Logo Jornal Interação

Uma história de doação e amor à educação. A pandemia da Covid-19, não conseguiu destruir o sonho de  uma professora de português de Araxá, de poder ensinar e compartilhar com os seus alunos, educação, cultura e conhecimento. Mesmo em casa, em quarentena, a professora Elizena Pacheco, da Escola Rotary de Araxá, conseguiu de uma forma criativa e divertida, interagir com os seus quase 400 alunos, criando um livreto, com trabalhos de pesquisa, leitura e textos.

O Projeto: Leitura, Pesquisa e Produção de Texto, denominado ‘Minha Vida na Pandemia’, virou um livreto, elaborado pela professora Elizena e custeado com recursos da própria educadora. Ela conta que, “ partindo do pressuposto que o momento não está sendo fácil e que o afastamento social é um dos fatores que afeta o psicológico de todos, é de extrema necessidade tentar uma aproximação com os alunos ,mesmo que seja através de textos (depoimentos) e tentar de alguma forma ajuda-los a passar por essa fase ,com o menor dano possível”.

Ela revela que, “ o objetivo geral consiste em incentivar o educando para a prática da escrita e estreitar os laços entre professor e aluno. Com isso podemos  incentivar à prática da leitura e escrita e através dessa prática contribuir também para que outros adquiram esse hábito de se expressar, colocando no papel ,os seus questionamentos, suas angústias, seus medos e suas variadas formas de superar os obstáculos”.

A professora, conta que, “foi  proposto aos alunos do 8° EF, 9° EF e 1°EM,a produção de um texto (depoimento) ,com o tema: MINHA VIDA NA PANDEMIA, onde puderam se expressar como estão, o que sentem, o que têm feito.  Depois de um prazo preestabelecido, os textos foram corrigidos. Após a correção, os  textos foram  organizados ,juntamente com um texto inicial e final da professora e transformados em um LIVRETO que será disponibilizado para a escola e um exemplar para cada aluno que participou do projeto ,enviando o seu depoimento”.

A professora Elizena Pacheco, conseguiu imprimir em uma gráfica de Araxá, 50 livretos, pagando o serviço do próprio bolso. Cada livreto contém  17 textos que foram enviados pelos alunos. Com ilustração e muitos detalhes específicos de cada redação, o livreto com 16 páginas, em breve será presenteado aos seus alunos-escritores e serviram de incentivo para que mais estudantes possam se interessar pela pesquisa, leitura e produção de textos.

Sobre a realização da primeira etapa do projeto, a professora, disse que, “ a gente está realizando um sonho e fazendo com que nossas crianças também realizem os seus. A maior recompensa, é saber que essa semente da educação consegue germinar mesmo em tempos difíceis, como estes que nós estamos vivendo.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *