Logo Jornal Interação

 

Na tarde da última quinta feira, dia 24 de fevereiro, foi marcada por mais uma grande conquista no campus do Uniaraxá.  A inauguração da Clínica de Psicologia da Universidade, acontece num momento diferente onde, a necessidade do tratamento da mente é essencial em tempos de pandemia da Covid-19.

E essa pandemia do Covid- 19 tem imposto comportamentos totalmente diferentes daqueles a que as pessoas estavam habituadas. Fechamentos de espaços públicos e casas de espetáculos, alteração dos horários de shoppings e toques de recolher levam as pessoas a  algo que nunca imaginaram que poderiam viver.

Tudo teve que passar por adaptações de uma hora para outra: a forma de trabalhar e de estudar, os hábitos de higiene que seriam necessários ao ir ao mercado, à farmácia. Enfim, o isolamento é a marca do momento e com ele o confinamento que acentuou problemas de solidão, depressão e inseguranças.

O confinamento gerou e aumentou o tédio, transtornos de ansiedade, irritação, tristezas, incertezas, inseguranças, frustração financeira, pois muitos perderam seus empregos, aumento do consumo de bebidas e a obesidade. Em muitos lares a  convivência forçada entre os familiares levou ao aumento de discussões, gerando e acentuando a violência conjugal.

A necessidade de não ser contagiado e de não contagiar ninguém impôs à interiorização pessoal não suportada pela maioria das pessoas. A necessidade de harmonização relacional e psicológica fez com que os psicólogos fossem altamente procurados.

A atuação destes profissionais foi marcada por inovações,  gerando novos meios de atendimento a pacientes.

Na solenidade de inauguração da Clínica de Psicologia do Uniaraxá, o Presidente da Fundação Cultural de Araxá, professor Fabrício Borges, disse que,  essa clínica vem somar na vivência de nossos alunos, na prática, mas principalmente nas demandas da saúde mental que o nosso município tem em um todo. E a nossa instituição com todos os seu desafios e a com a sua função dentro da sociedade, ela precisava dar mais essa contribuição”.

Representando a Câmara de vereadores de Araxá, o presidente Raphael Rios, estacou o esforço de educadores, professores e coordenadores do curso de Psicologia na realização deste sonho; “ é um momento importante, pois sabemos da situação atual que enfrentamos e cada ferramenta voltada para ajudar e auxiliar as pessoas é muito bem vinda”.

O Secretário Municipal de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Araxá, Juliano César da Silva, ex- aluno do Uniaraxá, enalteceu a força de trabalho da direção da Universidade e pregou que somente com parcerias e muita atenção dos gestores públicos, os sonhos podem se transformar em realidade; “ é muito importante que cada projeto social, educacional e voltado para o bem estar e a qualidade de vida da população tenha incentivos e parcerias sólidas”.

 

Para o Coordenador do curso de Psicologia do Uniaraxá, professor Braúlio  Ramos da Silva,  “ a realização  deste projeto que contou muito trabalho e esforço  de muita gente chega em um momento especial, onde poderemos dar experiência e prática aos nossos alunos do curso e também ao mesmo tempo atender a comunidade. A partir de agora já estamos de portas abertas e as pessoas que precisam de atendimento podem marcar as consultas de graça pelo telefone 34 3669 2320”.

O Reitor do Uniaraxá, professor José Oscar de Melo, lembrou a luta para a criação da clínica e agradeceu a todos que de uma forma direta ou indireta auxiliaram na concepção do projeto. Ele disse que, “ para nós é muito gratificante, poder ofertar para a comunidade araxaense mais uma prestação de serviço com a inauguração da nossa clínica de psicologia e também dar mais uma ferramenta importante na formação dos nossos alunos do curso de psicologia”.

A Clínica de Psicologia do Uniaraxá, funciona no Campus da Universidade, localizado à Av. Min. Olavo Drummond, 05 – São Geraldo, Araxá, e o telefone para marcações de consultas gratuitas é o 34 3669 2320.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *