Logo Jornal Interação

Hoje, sexta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas ao longo dos últimos séculos.

Neste Dia Internacional da Mulher, lembremos sempre da importância, do valor e das capacidades ilimitadas das mulheres. Elas são líderes, visionárias, guerreiras, inspiradoras, corajosas e desafiadoras, e quando despertadas, são imparáveis.

E neste dia tão importante, o Jornal Interação celebra e faz uma homenagem a todas as mulheres de hoje e também às mulheres que vieram antes, cujas batalhas pavimentaram o caminho para as inúmeras conquistas já alcançadas. Olhando para o futuro, para as gerações que virão, as quais continuarão a abrir portas e quebrar barreiras.

Trazemos aqui a reflexão de algumas mulheres da nossa sociedade que fazem a diferença, expressando sobre o papel da mulher nos dias atuais:

Perguntas: 1- Como é ser mulher nos dias atuais? 2- O que a mulher ainda precisa combater e conquistar?

Confira os depoimentos de algumas mulheres araxaenses sobre o tema:

 

Anete Di Mambro – Pres. AIA

 

  • Ser mulher nos dias de hoje é ter noção  de que são  as nossas diferenças que nos tornam únicas  e capazes de conquistarmos  qualquer  profissão e espaço social, a partir da nossa identidade, competência e extrema capacidade de ir além.
  • Você pode ser quem você quiser… Desde que não seja ninguém, além de você mesma .
  • Mulher, seu lugar é onde quiser e não onde querem que você  Seu lugar é  ond3 você escolher. Um abraço em todas as mulheres   do Brasil  e em especial as  mulheres Araxaenses.

 

Ariane Andrade

Ariane Barbosa Pires de Andrade  – especialista em Marketing , diretora da startup de escrita criativa e agência de marketing Palavra Pronta

 

Ser mulher é ser especial , hoje e sempre , afinal a mistura de força e doçura é algo raro e precioso!

A mulher sempre teve um papel fundamental na sociedade, indiferentemente do trabalho ser realizado dentro ou fora de casa. Quando a realidade da grande maioria transformou as jornadas em duplas ou até triplas, na minha opinião, algo se perdeu…

Mas ,aos poucos, estamos encontrando um consenso, outro ponto fortíssimo de nós mulheres !

Sempre defendo que as mulheres  podem tudo, até mesmo mostrar sua fragilidade ou pedir ajuda. Podem também fazer qualquer lugar ser seu ,de uma liderança em uma multinacional aos cuidados com o próprio jardim.

A única certeza absoluta é que quem deve decidir isso são elas mesmas !

Viva nós!!!!

Bárbara Evelyn

Jornalista e atual Diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Araxá

 

1-Ser mulher nos dias atuais é conseguir abraçar o mundo, a família e a carreira de uma só vez e no final das contas, não ter ideia de que o que realmente importa não é a quantidade de situações abraçadas por si. O que realmente importa é quem está por trás deste abraço: a MULHER, que possui o poder incalculável de transformar a vida das pessoas ao seu redor e para melhor!

 

2-Vale lembrar que, infelizmente, ainda são necessárias provas diárias, para confirmar o poder inestimável de acolhimento que nós possuímos, que também podemos ser o que sonhamos e estar onde almejamos, principalmente, com qualquer idade! Para isso, há ainda um extenso espaço a ser conquistado e muitos insultos a serem combatidos. Mas juntas, temos a certeza de que seguimos rumo a uma outra (e necessária) realidade.

Catia Lemos

01 – Ser Mulher atualmente é estar à frente das batalhas dos femicídios, da competição acirrada no campo profissional e diferentes segmentos da sociedade. Infelizmente ainda vemos Mulheres desvalorizadas, subjugadas sofrendo todos os tipos de assédios e abusos, no silencioso universo dos pensam que são superiores. E diante deste quadro sombrio e pouco divulgado e percebido, surgem as Fênices, empoderadas de seus princípios e valores inegociáveis.

O2- Há muito ainda ser conquistado! O amor próprio, o respeito a si mesma, e a expertise para conviver com os que julgam e subjugam as Mulheres pelo crivo machista.

O direito das mulheres está entre as prioridades do Fundo Brasil de Direitos Humanos, fundação privada e sem fins lucrativos que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis de apoio a defensores de direitos humanos no país.

 

Claudete Marques

1-Ser mulher nos dias atuais ,  é fazer malabarismos cumprir agenda , é cuidar de casa de filhos, trabalho e ainda manter o sorriso no rosto agradecendo a deus  viver 1000 horas em 24 horas ,mas vale a pena depois de tantas conquistas que tivemos ao longo dos anos ,hj somos independentes, temos um salário bom e adquirimos respeito, ser mulher nos dias de hj é saber que foi preciso  muitas mulheres morrerem pra conquistarmos o nosso espaço,o nosso crescimento e ter fé que Deus está preparando algo bem melhor pra nós.

2- O que a mulher precisa conquistar 😮 respeito, dignidade e acima de tudo ser tratada com mais amor carinho e  compreensão.

 

Cynthia Verçosa – Presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto

 

Pensando nos caminhos percorridos pelas mulheres e fazendo uma reflexão, considero alguns avanços. Mas, ainda muito para conquistarmos.

Lutas marcaram e marcam nossa trajetória, o que contribuiu e contribui para que a mulher contemporânea conquiste sua independência financeira para escolher o lugar que ela quiser.

 

Débora Ribeiro – comerciante

 

1- Ser mulher nos dias atuais é complicado porque sofremos todos os tipos de preconceitos.

2- Precisamos conquistar a nossa independência financeira e emocional e combater o machismo e o preconceito estrutural.

 

Karina Prado – advogada

 

1- Como é ser mulher nos dias atuais?

Ser Mulher nos dias atuais envolve muito dinamismo e flexibilidade, pois precisamos buscar nos profissionalizar, nos conectar ao mundo em que vivemos em todos os setores, fazendo uma busca contínua por conhecimento, tudo isto sem perder o lado feminino da doçura, amor incondicional, fraternidade, sensualidade, cuidado … enfim, tudo que envolve ser uma Mãe, Filha, Esposa, Amiga e Profissional … ser uma MULHER!

 

2- O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer estar…

A Mulher precisa sair da sombra e conquistar o seu protagonismo no universo onde vive e como vivemos em uma Sociedade Capitalista, isto se dá com a independência financeira.

 

 

 

Ivna  Afonso Nolli

 

Ser mulher hoje em dia não é pra qualquer um… só pra nós mesmo! Tem dias que eu tenho vontade de “matar” quem inventou esse negócio que mulher tem que ser independente.  Porque aí além de todo o trabalho de casa e filhos, veio o trabalho externo. Só fez aumentar nossa carga horária e cansaço.  E ainda hoje, como se não bastasse essa “trabalheira”, ainda dividimos as contas da casa, dos filhos. Na minha concepção saímos no prejuízo.  Apesar que eu gosto muito de trabalhar fora e amo o que eu faço. Mas estou sempre cansada .

A mulher precisa entender que ela não é a provedora e sim,  a idealizadora, a sonhadora e o esteio. Provedor são os homens. E que mesmo nessa condição de não provedora, ela consegue sim estar e chegar onde ela quiser. Aí sim, ela terá ainda mais “gás” pra conquistar o que almeja. Enquanto estiver ocupando o lugar errado, a chance de crescer é muito pequena, pois, estará sempre cansada e com outros objetivos que não sejam os próprios como mulher.

 

Janete – Sala Mineira

 

  • Ser mulher nos dias atuais é ser mãe, empresária, funcionária, dona de casa… uma verdadeira Bombril, mulher mil e uma utilidades 😅 que a mulher faz com amor e eficiência, conseguem ter um olho no gato e outro no peixe, conseguem fazer de tudo um pouco e ser mãe, mulher, esposa, empresária, dona de casa. Mulheres incansáveis .

 

  • Hoje acredito que a mulher não precisa provar nada e nem fazer mais nada, pois já conquistaram inúmeras posições e cargos que desempenham com soberania e maestria. Apesar de alguns lugares não ser assim, não podem, infelizmente. Pois todos sabem que podem tudo, e que lugar de mulher é onde ela quer estar com certeza🥰 “A mulher hoje continua “muitas” e merece o reconhecimento de todos” ( Simone Beauvoir)

 

Joanita Rosa – Advogada

 

1-            Como é ser mulher nos dias atuais?

É entendermos a necessidade da sororidade feminina, de apoiarmos umas às outras, seja em qual situação for. É valorizarmos o trabalho, a competência e a evolução feminina. É lutarmos pelos direitos das mulheres, em especial quando estes forem lesados. É entendermos que já conquistamos muito, mas, que temos muitos desafios a serem enfrentados, para, de fato, conquistarmos o espaço merecido.

 

2-            O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer estar…

Reconhecimento da competência e capacidade feminina por toda sociedade, sem distinção de sexo. Já avançamos muito, mas, ainda temos muito a ser reconhecido. Precisamos continuar lutando, demonstrando para a sociedade que a mulher é capaz, que a mulher pode e deve estar onde ela quiser.

 

Mirthes Mírian – Especialista em Empoderamento Feminino e Coaching Quântico; Liderança, Consultora e Palestrante

 

1-            Como é ser mulher nos dias atuais?

Ser mulher nos dias atuais traz em si uma energia do que já vivemos a séculos passados, ainda precisamos mostrar que somos capazes, que podemos e temos competências para realizar grandes feitos, que podemos receber salários dignos e a altura de nossas capacidades, as oportunidades que são dadas as mulheres na atualidade nasceram de necessidades, penso que elas deveriam acontecer por reconhecimento, fomento e percepção de que a mulher é um ser potente!

 

2-            O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer estar…

Penso que a mulher necessita de lugar de fala em todos os lugares possíveis e a ação combativa para as grandes mudanças da realidade feminina é a postura individual e cada uma que reverberará no coletivo, que é utilizar da capacidade de amor, acolhimento, escuta ativa e capacidade de adaptação para acolherem uma os desejos da outra, sem competição, sem inveja e principalmente sem julgamento pois quando mulheres trabalham em sinergia, a magia da transformação e do amor acontece pois temos a capacidade como filhas, irmãs, esposas, mães, avós, madrinhas, profissionais e etc de transformar toda sociedade!

 

Valéria Sena – Presidente da Fama

 

1-SER MULHER HOJE É TER A CONSCIÊNCIA DE QUE SÃO AS NOSSAS DIFERENÇAS QUE NOS TORNAM ÚNICAS E CAPAZES DE CONQUISTARMOS E EXERCERMOS QUALQUER PROFISSÃO E OCUPAR ESPAÇOS  SOCIAIS A PARTIR DA NOSSA IDENTIDADE, COMPETÊNCIA E EXTREMA CAPACIDADE DE IR ALÉM .

 

2-A MULHER CONQUISTOU DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS, GANHOU ACESSO A EDUCAÇÃO E INGRESSOU NUM

MERCADO DE TRABALHO ANTES DOMINANDO PELOS HOMENS.

SEM DÚVIDAS CONQUISTAS IMPORTANTES!

PORÉM A REALIDADE É OUTRA E TEM NOME :

DESIGUALDADE DE GÊNERO.

UMA QUESTÃO SÉRIA E URGENTE A SER RESOLVIDA EM NOSSA SOCIEDADE.

A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS , MULHERES, HOMENS,EMPRESAS E GOVERNO.

UM MERCADO DE TRABALHO MAIS IGUALITÁRIO BENEFICIARÁ TODA A SOCIEDADE, TRAZENDO MAIS OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA AS MULHERES ,ALÉM DE TRAZER DIVERSIDADE E INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS E PROMOVER UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E INCLUSIVA.

 

Vilma Cunha – escritora

Como é ser mulher nos tempos atuais?

 

Difícil como sempre foi

Lutando pelo seu espaço.

As conquistas são mais retóricas que justas.

Dobra turnos no trabalho e em casa.

Bonita, bem vestida, profissional e senhora do lar.

Muito ocupada e atenta pra lutar seus combates. Não dá pra vencer todos.

A competição é ferrenha!

 

  1. Ela faz isso diariamente

Vai conquistando seus cálculos na matemática exigente e complicada de sobreviver.

Nas obrigações mais simples ou executiva, sabe o que quer e onde estar

Essas mulheres lutadoras…

São super, plural, multi, superlativas e fantásticas.

Abraço cada uma.

Orgulho-me de ser muito mulher.

Viva nosso dia, todo dia!

 

 

Zulma Moreira – Secretária de Educação

 

1- Como é ser mulher nos dias atuais?

Desafiador.

Sou de uma família de muitas mulheres .  Presenciei minha  avó e minha mãe viverem  situações , em razão de ser mulher, que  para minha geração são absurdas.  E nem faz tanto tempo assim.

Hoje temos mais voz e mais abertura para lutar, não por privilégios mas sim por direitos.

Ser mulher nos dias atuais é ter consciência das conquistas mas,  com a certeza , que  precisamos continuar  rompendo os  limites que nos impuseram simplesmente por ser mulher.

2- O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer

 

A igualdade de direitos entre os sexos  é crescente. Mas acontece de forma muito lenta.

As mulheres brasileiras ainda estão sub-representadas no mercado de trabalho e na política, têm remuneração menor, sofrem mais assédio e estão mais vulneráveis ao desemprego.

Então ainda há muito a se conquistar .

Mas hoje , nós mulheres, temos a certeza que, por mais difícil que seja a caminhada, nós podemos , temos coragem e competência para ocupar o lugar que merecemos neste mundo.

Carol Montoro – Psicóloga

Ser uma mulher na atualidade é desafiador, estamos ocupando cada vez mais espaços na sociedade que até então, eram ocupadas por homens, seja no mercado de trabalho, na política, na ciência, nas artes, entre outros, proporcionando para nós mulheres, a independência financeira em diversas áreas de atuação desmistificando estereótipos e mostrando a nossa capacidade, mérito e talento para desempenhar atividades de destaque; liderança e inovação, trazendo oportunidades para podermos fazer a diferença e melhorar o mundo em que vivemos e que queremos deixar para as futuras gerações.

 

Mas, ao mesmo tempo que é desafiador, nos empodera e nos fortalece emocionalmente, adquirindo autoestima, autoconfiança, autorrealização e autonomia para gerenciarmos as nossas próprias escolhas, tomando decisões mais assertivas que afetam diretamente a realidade em que vivemos.

 

O fortalecimento da independência financeira e emocional é gratificante, podemos nos expressar livremente, conquistar nossos objetivos e inspirar outras mulheres a fazer o mesmo. Somos fortes, resilientes, resilientes e capazes de enfrentar qualquer obstáculo que apareça em nosso caminho.

 

Então, o lugar de uma mulher é onde ela se sinta feliz, realizada, segura e valorizada, seja em casa, no trabalho, na sociedade, no esporte, na arte, na ciência, na política, enfim, em qualquer lugar que ela escolher estar. Não há limites para o potencial e a capacidade de uma mulher, ela é livre para trilhar seu próprio caminho e fazer suas próprias escolhas.

Neste 08 de março espero que cada mulher se empodere, acredite em si, valorize suas habilidades e siga em frente, ocupando o lugar que deseja e mereça estar.

Idelma Costa-advogada e escritora

 

1- Como é ser mulher nos dias atuais?

 

Apesar da mulher ter conseguido  conquistas importantes,  vejo que  continua sendo um desafio grande, não pelo fato de ser necessário a busca pelo equilíbrio da jornada dupla e tripla, nem pelo fato de sermos chefes de família, mas pelo lidar com preconceitos e concorrências, que acabam minando  as energias e com isso enfraquecemos e ficamos vulneráveis ao adoecimento da alma e ao bournout.  Acredito que continua sendo necessário à conscientização, que levam ao respeito e à empatia.

 

 

2- O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer estar… 

 

A mulher ainda precisa aprender a cuidar do seu bem-estar  e de sua saúde mental, através do autoconhecimento, para o seu fortalecimento e assim desfazer das bagagens desnecessárias ou dando a volta por cima, para ter uma vida mais plena e feliz.

Também, é necessário trabalhar o desenvolvimento do amor próprio das mulheres para que elas aprendam a derrubar crenças limitantes para que consigam delegar mais as inúmeras tarefas; consigam dizer não a todos os tipos de relacionamentos tóxicos sejam eles na esfera pessoal ou profissional e aos diversos tipos de assédios.

 

É necessário conscientizar as mulheres, para que elas façam suas escolhas amorosas usando da razão em vez da emoção e sentimento, que muitas das vezes cegam para os defeitos, que acabam levando ao sofrimento continuo a longo prazo, pois acreditam piamente que a outra pessoa irá mudar com o tempo.

 

É necessário conscientizar acerca da importância da construção da autonomia financeira através do desenvolvimento da própria carreira, para que usufruam do gosto da liberdade.

É necessário conscientizar, que a vida passa rápido demais e   mesmo que estejam num relacionamento amoroso e tendo uma família bem constituída, é preciso tirar alguns dias de férias sozinha para que consigam desligar de todos os afazeres e responsabilidades,  e neste processo de tempo para reencontrar a si mesma através do autoconhecimento, experimentem a sensação de liberdade, que propicia o recarregar das forças  e energias para  continuarem seguindo em frente com brilho, na certeza de que conseguirão descobrir uma nova maneira de pensar para facilitar sua vida e de todos ao seu redor, bem como vencer todos os desafios com garra, beleza, entusiasmo, persistência e disposição para realmente viverem uma vida plena e feliz.

 

Ressaltando, que mesmo elas se achando autossuficientes, cheias de amor próprio e com a solicitude aflorada dentro de si, ninguém é nada sozinho e  é  necessário descobrir o seu propósito, para ajudar a comunidade com aquilo que fazem de melhor. Não estamos aqui por acaso e para nada. Existe uma missão maior. E qual o legado, que queremos deixar no mundo, competir ou colaborar. É isto que definirá o futuro da nossa jornada e a partir daí tudo fluirá. Este é o segredo da prosperidade.  Prosperidade é consequência do amor próprio, do amor ao próximo, recheado de compaixão, acolhimento e empatia. Resumindo precisamos servir genuinamente para sermos servidas.

 

Plante a sementinha do amor, confie em Deus e veja a mágica  da multiplicação acontecer, transformando não apenas sua vida, mas de todos ao seu redor.

 

Mulher é muito mais do que tudo junto e misturado e para isso que nunca nos falte respeito e apoio para que possamos viver em plenitude e para possamos juntos transformar o mundo num lugar melhor para todos.

 

Isso é tudo no Universo do nada sei!

 

Lídia Jordão – advogada e professora

 

1- Como é ser mulher nos dias atuais?

RESPOSTA

Ser mulher na atualidade é ser mais forte e ir mais longe do que os olhos podem alcançar.

É estar todos os dias, em palcos diferentes,  encarando os mais diversos papéis da vida real.

Ser mulher nos dias de hoje é ter a noção cristalina de que são as nossas diferenças que nos tornam únicas e capazes de conquistarmos qualquer espaço social a partir da nossa identidade, competência e extrema capacidade de ir além e fazer mais … e mais!

Independência, coragem, sensibilidade, conquistas. Esses são alguns dos significados de ser mulher no mundo de hoje.

 

 

2- O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para que o mundo possa saber que, ” A Mulher pode tudo e Que Lugar de Mulher, é onde ela quer estar…”

RESPOSTA:

A mulher de hoje é como sempre foi, só que diferente. Ela lida com os “sufocos” da menstruação, da menopausa, da maternidade, da velhice. Ao mesmo tempo, faz tudo isso com mais possibilidades. A mulher é um ser plural.

A mesma mulher pode ser profissional, filha, mãe, esposa. Ou ser solteira é uma cidadã do mundo. Não é mais necessário ser um estereótipo dos padrões de beleza, destinada  a casar e ter filhos . Hoje, as mulheres podem escolher serem do lar, executivas e, não gostarem de ter filhos.

Graças aos movimentos e à luta histórica e constante, a mulher tem ocupado novos e importantes espaços na sociedade.

Nesse contexto, ser mulher é poder, ao menos, ter liberdade de escolha, domínio sobre a sua própria vida e poder conquistar o seu espaço. Itens que deveriam ser básicos desde sempre e que, ainda hoje, encontra desafios.

Ainda existem muitas barreiras a serem enfrentadas, principalmente em relação à desigualdade de gênero, seja no mercado de trabalho, no acesso à educação, na saúde e até na participação política.

“Ela é livre para fazer o que quiser, e livre para não fazer.”

 

Omara Paolinelli – Vereadora

 

 

 

1-O desafio é grande.

Hoje, a maioria das mulheres possui jornada tripla.

Elas trabalham em 2 períodos, cuidam da família, dos filhos, da casa.

Muitas são as provedoras do lar e apesar da mulher ser forte, não deixa de ser um grande desafio.

Por isso, o grande desafio é conciliar o seu lado familiar com o profissional. Porque entendo que a maior missão da mulher deve ser sua família, seus filhos.

 

 

2-Nós, mulheres, já temos tudo o que precisamos quando temos a presença de Deus em nossa vida, quando estamos com saúde e temos uma família para amarmos e sermos amadas.

O resto, conquistamos!

Temos um mundo de possibilidades à nossa espera! Lugar de mulher é onde ela quiser: no trabalho, mas também como dona de casa, cuidando do marido e dos filhos.

Cada mulher se realiza de uma maneira!

Eu me sinto realizada, cuidando da minha família, minhas filhas.

Sendo cuidada pelo meu marido e amada por eles.

Sou realizada no meu trabalho duplo, como personal e vereadora!

É desafiador!

Mas, a força de uma mulher vem de Deus!

 

 

Velma Gregório –

Velma Gregório é CEO da ÓGUI Consultoria em  Governança e Gestão ESG. Especialista em Gestão da Sustentabilidade pela FGV, Conselheira de Administração pelo IBGC, onde também concluiu curso de Mercado de Carbono para Conselheiros. Certificada pela GRI, fez curso de Diversidade e Inclusão na Universidade de St Petesburgh, na Floria, e concluiu o treinamento Completion in Understanding the Recommendations of TCFD. Com background em Comunicação, fez pós-graduação em Comunicação na Cásper Líbero, com extensão em Marketing na University of Florida. É Climate Reality Leader e participa da COP do Clima desde o Acordo de Paris. Atua como voluntária em grupos de mulheres, como o Mulheres do Brasil e Mulheres Sustentáveis.  Organizadora do livro Essas Mulheres Sustentáveis. Na ÓGUI, lidera um time de especialistas em ESG que atende a clientes de grande porte, de capital aberto e fechado, em serviços de construção de estratégia ESG, materialidade, indicadores de gestão, riscos, e reportes em sustentabilidade. A ÓGUI acaba de ser selecionada para o programa de mentoria EY Winning Women 2023.

 

1 – Como é ser mulher nos dias atuais?

É saber que outras mulheres vieram antes de nós para nos garantir direitos e acessos básicos, tais como, ter escolha sobre nossos relacionamentos, trabalhar, estudar, votar, ser líder e que temos responsabilidade de continuar esse caminho, apoiando outras mulheres a também ter esses mesmos plenos direitos. Esse apoio entre mulheres pode ocorrer em todas as esferas sociais, desde o apoio no cuidado dos filhos, até nas empresas e na política.

 

 

2 – O que a Mulher ainda precisa conquistar e combater para o que o mundo possa saber que “a mulher pode tudo e que lugar de mulher, é onde ela quer estar”.

A mulher precisa conquistar a confiança em outra mulher e combater a desinformação e o preconceito. O feminismo é sobre uma sociedade igualitária, onde homens e mulheres, incluindo pessoas não-binárias e transgêneros, caminham juntos. Para que isso seja alcançado, ainda há um desafio muito grande para as mulheres e por isso apoiarmos umas às outras é tão importante. Eu tive a sorte de ter um pai predominantemente feminista. Mas nem todo mundo tem esse apoio na família. Então precisamos criar exemplos em que as mulheres possam se inspirar. Eu hoje sou CEO e sócia da minha própria empresa na área de gestão da sustentabilidade/ESG, a ÓGUI. Nossa liderança é 100% feminina e fazemos questão de ter homens na nossa equipe. Entender a diversidade é o primeiro passo para empoderar mulheres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *