Logo Jornal Interação

Durante o encontro representantes da empresa também falaram sobre o processo de transição com a Mosaic

A ACIA – Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – realizou na semana passada, um encontro com representantes da Vale. O objetivo da diretoria da Associação foi esclarecer dúvidas em relação às operações da empresa na cidade e ao processo de transição com a Mosaic, que deve assumir o negócio de fertilizantes na região. “Nós sabíamos perfeitamente que em função de nossa mina estar se exaurindo, nós teríamos a Vale por pouco tempo em Araxá. Com esse negócio de Patrocínio tudo mudou. Aí criou-se realmente muitas dúvidas e eles foram muito honestos nas respostas” diz Emílio Ludovico Neumann, presidente da ACIA. Participaram do encontro, representando a Vale, o gerente executivo de Desenvolvimento de Projetos, Camilo Carlos da Silva; ogerente Industrial, Daniel Rajão e o diretor de Relações Institucionais, Walter Carlos Brossel Conceição Filho. Eles fizeram questão de tranquilizar os empresários e informaram que a Vale vai manter total transparência neste momento. “Sempre tivemos essa parceria com a ACIA e viemos justamente para esclarecer a nossa posição e a da Mosaic, que é a compradora do investimento, para que a gente possa colocar de uma forma mais clara e transparente quais são as expectativas para o ano que vem”, disse odiretor de Relações Institucionais, Walter Carlos Brossel Conceição Filho.

Mosaic

Em dezembro de 2016 a Vale anunciou que celebrou um acordo de compra de ações com The MosaicCompany (Mosaic) para vender seu negócio de Fertilizantes no Brasil.  A consumação da transação de aproximadamente US$ 2,5 bilhões está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e de outras autoridades antitruste e outros pontos operacionais e regulatórios.

“Assim, hoje, continuamos com toda a administração e estratégia da Vale. A mudança só deve acontecer no segundo semestre, mais no final de 2017. Não há um processo e transição e não pode acontecer. A gente tem uma série de regras que precisamos seguir porque são duas empresas independentes e que só podem fazer um processo de transição uma vez que o negócio seja aprovado. Os planos continuam e são planos de longo prazo”, ressaltou o gerente Industrial da Vale, Daniel Rajão.

Rajão também falou durante o encontro sobre os fornecedores locais da Vale e informou que até o momento nada mudou. “A situação é normal, o plano de produção para 2017 continua da mesma forma. As políticas de desenvolvimento de fornecedores também” disse.

Sobre o futuro, a expectativa é de que estas parcerias sejam mantidas.  “A gente ainda não pode falar por eles, mas a gente acredita que, sim, que essas parcerias vão continuar e a empresa deve ter um norte mais definido porque, afinal, a Mosaic cuida estritamente de fertilizantes então eu acho que ela vai ficar mais focada neste negócio”, comentou Brossel.

Projeto Patrocínio

Na reunião na Acia os representantes da Vale comemoraram os avanços do chamado Projeto Patrocínio que prevê a extração de minério de fosfato na cidade de Patrocínio com expedição via férrea para o Complexo Mineroquímico de Araxá. Nesta semana foi iniciada uma nova etapa. “O minério vem sendo transportado por trem de Patrocínio até Araxá. Aqui ele é acumulado e estocado. Quando se formou um estoque suficiente para que a planta de beneficiamento pudesse ser operada durante um período mais longo, para permitir que a gente pudesse avaliar sua performance, nós então alimentamos a usina com o minério de Patrocínio e o resultado foi muito interessante. O minério tem características diferentes das de Araxá, responde melhor e a nossa expectativa é de que tenha um rendimento melhor do que se tinha antes”, ressalta o gerente executivo de Desenvolvimento de Projetos da Vale, Camilo Carlos da Silva.

A expectativa de produção em Patrocínio é de 6,5 milhões de toneladas de minério de fosfato por ano.

Avaliação

O presidente da ACIA, Emílio Ludovico Neumann, ressaltou a que a entidade, assim como tem feito nos últimos meses, vai continuar acompanhando o desenvolvimento do Complexo Mineroquímico de Araxá. Ele avaliou positivamente o encontro. “Não restaram dúvidas. Eu acredito que toda a diretoria daAcia está apta a responder todos os questionamentos que os empresários de Araxá venham a ter”, finalizou.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *