Logo Jornal Interação

Em comemoração aos 30 anos da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, celebrados em 2022, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) preparou uma programação especial de atividades no Teatro Municipal Maximiliano Rocha e no Coreto da Praça Arthur Bernardes, entre os dias 27 e 30 de junho.

A programação buscou homenagear pessoas importantes que passaram pela escola e compartilhar com a comunidade o trabalho realizado no dia a dia, por meio de apresentações de alunos, professores e de grupos musicais formados na instituição.

“A nossa primeira noite, na segunda, foi de homenagens, relembrando cada uma das pessoas que passaram pela escola, e, na sequência, tevimos apresentações musicais. Na terça, teve a apresentação do grupo Forrozeando na Praça, com um pouco de músicas folclóricas e juninas. Na quarta, tivemos MPB, mesclando com música clássica. E na quinta, fechamos com apresentações de rock e de músicas mais ecléticas”, conta a diretora da Escola de Música, Márcia Balieiro.

A presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, destaca que a Escola de Música tem papel muito relevante na vida da comunidade. “São 30 anos de trajetória, marcados por muitas pessoas da cidade que tiveram oportunidade de estar apreendendo, partilhando e divulgando todo o trabalho feito. Agora, estamos continuando essa história. Então, preparamos uma semana de atividades para que essas três décadas fiquem eternizadas por esta comemoração especial”, complementa.

As comemorações aconteceram no Coreto da Praça Arthur Bernardes e o  espaço contou ainda com food trucks.

Histórico

Fundada em 29 de abril de 1992, pela Lei Municipal nº 2.520, a Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo foi criada como um departamento integrante da FCCB. As atividades se iniciaram em agosto do mesmo ano, com a primeira sede na rua Dom José Gaspar.

Durante os primeiros anos, formações musicais existentes até hoje, como o Grupo de Seresta Música na Janela e o Grupo de Chorinho Chorando na Praça, nasceram dentro da instituição. Com o crescimento do número de alunos, a escola ganhou sede definitiva em 14 de julho de 1999, na Praça Arthur Bernardes.

Atualmente, são atendidos cerca de 600 alunos, que participam de cursos livres e de projetos específicos – como o Juventude em ConSerto, e do curso técnico em Instrumento Musical.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *