Logo Jornal Interação

Quero voltar pra Bahia

 

O cantor e compositor pernambucano Paulo Diniz

 

 

Natural de Pesqueira, no interior pernambucano, Paulo Diniz trabalhou como cantor e baterista em casas noturnas, locutor de casas comerciais, locutor e ator de rádio e televisão. Em 1964 foi para o Rio de Janeiro, onde passou a compor com mais frequência. Sua primeira gravação saiu em 1966, com a canção ‘O Chorão’. Em 1966, no auge da Jovem Guarda, lançou seu primeiro disco, e o iê-iê-iê ‘O Chorão’ se tornou sucesso nacional.

Em 1970, compôs ‘Quero Voltar Pra Bahia’, cujos versos carregados de saudade prestavam homenagem a Caetano Veloso, que se encontrava exilado em Londres. A canção alcançou os primeiros lugares das paradas em todo o país e se tornou uma espécie de hino, canção-símbolo de uma época conturbada da história política e social do Brasil. Os versos em inglês traduzem essa forma de protesto pelo exílio de Caetano na Inglaterra.

Quatro anos depois lançou dois LPs, e em seguida dedicou-se à tarefa de musicalizar poemas de língua portuguesa de autores como Carlos Drummond de Andrade (E Agora, José?), Gregório de Matos (Definição do Amor), Augusto dos Anjos (Versos Íntimos), Jorge de Lima (Essa Nega Fulô) e Manuel Bandeira (Vou-me Embora pra Pasárgada).

Outras de suas canções foram gravadas por Clara NunesEmílio SantiagoSimone e outros cantores. Entre seus sucessos destacam-se “Pingos de Amor”, gravado por vários intérpretes, “Canoeiro”, “Um Chopp pra Distrair” e “Ponha um arco-íris na sua moringa”, mas o sucesso que o consagrou mesmo foi a canção “Quero Voltar Pra Bahia”.

Paulo Diniz faleceu recentemente, em junho deste ano, aos 82 anos, no Recife.  Abaixo os versos desta canção de protesto.

“I don’t want to stay here
I want to go back to Bahia

Eu tenho andado tão só
Quem me olha nem me vê
Silêncio em meu violão
Nem eu mesmo sei porque

De repente ficou frio
Eu não vim aqui para ser feliz
Cadê o meu sol dourado
Cadê as coisas do meu país

I don’t want to stay here
I wanna to go back to Bahia

Eu tenho andado tão só
Quem me olha nem me vê
Silêncio em meu violão
Nem eu mesmo sei porque

Via Intelsat eu mando
Notícias minhas para o Pasquim
Beijos pra minha amada
Que tem saudades e pensa em mim

I don’t want to stay here
I wanna to go back to Bahia

Come on
Eu não quero ficar aqui
Eu quero é voltar lá pra Bahia
Não quero ficar, não, não, não
Eu quero é voltar lá pra Bahia.”

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *