Logo Jornal Interação

Coluna: Fui Ali e Te Conto:

25//03/2022- 15:19

PorEditor1

mar 25, 2022

Por  Maria Cármen de Ávila de Paiva

 

Muito tempo depois… Estou de volta, graças a Deus!

Se fiquei todo esse tempo sem viajar?

Para o exterior , sim! Voltei a circular pelo Brasil (Chapada dos Guimarães e Maresias) em novembro do ano passado, um mês após a minha segunda dose, e, agora, calhou de surgir uma viagem a Portugal: 10 dias em Porto.

Como foi algo sem muito planejamento, não consegui preço tão acessível de passagem aérea. Tanto que voo direto para Portugal estava “os olhos da cara”. Procuramos uma solução alternativa e optamos por escolher a empresa holandesa KLM. Em razão disso, fizemos conexão de algumas horas em Amsterdã e foi ótimo. Não foi a minha primeira vez ali e amei matar a saudade. Voltaria outras mil vezes.

E, aqui, preciso esclarecer: por que a escolha por Porto e por que ficar tanto tempo em uma cidade só?

Então, minha amiga que viajou comigo e eu temos um casal de amigos que vivem lá. Inclusive, eles mesmo disseram: “10 dias no Porto é muito. Por que não vão a Lisboa alguns dias?” Bom, a resposta foi simples: porque queremos ter a sensação de um cidadão local, não só fazer o turismão clichê, mas poder ter a experiência de viver naquele local, sem correria, com tempo pra ir à padaria e conversar com o Sr. Manoel ou a peixaria da D. Maria… E, posso dizer, ter esse tipo de vivência tem sido ótimo. Foi assim em uma das minhas últimas viagens antes da pandemia, para a Cracóvia, na Polônia, e agora.

Isso não quer dizer que não fomos a outros lugares. Andamos no entorno: Gaia, Guimarães, Braga, Aveiro, Serra da Estrela, mas nossa base foi Porto. Foram dez dias maravilhosos, onde pudemos desfrutar de momentos muito agradáveis , seja na Beira do Rio D´Ouro, seja degustando um belo vinho do Porto, seja apreciando o pôr do sol de Gaia ( cidade vizinha ao Porto), seja mergulhando em uma piscina de bolinha. Piscina de bolinha!? Sim, explico nos próximos textos. Inclusive, se tiver dúvidas sobre algum assunto ou lugar específico, envie uma mensagem para o jornal ou para o meu instagram de viagem, o @fuialieteconto.  Com o tempo, vou contando melhor sobre essa viagem e também sobre as nacionais que fiz no fim de 2021.

Ah, vale lembrar algo bem importante e que não vou me aprofundar muito, tendo em vista que as regras mudam o tempo todo.  Mas, é muito importante conferir na ocasião que for viajar, as exigências que os países que vai visitar estão tendo com relação a vacinação, teste de Covid-19 e preenchimento de formulários.

Então, é isso, por enquanto… Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima, se Deus quiser.

 

LEGENDAS DAS FOTOS:

Legendas:

 

Foto 1: Nas margens do Rio D´Ouro

Foto 2: Capela das Almas

Foto 3: Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *