Logo Jornal Interação
Wagner Matias Andrade – ilustrador
Padre Jovandir Batista – Diretor do Colégio D. Bosco
O livro

Jornalista e escritor Domingos Antunes Guimarães
Domingos, Padre Jovandir e Wagner

Domingos autografando
As crianças ficaram encantadas com o livro

A tarde da última sexta-feira, dia 18 de agosto de 2017, foi especial e agitada no Colégio Dom Bosco de Araxá. A data foi marcada pelo lançamento inédito do livro “A Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais”, do jornalista e escritor araxaense Domingos Antunes Guimarães, com ilustrações inéditas de outro araxaense, Wagner Matias Andrade.  A obra de Domingos  Antunes  é  voltada para o público infantil, mas acaba seduzindo também os adultos. Com muita criatividade  e talento, o escritor  escreve cinco páginas sem usar cada uma das vogais em seu novo trabalho. Liporema Meropil: Na Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais tem o apoio cultural da CBMM e do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá. Ex-aluno do colégio, Domingos teve sua obra avaliada pelo Padre Jovandir Batista da Silva, atual diretor. Quando o original ainda estava no rascunho, Pe. Jovandir percebeu a dimensão do trabalho. Ofereceu imediato apoio cultural e logístico para o lançamento que aconteceu em grande estilo e com pompa.  A tarde de autógrafos foi diferente e prestigiada por 400 crianças (alunos do Colégio Dom Bosco), além de educadores, parceiros, imprensa e convidados.  Antes da sessão de autógrafos, o diretor do colégio abriu a solenidade agradecendo a todos e detacando a obra escrita por Domingos.  Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, Pe. Jovandir declarou: “Hoje a gente está marcando história na vida do Colégio e na vida dessas crianças e também na vida do amigo Domingos. É uma obra que se propõe a nos inspirar, a pensar e a fantasiar. É um livro muito interessante, onde a proposta dos desenhos que ilustram a história também encanta e nos incentiva a pensar e refletir. É, com certeza, um livro para toda a família.”

A Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais’ – uma história para toda a família

Sessão de autografos
Padre Jovandir

Maria Fernanda Diniz – 9 anos
Jean Carlos Costa – 8 anos
Isabela de Ávila – 08 anos
Grupo das Vogais e Padre Jovandir

Autor Domingos Antunes
coral infantil
Coral infantil e Professor Caio
Apresentação do Grupo de Vogais

A história do livro “A Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais” gira em torno do personagem de  LIPOREMA MEROPIL que é um duende apaixonado pelas letras e suas curiosidades como lipogramas, palíndromos e o próprio alfabeto. Um dia, ele teve um sonho bastante maluco. Sonhou que estava perdido em uma floresta de alfabeto com todas as letras se movimentando ao seu redor. De repente, ele percebeu algo estranho: a vogal A desapareceu. Por mais que tentasse, não conseguia encontrá-la. Teve que se expressar de improviso, sem o uso da vogal fujona, até conseguir recuperá-la. Mas para seu desespero, quando o A retornou, a vogal E desapareceu. Diante desse sufoco, nosso apavorado amiguinho vai se desdobrando na criatividade para suprir cada uma das vogais, enquanto tenta recuperar uma a uma. Nessa fantástica viagem, Liporema Meropil passa por situações diversas e inusitadas. Ao final, consegue compreender a mensagem  deixada por aquele sonho maluco e cheio de aventuras. Entre as atrações do lançamento do livro, aconteceram: a apresentação do coral infantil do colégio coordenado pelo professor de música Caio Savini, do grupo de dança formado por alunas da escola, um jogral de estudantes com o tema relacionado à história do livro e a apresentação de uma canção por uma  aluna da escola e com coreografia do Grupo de Vogais (alunas). Já o ilustrador do livro, Wagner Matias Andrade, disse: “Quando eu comecei a ler o livro, eu achei muito interessante a ideia de escrever sem letras. Eu já sabia que o Domingos sempre era capaz de proesas como essas. É uma obra que tem poesia, e eu fui entrando de cabeça nessa magia dos personagens, o que facilitou a criação das ilustrações. O mais incrível é que eu tive um tempo de apenas 20 dias para criar e executar as ilustrações de 56 páginas. O bacana desse livro é o desafio de se brincar com as letras de forma curiosa e inteligente.” Antes de autografar os livros, Guimarães disse: “Este é um momento muito especial para mim, que sou ex-aluno do Colégio Dom Bosco e, como jornalista, hoje me encontro num momento diferente, pois aqui estou como escritor e muito feliz por ter produzido, ao lado do Wagner Matias, este livro que foi concebido com muita dedicação e com a intenção de contribuir para a educação e incentivo à leitura e à pesquisa. Confesso que escrevi o livro em tempo recorde, e está sendo muito gratificante, principalmente  por ter esse trabalho abraçado pela direção do Colégio, por meio da sensibilidade do  Padre e pelos parceiros culturais como a CBMM.

A tão esperada tarde de autógrafos foi muito concorrida. Os estudantes, educadores e convidados fizeram longas filas para receber a assinatura e  palavras de incentivo do autor.  Uma tarde diferente, especial e, acima de tudo, voltada para a educação e para a leitura. Com entusiasmo e muita alegria, os pequenos alunos do Colégio Dom Bosco também revelaram com exclusividade a alegria de receberem o livro. O estudante Jean Carlos Costa, de 8 anos, do 3º ano A, fez a seguinte declaração: “Eu achei o livro muito bom, porque a história é muito interessante e, em toda página, some uma vogal.”  Já a aluna Maria Fernanda Diniz, de 9 anos, do 3º ano C, disse: “Eu achei o livro muito bacana e diferente. Eu gostei muito, porque, às vezes, podemos também escrever sem usar algumas letras. Eu adorei.” Para a aluna Isabela de Ávila, de 8 anos, do 3º ano C: “Eu achei o livro muito legal, porque eu nunca tinha visto um livro onde se tira as vogais. Eu gostei muito mesmo e vou mostrar para a minha família.”  

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *