Logo Jornal Interação

Em Audiência Pública, empresa esclareceu dúvidas da comunidade sobre projeto de alteamento da Barragem de Rejeitos

 

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, participou na última terça-feira (3 de agosto) de Audiência Pública para apresentação de projeto de licenciamento para atualização da vida útil da Barragem de Rejeitos de sua mina em Tapira (MG). A gravação está disponível no site da Mosaic Fertilizantes: http://mosaicco.com.br.

 

Durante a reunião, que atende às normas de licenciamento ambiental do Estado de Minas Gerais, a empresa esclareceu dúvidas da comunidade sobre o empreendimento, que elevará a estrutura em dez metros – da cota de 1.200 metros para 1.210 metros –, utilizando a área do próprio Complexo de Mineração, prolongando a vida útil da estrutura e elevando ainda mais os fatores de segurança, que já estão acima dos previstos na legislação vigente, contando com investimento da ordem de R$ 112 milhões.

 

“Temos uma relação de compromisso e transparência com as comunidades às quais pertencemos e queremos que todos tenham clareza sobre o projeto. Todas as etapas do desenvolvimento do empreendimento seguem rigorosos protocolos de segurança, desde os estudos até sua conclusão”, afirma Elias Lima, vice-presidente de Operações da Mosaic Fertilizantes, que conduziu a apresentação ao lado de Clayton Rezende, engenheiro de Geotecnia, e Daniela Paz, gerente de EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança).

 

A Mosaic Fertilizantes atua em Tapira (MG) desde 2018, quando assumiu a operação do Complexo de Mineração de Tapira, um empreendimento com mais de 40 anos. A empresa atua na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.

 

Segurança da Barragem

A Mosaic Fertilizantes adota medidas que visam ir além do preconizado em norma, utilizando as tecnologias mais avançadas para o monitoramento de barragens e possui corpo técnico qualificado e dedicado exclusivamente à segurança das estruturas, intensificando suas ações preventivas e revisando seus procedimentos visando ir além do requerido pela legislação. Priorizando a segurança de seus funcionários e da comunidade, cada uma das estruturas da Mosaic Fertilizantes possui um Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e qualquer desvio identificado é imediatamente avaliado para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

 

Para mais informações sobre o licenciamento do projeto de alteamento da Barragem de Rejeitos (BR), em Tapira (MG), é possível acessar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no site da companhia: http://mosaicco.com.br 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *