Logo Jornal Interação

Erica

25//10/2013- 17:29

PorEditor1

out 25, 2013

O Bolo de Aniversario

Semana passada, resolvi comemorar o aniversário de quatro anos da minha filha. Resolvi assim de última hora e aproveitando o final da semana do saco cheio. E como toda organização de qualquer festinha, é um corre-corre. Vieram alguns amiguinhos e coleguinhas para a comemoração, nada muito grande. Os “parabéns” foram cantados, velhinhas foram assopradas e o tal bolo de aniversário lá… na mesa,  todo imponente!

E no final, com aquele alvoroço, não é que me esqueço de partir o bolo. A maioria dos convidados foi embora sem comer o mais importante objeto da festa: o bolo de aniversário. A figura do bolo é a própria imagem da festa de aniversário.

Daí, depois me veio o seguinte questionamento: por que e para que existe o bolo de aniversario¿ Como sempre fui atrás das respostas e encontrei a seguinte explicação:

A palavra aniversário é de origem latina e significa “aquilo que volta todos os anos”. A comemoração de aniversários, ou seja, a celebração de mais um ano de vida veio do Egito. Na Antiga Grécia tornou-se uma festa em homenagem a Ártemis, deusa da caça, representada pela Lua, reverenciada no sexto dia de cada mês e homenageada com um bolo cheio de velinhas, pois se acreditava que a Deusa protegia a Terra quando a Lua estava generosamente iluminada. Os romanos gostaram tanto desse hábito grego, que incluíram a comemoração no seu calendário anual.

No início da Era Cristã as festas de aniversário foram erradicadas. Os cristãos, perseguidos pelos romanos, achavam que não havia motivo para comemorar o nascimento e sim a morte, pois ela sim, era garantia de felicidade, pois significava a passagem para a vida eterna.

        No séc. IV houve uma calmaria entre romanos e cristãos, já quase com os mesmos objetivos, a igreja cristã, “numa estratégia de resgatar valores”, ressuscitou o aniversário para lembrar o nascimento de Jesus Cristo, que ano a ano, encontrou um jeito eficiente de difundir e manter viva sua doutrina entre as gerações futuras. E o bolo de aniversario nunca mais foi abolido dessas celebrações .

        E hoje em dia uma festa de aniversario não é autentica sem o tão famoso bolo. Mesmo que se cometa a gafe de não servi-lo, mas o que conta é a sua presença e a presença dos convidados e os votos de felicidades. Assim eu espero!!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *