Logo Jornal Interação

Mais de 11 mil pessoas assistiram ao espetáculo de lançamento do DVD Escutatória, do Grupo EMCANTAR, durante os meses de agosto e setembro

Espalhar cultura e alegria, ainda relembrar brincadeiras e sonhos da infância. Assim resume-se um pouco do trabalho apresentado pelo grupo mineiro EMCANTAR durante turnê com espetáculo infanto-juvenil “Escutatória”.

Entre agosto e setembro, a janela do Cirandeiro percorreu, com muito sucesso, as cidades de Franca, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Goiânia, Araxá, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Divinópolis para lançamento do DVD Escutatória.

Nestes dois meses de turnê foram 17 apresentações artísticas para mais de 11 mil espectadores de todas as idades, além de 11 oficinas gratuitas para 320 educadores da rede pública das cidades por onde passaram. Última apresentação foi em Divinópolis, no dia 20 de setembro.

Para Marco Aurélio Querubim, fundador do grupo e autor do conto Vagamento Pensalume no qual foi baseado o espetáculo, esta turnê demonstrou a crescente projeção geográfica que o Grupo EMCANTAR vem conquistando, tanto no coração das crianças, quanto dos adultos.

“É muito gratificante poder constatar isso no reconhecimento do público, que encheu os teatros em todas cidades, e no entusiasmo durante e ao final de cada espetáculo. Sem dúvida, milhares de pessoas saíram encantadas com um trabalho artístico de qualidade para toda família. A maioria das pessoas não resistiu e levou o DVD do espetáculo para casa. Além disso, em cada cidade, também tivemos um contato mais prolongado com educadores de escolas públicas, a fim de disseminar uma prática pedagógica diferenciada de arte-educação, por meio da vivência da Tecnologia Educacional Escutatória”, enfatiza Querubim.

Circulação Escutatória foi um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Rouanet.

Escutatória

Agora em DVD, espetáculo Escutatória foi lançado em conjunto com o álbum em 2012. No palco, os artistas cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira.

Para conhecer um pouco mais sobre a turnê “Escutatória”, confira os vídeos produzidos pela equipe da Digiteca disponibilizados no YouTube.

EMCANTAR

EMCANTAR não é apenas um grupo artístico. É um grupo que desenvolve atividades de formação social, cultural e ambiental com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade em Uberlândia e Araguari (MG), e também por onde passa com seus espetáculos. Já realizou mais de 600 apresentações musicais, envolvendo cerca de 100 mil pessoas em diversas cidades. Neste ano, comemora 16 anos de trajetória. Ao longo desse tempo, lançou quatro álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009) e ESCUTATÓRIA (2012).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *