CONHEÇA A CINEMATECA BRASILEIRA
Francisco José Géa
Parte final
O QUE É A SOCIEDADE DE AMIGOS DA CINEMATECA?
Trata-se de um grupo de pessoas apaixonadas por cinema, entre pessoas da sociedade paulista, composta por jornalistas, empresários, críticos e pessoas que gostam e amam o cinema, formando uma instituição privada, sem fins lucrativos, composta por 12 conselheiros e 1 presidente, que entre as sua funções administrativas, a mais importante é a de correr atrás para buscar recursos para manter a Cinemateca funcionando a pleno vapor e sempre procurando a iniciativa privada para auxiliá-los nesta função.
VEM ALGUM AUXÍLIO DOS GOVERNOS?
Sim, principalmente do IPHAN, que destina uma quantia anual, além de verbas adicionais dos governos municipais e federais. Recentemente começaram a entrar recursos da iniciativa privada, por intermédio da Lei Rouanet, com parceria com grandes firmas
paulistas.
O ACERTVO, O QUE ELE CONTÉM?
Ele contém aproximadamente 250.000 latas de filmes, que somam mais de 50.000 títulos ( entre copias originais de produções nacionais e estrangeiras, além dos negativos para copiagem), entre longas e curtas metragens, 25.000 fitas de vídeo em VHS, 10.000 DNVDS, programas das extintas TVS TUPI e EXCELSIOR, 429 edições de Cine- Jornal, que foram produzidas pelo DIP( Departamento de Imprensa e Propaganda), que funcionou durante o período do Estado Novo(1937-1945), no Governo de Getúlio Vargas, contem ainda milhares de pôsteres, cartazes, folhetos, lobby-cards, revistas, livros e etc,, com tudo relacionado ao mundo dos filmes e do cinema em geral
“ALGUNS EXEMPLOS DE FILMES PRESERVADOS NA CINEMATECA”
A)Clássicos do Cinema-mudo:
“A MORTE DE STEGRIED” ( Fritz Lang – Alemanha 1923)
“O ENCOURAÇÃDO POTENKIN” (Sergei Eisenstein- Rússia de 1925)
“FAUSTO” (F.W. Muranau – Alemanha de 1926)
“NAPOLEÃO” (Abel Gance – França de 1926)
“A GENERAL” ( Buster Keaton – Estados Unidos de 1927)
B)Clássicos do Cinema de Charles Chaplin:
“O CIRCO”,”O GAROTO”, “ TEMPOS MODERNOS”, “LUZES DA CIDADE”, “ EM BUSCA DO OURO”, “LUZES DA RIBALTA” e dezenas de outros filmes do imortal comediante.
- C) Clássicos do “Cinema Japonês”:
“SANJURO” (Akira Kurosawa 1962)
“RASHOMON” (Akira Kuroshawa 1950)
“REBELIÃO” (Masaki Lobayashi 1962)
“SONHOS” ( Akira Kurosahawa 1990)
D)Clássicos do Cinema Europeu:
“A REGRA DO JOGO” (Jean Renoir – França 1939)
“A SEDUÇÃO DA CARNE” (Luchino Visconti – Itália 1954)
“JULES E JIM” ( François Trufautt França 1973)
“A DOCE VIDA” (Federico Fellini – Itália 1960)
E)Clássicos do Cinema Nacional:
“LIMITE” (Mário Peixoto – 1930)
“O DESCOBRIMENTO DO BRASIL” ( Humberto Mauro 1937)
“O CANGACEIRO” (Lima Barreto -1952)
“RIO 40º GRAUS” (Nelson Pereira dos Santos – 1955)
“DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL” ( Glauber Rocha – 1962)
“RIO FANTASIA” (Watson Macedo – 1962)
“TERRA EM TRANSE” ( Glauber Rocha – 1966)
F)Grandiosos Clássicos do Cinema-Norte- Americano
“E O VENTO LEVOU” (Victor Fleming – 1939)
“A MARCA DA MALDADE” ( Orson Welles – 1958)
“TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO”( Billy Wilder – 1958)
“CANTANDO NA CHUVA” (Stanley Donnen e Gene Kelly – 1952)
“CIDADÃO KANE” (Orson Welles – 1941)
“UM CORPO QUE CAI” (Alfred Hutchcok – 1958)
“MATAR OU MORRER” ( Fred Zinneman – 1952)
“NO TEMPO DAS DILIGENCIAS” (John Ford – 1939)
“OS BRUTOS TAMBÉM AMAM” (George Stevens – 1953)
“KING KONG” ( Merian C. Cooper e Ernest B. Shoedsack – 1933)
“O MÁGICO DE ÓZ” (Victor Fleming – 1939)
“CASABLANCA” (Michael Curtiz – 1942)
E centenas e mais centenas de outros grandiosos e maravilhosos filmes do cinemão americano.
“OPINIÃO, SUGESTÃO, INFORMAÇÃO E EPÓLOGO”
O poder público municipal, caso haja interesse, possui a capacidade de transformar em atos, com a disposição de gerar fundos para obras de projetos culturais e turísticos, criando em nossa cidade uma “CINEMATECA”, quase dos mesmos moldes da Cinemateca Brasileira, dotando a cidade de Araxá, um grande pólo cultural e turístico, ao mesmo tempo e marcando definitivamente a presença de Araxá, no cenário estadual e nacional. Tudo depende da vontade política.
Como sou um jornalista da área, conhecedor do assunto, colecionador e gestor de um vastíssimo material sobre o cinema nacional e mundial estou aberto para qualquer entendimento, tanto do poder público ou mesmo da iniciativa privada, para que, em um futuro bem próximo, a cidade de Araxá da possa ter a sua cinemateca ou mesmo museu do cinema, fico o registro
Francisco José Géa