Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

20//05/2022- 11:17

PorEditor1

maio 20, 2022

“CULTURAL POPULAR”

                                                                             FRANSCISCO JOSÉ GÉA      

Parte 01

 

“APRESENTAÇÃO”

Este trabalho tem como objetivo resgatar, mostrar e rever alguns clássicos trabalhos da nossa cultura e da nossa literatura, principalmente para o jovem leitor, que ignora e desconhece a existência destas preciosidades. Este trabalho foi iniciado com um ícone da nossa cultura popular, que é o “LUNDU DOS BICHOS”, passando pela magnífica “A LENDA DA FLOR DE MARACUJA, de autoria de “ Catulo da Paixão Cearense”, mostrando em seguida um painel de alguns personagens do nosso rico e variado folclore, vindo em seguir coma preciosidade do mais famoso poema de Manoel Bandeira, que é “VOU-ME EMBORA PRÁ PÁSARGADA”, terminado com a obra prima do poema “JOSÉ” de autoria de Carlos Drummond de Andrade.

Portanto, este trabalho é inteiramente dedicado ao jovem leitor do “INTERAÇÃO”, ajudando a ele a conhecer e descobrir a variedade e as maravilhas da nossa cultura.

 

“O MUNDU DOS BICHOS” ou “A FESTA DOS BICHOS”

(Deu autoria desconhecida e de domínio público.)

“Vou te contá o que aconteceu.

Dia 3 de janeiro, casamento da Lagartixa com o filho do Luiz Caixeiro.

O Lagarto subiu no pau prá furar o jataí, o coelho chegou de baixo, dizendo,: Lagarto você caí daí.

Lá vai dona Jaguatirica feito uma senhor mandona, montada numa Paca e vem carregando uma sanfona.

O Coelho era o cozinheiro e o Veado o servente. Depois de jantarem, vamos dançar minha gente.

Mas lá pelas tantas, começaram a reiná, só porque a Jaguatirica enjeitou o Tamanduá.

Então o Tamanduá pulou no meio do salão e disse: Eu acabo com isto é agora, para em seguida arrancar um “38” e mandou para a sanfona.

Virou e disse o Leão: “Não para a sanfona mão, porque eu tenho barba na cara, sou o rei dos animais e não aceito imposição.

Falou e disse o Tatú: Eu já jurei e fiz tensão de nunca mais vir em baile neste fundo de sertão. Pois aqui sempre aparecem certos indivíduos que não tem nenhuma educação. Enchem a cara n’água da “caninha” e num respeita nenhum cidadão”.

E a madrugada que parecia que seria um capricho, chegaram com a cachorrada e acabaram com a “Festa dos Bichos.” (Continua na próxima edição)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *