Logo Jornal Interação

Foto frango caipiurassO aumento da procura por alimentos mais saudáveis está estimulando os criadores de frango caipira. No Norte de Minas, a atividade atrai até o interesse de produtores de outros ramos da agropecuária, que procuram na avicultura uma alternativa para aumentar a renda das propriedades. Para atender a este aumento na demanda, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) prepara seus técnicos com treinamentos em que são apresentadas as melhores práticas para a condução de uma criação comercial de aves. Na última terça-feira, 27 de outubro, aconteceu mais uma etapa do 1º Circuito do Frango Caipira do Norte de Minas, desta vez em Glaucilândia, na Comunidade de Tabocal. O coordenador regional da Emater-MG em Montes Claros, Fernando Chaves Mendes, explica que o objetivo do evento foi divulgar novas tecnologias para melhorar a produtividade e o rendimento na cadeia produtiva do frango na região. “A criação do frango caipira é uma atividade que existe em praticamente todas as propriedades do Norte de Minas, principalmente da agricultura familiar, voltada para a alimentação das famílias. Entretanto, é também uma boa alternativa de renda para o agricultor familiar. Ainda mais agora, com  esta tendência de os consumidores preferirem produtos  mais naturais, como no caso do frango caipira, que recebe uma alimentação alternativa, obtida na propriedade”, destaca o coordenador da Emater-MG, especialista em pequenos animais.

Tecnologia
Na etapa de Glaucilândia do Circuito do Frango Caipira, foram  realizadas palestras, debates e demonstrações técnicas. Os técnicos e produtores poderam também conhecer os equipamentos usados na avicultura, para melhorar a produtividade. O evento teve a participação da Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, que  apresentou os resultados das pesquisas voltadas às diversas áreas da avicultura familiar. Já foram  realizadas etapas do Circuito em Juramento, Francisco Sá, Nova Porteirinha e Francisco Dumont. Segundo o coordenador da Emater-MG, houve uma evolução na avicultura de pequeno porte, que agora conta com o frango caipira melhorado. “A  grande diferença é  quanto à  utilização de  raças e cruzamentos  que  proporcionem maior ganho de peso ao  frango. Isto é, são usados pintinhos melhorados, e com um sistema semi-intensivo de criação”, afirma Fernando Mendes. Numa fase inicial, explica, são oferecidos os cuidados básicos e depois, na fase de crescimento e engorda, o frango é solto em piquetes gramados e recebe uma alimentação blanceada, que pode utilizar alimentos alternativos com o objetivo de reduzir o custo de produção.

Números
Segundo levantamento da Emater-MG, na região de Montes Claros e municípios próximos, cerca de 17,6 mil agricultores familiares trabalham com avicultura no sistema  caipira de corte e de postura. São 455 mil animais criados para corte, que resultam numa produção anual de 760 toneladas de carne de frango, e cerca de 191,3 mil aves em postura, com uma produção de 1,5 milhão de dúzias de ovos por ano.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *