Logo Jornal Interação

A previsão é de que 150 mulheres acima de 40 anos, pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sejam atendidas até sábado, 9, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

A cidade de Araxá recebe, desde terça-feira,5, acarreta do projeto itinerante MedSesc. Até o próximo sábado,9, ainiciativa do  Sistema Fecomércio Minas (Sesc/Senac), em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá, oferece gratuitamente exames e diagnósticos de câncer, por meio das unidades móveis de medicina preventiva, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Cidades como Belo Horizonte, Unaí, Ritápolis, entre outras já receberam o projeto. Em Araxá, é a primeira vez que ocorre a ação com exames de mamografia e ultrassonografia para pacientes previamente agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. O Sesc atende mais de 2.500 pacientes por ano, de diversos municípios do Estado.

O público-alvo dessa iniciativa são mulheres acima de 40 anos e que tenham passado pelo atendimento em Programas de Saúde da Família (PSFs), locais onde ocorrem os pré-agendamentos.

De acordo com a analista de projetos do Departamento Regional do Sesc Minas, Bárbara de Fátima Alves, os atendimentos ocorrem das 7h30 às 16h30, no pátio da FCCB.

“O objetivo que nós temos é levar, por meio desses exames, a prevenção e o autocuidado, no caso desse projeto de ações de saúde da mamografia. A mulher precisa ter cuidado com a mama, com exames preventivos que tem que fazer quando completa 35 anos”, disse.

Toda mulher com 35 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Cleunice Nascimento, 45 anos, quer se prevenir dos sintomas do câncer de mama, mas não sabia qual maneira mais apropriada para isso. “Eu saí da carreta superinformada e fiz o meu exame. Acho muito importante se prevenir contra uma doença tão séria”, comentou.

Em Araxá, o exame pode ser agendado na Secretaria Municipal de Saúde ou nos PSFs. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3691-7077.

O exame das mamas pode ser realizado pela própria mulher apalpando os seios. Esse procedimento ajuda no conhecimento do próprio corpo. Entretanto, o autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Até ontem, 7, mais de 40 exames de mamografia já tinham sido realizados. “A Secretaria Municipal de Saúde fez essa triagem e disponibilizou por meio dos PSFs os pedidos para que as mulheres que já estavam lá aguardando esses exames pudessem fazer esses atendimentos conosco. Esses exames são pré-agendados na Secretaria Municipal de Saúde. Tem gente que vem sem a receita médica aqui e nós não fazemos. Somente com pré-agendados”, explicou Bárbara.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Alves Castro, comentou que o Sesc já vem realizando esse projeto em todo o Estado, e Araxá foi contemplada pela primeira vez com a iniciativa. “A Prefeitura deu toda a logística para que se viabilizasse a vinda dessa carreta para Araxá. A gente entende da importância do diagnóstico precoce, da linha que nós assumimos, o nosso objetivo era investir verdadeiramente na promoção da saúde, na prevenção de doenças. O diagnóstico faz parte do pré-requisito da prevenção. O câncer de mama é um dos cânceres que mais mata no Brasil e no mundo, e Araxá sai na frente com essa iniciativa do SESC, de dar essa oportunidade aos pacientes dos PSFs”, colocou.

Luiz Fernando também ressaltou que, além de ser importante fazer esse diagnóstico precoce, a mulher sairá consciente da relevância da prevenção contra o câncer de mama. “Essas mulheres estão sendo orientadas com esse autoexame da mama. A gente dá aí, em parceria com o SESC, um presente para a mulher já que o dia 8 é dedicado a araxaenses que merecem esse cuidado e essa atenção”.

Oneilda Maria Santos, 55 anos, foi uma das mulheres agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde para ser atendida e disse que é de fundamental importância estar com a saúde em dia. “A gente nunca sabe do dia de amanhã. Temos sempre que ficar atentos e nos protegermos contra o câncer de mama, com as dicas dadas por essas profissionais. Muito boa iniciativa”, ressaltou.

Outras atrações

Além desses exames e orientações para a mulher se prevenir contra o câncer de mama, a equipe de profissionais do Sesc realiza oficinas e distribuição de material educativo sobre prevenção do câncer de mama, pressão arterial e diabetes. Quem passar por lá, pode receber gratuitamente orientações quanto à prevenção e ao controle da hipertensão arterial e do diabetes, que é feito com a coleta de sangue pela ponta do dedo.

Os caminhões das unidades móveis de medicina preventiva são equipados, tanto com materiais quanto com profissionais capacitados, para a realização dos exames oferecidos como mamografia, ultrassonografia e análises clínicas.

A carreta fica aqui em Araxá até sábado, 9, quando o MedSesc participará do projeto “Mulher em Ação”, em parceria com a unidade do Sesc daqui da cidade.  

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *