Logo Jornal Interação

A vizinha cidade de Serra do Salitre na região do Alto Paranaíba viveu um momento marcante em sua historia na última quarta feira (13) com a inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem,  que contou com a presença do Presidente Lula e Governador de Minas Gerais Romeu  Zema, diretores da empresa, várias outras autoridades e convidados.

A expansão da planta fabril conta com investimento de quase R$ 5 bilhões, com apoio e atração de investimentos do Governo de Minas, por meio da Investe Minas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG. O mega projeto do grupo multinacional Eurochem servirá para fabricação de fertilizantes fosfatados no estado, fortalecendo o agronegócio mineiro.

Em atividade, a planta industrial vai gerar 1,2 mil empregos, além de contribuir para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo. A projeção, segundo a Invest Minas, é que a unidade da Eurochem seja capaz de produzir 500 mil toneladas de fertilizantes acabados já neste ano de 2024. Quando estiver com capacidade plena, a expectativa da empresa é alcançar a marca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, o que deve ocorrer no ano que vem.

O governador Romeu Zema destacou que o investimento da empresa fortalece o agronegócio, um dos principais setores econômicos do estado.

“A atração de investimentos de empresas como a EuroChem mostram que, hoje, Minas está no caminho certo para o desenvolvimento. A economia está crescendo, estamos gerando empregos. E é uma satisfação ver mais este grande passo que vai fortalecer nosso agro, uma das principais fontes de riqueza que temos em Minas Gerais”, afirmou o governador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a necessidade de deixar de ser dependente do mercado externo. “Nós queremos deixar de ser importador”, disse Lula. “O ano passado foram US$ 25 bilhões que nós pagamos para importar fertilizante para o Brasil. Esse dinheiro poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que geram emprego aqui dentro, que geram salário aqui dentro e que geram qualidade de vida aqui dentro”, acrescentou o presidente, convidando os empresários da EuroChem a investir mais no Brasil.

Estímulo à produção nacional

Em 2023, conforme levantamento divulgado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou valor recorde: mais de 39,4 milhões de toneladas. Antes disso, o maior número havia sido registrado em 2021, com toneladas de insumos importados na casa dos 39,2 milhões.

Outro ponto, conforme ressaltado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, é que o país ainda importa mais de 80% dos adubos usados na produção local.

Os dados da Anda revelam um ponto de fragilidade do segmento agrícola brasileiro, o que contrasta com o protagonismo nacional no agronegócio, como uma das principais potências mundiais do setor.

Com a fábrica em Serra do Salitre, será possível não apenas atender a 15% da demanda nacional, mas também reduzir os custos para quem produz e trazer impactos sociais e econômicos significativos para a população. Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), vai colaborar para diminuir a mencionada dependência do país na importação desses insumos.

“Trata-se de um ativo extremamente estratégico, pois transforma a EuroChem em um player importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul. Estamos alinhados com o Plano Nacional de Fertilizantes, contribuiremos com o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, com a soberania alimentar do país”, disse o diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach.

 

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *