Logo Jornal Interação

As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) indicam que, neste ano, cerca de 1,6 milhão de unidades habitacionais serão financiadas em todo o país. Além disso, a entrada de novos agentes financeiros, como o Banco do Brasil, para atuação no Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) está deixando o setor mais otimista.

Mas, para atuar no MCMV, as construtoras precisam ser certificadas com o selo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), através da norma SIAC em pelo menos no nível D, que garante que a empresa está de acordo e cumpre todas as normas e exigências do governo federal no que tange os processos de construção.

Portar o selo significa estar em conformidade de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

O governo espera organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat em busca da modernização produtiva, além de aumentar a competitividade no setor, reduzir custos e aperfeiçoar o uso dos recursos públicos.

Em longo prazo, o objetivo é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

A PDCA Engenharia, construtora de Uberlândia (MG) e que tem atuação em 21 municípios, construiu somente em 2011 cerca de 1.500 moradias financiadas pela Caixa Econômica Federal através de programas habitacionais do governo. Para este ano, estima atingir a meta de 4.600 unidades habitacionais construídas, três vezes mais que em 2011.

Para isso, acaba de renovar sua certificação PBQP-H nível A, através de uma auditoria de manutenção feita pelo órgão credenciado líder na categoria, Bureau Veritas.

Em Minas Gerais, a PDCA Engenharia foi a primeira Construtora a possuir o selo PBQP-H, nível A, que está sendo renovado desde 2002. Além disso, a empresa foi a primeira no Estado a conquistar o Certificado ISO 9001 em 1998.

De acordo com o Gestor da Qualidade, Jabez Ferreira Marques, a empresa já passou por 21 auditorias de manutenção, certificação e investimos. “Estamos continuamente na melhoria de todos os nossos processos. Contamos com um departamento de gestão da qualidade atuante, que é fruto da preocupação dos diretores da empresa com melhoria contínua”, afirmou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *