Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa:

25//02/2022- 11:17

PorEditor1

fev 25, 2022

 

A HISTÓRIA DO ROCK N’ ROLL

OS PIONEIROS

Francisco José Géa

Parte 01

O INICIO

Foi exatamente no ano de 1955, precisamente há 61 anos atrás, todas as civilizações urbanas, do mundo, com os adolescentes de todas as raças, credos e condições sociais, começaram a ter uma maior liberdade, através da música, que foi proporcionada por um som diferente, mostrando uma batida repetitiva e contagiante, muito estridente, um verdadeiro fenômeno musical, que veio dos Estados Unidos, como se fosse uma “onda”, e que se chamava de Rock n’ Roll

 

O QUE FOI QUE MUDOU?

Foi um acontecimento tão grandioso no mundo musical, e que mudou o rumo musical e até no comportamento de milhões de jovens e admiradores deste ritmo contagiante, que veio para impor novos conceitos na sociedade para aqueles sisudos anos cinqüenta.

 

COMO FOI QUE SURGIU?

Surgiu nos Estados Unidos, a partir de um estilo musical, quando houve uma mistura da música negra(blues), com a música dos brancos(principalmente) com a música country.

 

OS CRIADORES E OS PIONEIROS

Foram os mais diversos artistas, dentre eles há um maior destaque para os nomes de BILL HALLEY, BUDDY HOLLY, ELVIS PRESLEY E BO DIDDLEY.

A primeira música que foi gravada e lançada foi “ ROCK AROUND THE CLOCK”, feita pelo conjunto de “BILL HALLEY AND HIS COMETS”  e mostrada no filme “SEMENTES DA VIOLENCIA”(The Blackboard) e que ajudou, em muito, a consolidar o novo ritmo em todo o mundo.

 

A CONSOLIDAÇÃO

Verdadeiramente ela aconteceu após o lançamento deste filme, ai veio o reconhecimento da junção do talento de negros e brancos, coisa rara de acontecer nos Estados Unidos, em virtude da forte e bestial segregação racial que havia naquele país nos anos cinquenta.

 

(Continua na próxima edição)

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *