Logo Jornal Interação

Contagem regressiva! Faltando 16 dias para o início do mês de abril de 2024, prazo final definido em contrato para que a empresa da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico, iniciasse a operação na área de  277,8 mil metros quadrados, cedida pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ao município, que repassou à Fábrica de Aviões; nada foi feito ainda. E pelo visto e exposto até agora, dificilmente o projeto deverá sair do papel e decolar.

Um projeto robusto, com previsão de investimentos vultosos, forte geração de emprego e renda, incrementos significativos na arrecadação municipal e grande impacto positivo na atração de novas empresas. A expectativa era imensa para a construção da fábrica de aviões da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico em Araxá, no Alto Paranaíba, mas tudo leva a crer que o projeto não será concretizado, ficando somente no papel e nos sonhos dos gestores e da população.

Segundo a Prefeitura de Araxá, a empresa não cumpriu os prazos intermediários para o início das obras do empreendimento. A unidade seria erguida às margens do Aeroporto Romeu Zema, em uma área de 277,8 mil metros quadrados, cedida pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ao município, que repassou à companhia. Com o descumprimento das obrigações, o Executivo informa que está discutindo junto ao Estado sobre o futuro do terreno.

O contrato de cessão da área, firmado entre a prefeitura e a Desaer em 14 de abril do ano passado, estabeleceu um período-limite de 180 dias para que a empresa iniciasse a intervenção, o que não aconteceu. Também determinou que, em 24 meses após a assinatura, ou seja, até o quarto mês de 2024, a planta precisa estar em funcionamento, o que se torna bem difícil de ocorrer em tão pouco tempo, visto que nem a pedra fundamental, que marca o começo efetivo da fundação, foi lançada.

Desde março de 2021, quando o acordo para implantação da unidade foi anunciado pelo CEO e um dos sócios-fundadores da Desaer, Evandro Fileno, a empresa vem informando uma nova data para o início das obras. Na época, a previsão era que começassem no segundo semestre daquele ano. Em junho de 2022, foi dito que a construção teria início em 90 dias (setembro). Já em abril deste exercício, o empresário afirmou que a intervenção poderia começar no mês de maio.

E a expectativa de todos diante da fábrica não era em vão. A fabricante de aviões regionais com capacidade para até 50 passageiros prometia investir US$ 100 milhões no local, gerar cerca de 1.250 vagas de empregos, entre diretos e indiretos, e produzir, inicialmente, quatro aeronaves por mês. O CEO chegou a afirmar em uma oportunidade que a empresa já tinha contratos de compras assinados e que outras negociações para venda antecipada dos veículos estavam em curso.

Procurada, a Codemge confirmou que a doação do terreno ao município está condicionada à implantação da fábrica. Logo, foi posta uma cláusula de reversão no caso de não cumprimento do projeto voltado ao desenvolvimento econômico da região, com a área retornando para a estatal. Já a direção da Desaer não foi encontrada para dar explicações.

 

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *