pscheidt diz por que tem relação especial com a etapa. “Depois de conquistar o tricampeonato consecutivo o pessoal até me apelidou carinhosamente de ‘Rei de Araxá’ à época. É um local diferente para mim. Conquistei aqui minha primeira vitória importante no Brasil, quando ainda tinha outra profissão e trabalhava o dia inteiro. Competia apenas nos fins de semana, com uma bike bem simples. Foi nessa cidade que as portas se abriram para que pudesse me dedicar integralmente ao esporte e sou muito grato”, revela Pscheidt, vice em 2014.

Também tetracampeão, Rubinho Valeriano foi o vencedor em 2008, 2010, 2012 e 2013. “Esse ano a prova será mais disputada do que em 2014. A pontuação subiu de 120 para 160 pontos nos rankings internacionais. Os estrangeiros que virão são fortes e nós brasileiros teremos que apertar o ritmo. Porém, temos a vantagem de correr em casa contar com a nossa torcida. A galera torce muito e você busca força extra para se superar e conseguir dar o máximo”, afirma Rubinho, terceiro colocado em Araxá na temporada passada.

Além do trio considerado favorito à vitória no SHC (Hors Class por Estágios), outros dois ciclistas já triunfaram em terras araxaenses. Em 2004, na estreia da etapa, o campeão pan-americano de 1998, Abraão Eleutério de Azevedo, levou a melhor sobre os rivais. Em 2011, Thiago Aroeira sagrou-se campeão da etapa, na temporada em que o descidão da “Dona Beja” foi a principal novidade da prova.

Forasteira é vilã no feminino – A exemplo do masculino, duas atletas se destacam em relação aos títulos em Araxá: Érika Gramiscelli, tetracampeã na etapa e a argentina Noelia Rodriguez, única estrangeira a comemorar títulos no município. Completam o time de campeãs Jaqueline Mourão, com duas vitórias, Julyana Rodrigues e Isabella Lacerda, ambas com um triunfo. “Essa etapa tem um charme a mais. Além de ser uma prova dura, é sempre disputadíssima. O nível neste ano estará ainda mais elevado e espero fazer uma ótima corrida”, avalia a mineira Isabella Lacerda, atual campeã na cidade e, assim como Avancini, detentora do bicampeonato da Copa Internacional Levorin de MTB, em 2013 e 2014.

Outra ciclista também credenciada à vitória na abertura do principal circuito de MTB da América Latina é Raiza Goulão. A goiana chega embalada a Araxá após duas vitórias no início da temporada, na primeira etapa da Taça Brasil, no Paraná, e no Abierto Del Noa na Argentina. “Essa é a prova mais esperada do ano, ao lado do Campeonato Brasileiro. A organização, clima e torcida tornam Araxá muito especial. Será importante obter um bom resultado porque estamos no ciclo olímpico. São 160 pontos em jogo. As estrangeiras virão fortes e terei que pensar bem na estratégia para os três dias”, constata Raiza.

As estrangeiras já confirmadas para prova são: a equatoriana Alexandra Serrano, vice-campeã da etapa em 2014, as mexicanas Anayantzi Guzman Fuerte e Daniela Campuzano, 13ª colocada no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), e a húngara Eszter Dosa, vice-campeã nacional em seu país.

Campeões nas 11 edições de Araxá:

11ª Edição – 2014: Henrique Avancini / Isabella Lacerda
10ª Edição – 2013: Rubens Valeriano / Érika Gramiscelli
9ª Edição – 2012: Rubens Valeriano / Noelia Rodriguez
8ª Edição – 2011: Thiago Aroeira / Noelia Rodriguez
7ª Edição – 2010: Rubens Valeriano / Julyana Rodrigues
6ª Edição – 2009: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
5ª Edição – 2008: Rubens Valeriano / Jaqueline Mourão
4ª Edição – 2007: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
3ª Edição – 2006: Ricardo Pscheidt / Jaqueline Mourão
2ª Edição – 2005: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
1ª Edição – 2004: Abraão Eleutério Assis / Noelia Rodriguez

Henrique Avancini

Isabela Lacerda

CIMTB Night Run XC – Araxá

Condicionamento físico, resistência, garra e determinação são os requisitos básicos para os 72 atletas na categoria feminina e 133 na categoria masculina disputando uma corrida noturna. É a primeira etapa da CIMTB Pearl Izumi Night Run XC, uma prova disputada pelas trilhas demarcadas da pista de mountain bike. A prova vai acontecer no sábado às 19h30 em frente ao Tauá Grande Hotel.

Copa Internacional Levorin de MTB movimenta R$ 2,5 mi em Araxá

Araxaense Ana Cláudia

Com cerca 1.500 inscritos entre ciclistas e corredores de montanha, uma feira de produtos com 50 empresas, organização espera mais de 20 mil visitantes nos três dias de provas no Tauá Grande Hotel.”

A realização da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike em Araxá pelo 12º ano consecutivo traz números impactantes para a economia da região. Entre os dias 6 e 8 de Março, mais de 1.500 atletas passarão pelas trilhas em torno do Tauá Grande Hotel, entre ciclistas da CIMTB Levorin e Copa LM Bike de Amadores e corredores de montanha da CIMTB Night Run XC. Assim, a organização estima que o impacto econômico durante o período da prova no município araxaense atinja cerca de 2,5 milhões de reais, com toda a rede hoteleira da cidade ocupada.

“Construímos uma história muito especial entre a CIMTB Levorin e Araxá. Não à toa, estamos no 12º ano da prova na cidade e não tenho receio de afirmar que é uma das mais tradicionais do calendário nacional e sul-americano. Com um total de 1.200 inscritos no ciclismo, algo muito expressivo se tratando de uma competição de Cross Country Olímpico, a etapa mostra sua força. Ter a oportunidade de realizar provas classe SHC (Hors Class) pela primeira vez nas Américas, reforça a motivação”, comemora Rogerio Bernardes, organizador da competição que em 2015 chega à 20ª edição.

Um público de mais 20 mil pessoas é esperado nos três dias de competições no Barreiro. Estão inscritos até o momento, representantes de 11 países (Brasil, Argentina, Chile, Equador, Venezuela, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Portugal e Israel). A feira, com cerca de 50 expositores, é mais uma atração para os amantes do ciclismo fora das pistas. “Este ano aumentamos o espaço para os expositores em 20%. A área, que já era bem grande, com 2.000 metros quadrados, está ainda maior em 2015”, anuncia Rogerio.

Ações dos patrocinadores – Patrocinador máster do evento, a marca de pneus Levorin estará presente em Araxá com tendas da empresa posicionadas em pontos de apoio aos atletas e com o estande na feira. O presidente, Victor Serra, e o diretor comercial, Jose Alair de Moraes, confirmaram presença para sábado e domingo (7 e 8). Os pneus, On-Road, para prática urbana (aro 26), e Off-Road (aro 29), próprios para uso em trilhas, serão entregues no Passeio Ciclístico Sense Bike para os cinco primeiros colocados das 24 categorias da CIMTB Levorin e da Copa LM de Amadores. A Levorin também oferecerá aos participantes, brindes e foto personalizada publicada em sua página do Facebook.

A empresa mineira LM Bike, uma das quatro co-patrocinadores ao lado de Shimano, Specialized e Audax, apresentará a equipe LM/Shimano na noite de sábado (7), às 18h30, no salão Chez-Beja do Grande Hotel. Em seu estande, estarão expostas as novas suspensões DT Swiss One Piece Mag e as bicicletas Sense, agora também com modelos convencionais, trazendo ao mercado brasileiro um produto de qualidade com preço acessível. Serão dois modelos MTB em exposição: Sense Impact (Aro 29) e Sense Extreme (Aro 26), disponíveis nos tamanhos 16″, 17″, 18″ e 19″. Ambos em alumínio 6061 tratado, componentes de transmissão Shimano, pneus CST, suspensão dianteira e diversas opções de cores.

A Shimano, empresa japonesa reconhecida pela qualidade de seus componentes para bicicletas, apresentará novidades. O principal atrativo é a bike com câmbio eletrônico Di2 para teste no rolo, que será exposta em rodízio entre as lojas para que todos possam conhecer e testar. As tendas exclusivas para Suporte Neutro e a Área Lounge para os atletas também serão muito utilizadas. Na parceria com diferentes lojas, o público poderá conferir e adquirir produtos como Pearl Izumi, óculos Shimano e principais grupos de MTB.

A norte-americana Specialized terá entre seus destaques as bikes S-Works, disponíveis com linha completa de acessórios como, capacete, sapatilha, luva e vestimenta. As mulheres encontrarão a linha feminina S-Works Era, enquanto os homens poderão conhecer a S-Works Epic. Além de bicicletas, no estande da empresa haverá sessão de autógrafos no sábado (7), às 14h, com os ciclistas da AOO Specialized e da Hoffmann XCO, equipes patrocinadas pela marca. Rubinho Valeriano, representante brasileiro em Pequim 2008 e Londres 2012, e Raiza Goulão, atenderão aos visitantes enquanto desenvolvem campanha olímpica para representar o Brasil no Rio 2016.

Nova fabricante de bike será apresentada – Quarta e mais recente co-patrocinadora da Copa Internacional Levorin de MTB, a Audax, nova empresa de bicicleta no mercado nacional, terá apresentação de seus produtos na feira de exposição a partir desta sexta-feira (6), primeiro dia de provas, até o domingo (8). Uma nova equipe de ciclistas será apresentada às 20h na sexta, no Tauá Grande Hotel.

Em Araxá, os ciclistas das duas super elites (elite e sub-23) masculina e feminina, competem no formato SHC, ou seja, prova dividida em três estágios, em dias distintos: Contrarrelógio na sexta (6), Short Track (pista curta) no dia seguinte e Cross Country Olímpico, no encerramento da competição, domingo (8), às 14h. Os atletas das outras categorias disputarão o tradicional XCO, com largada no sábado às 15h30 para a Copa LM Bike de Amadores (exceção à categoria segurança pública). Domingo, as provas começam às 8h00.

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *