Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

28//11/2019- 13:39

PorEditor1

nov 28, 2019

“E O VENTO LEVOU”

“OS 80 ANOS DO FILME MAIS FAMOSO DO MUNDO”

1939 – 2019

“HISTORIAS, FATOS, CURIOSIDADES E PRÊMIOS”

“APRESENTAÇÃO”

 

Por Francisco Géa

Parte 01

 

Este ano, exatamente a 80 anos estreava, oficialmente, nos Estados Unidos, aquele que é considerado como o filme mais famoso do mundo, ou seja a mega-produção, que leva o título de “E O VENTO LEVOU” (Gone With The Wind), uma produção cinematográfica que tem encantado muitas gerações e que não cansam de elogiá-lo. O ano era o de 1939, quando o mundo tomou o conhecimento do lançamento do melhor, do maior e do mais famoso filme do mundo, que foi lançado, inicialmente, no CINE LOWE’S GRAND, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, em noite de gala, para a sua estréia, que aconteceu de forma espetacular, com a presença de todos os astros do filme de produtores, diretores e de toda a alta vupula de Hollywood.

 

“A PRODUÇÃO E AS FILMAGENS”

Quem tomou as primeiras iniciativas em filmar esta produção, foi um pequeno estúdio, do produtor DAVID O. SELZNIK, resolveu levar para as telas, um famoso romance da escritora MARGARETH MITCHELL, que estava retumbando de tanto sucesso, nos Estados Unidos, naqueles anos 30. Então este produtor, dono de um pequeno e acanhado estúdio cinematográfico, adquiriu da escritora, os direitos  de sua obra literária, para transportar tudo em filme pela importância de 50,000, isto no ano de 1936, que é quando foi iniciada a luta para as filmagens.

 

“A ESCOLHA DO ELENCO DO FILME”

 

Foi uma luta árdua e que trouxe muitas conseqüências para a realização do filme. Então vejamos: Para a escolha do papel da atriz principal, tudo começou com os testes com as atrizes: BETE DAVIS, PAULLETE GODART, JOAN CRAWFORD,  TALLULA BANKEAD, CLAUDETE COLBERRT, MARGARETH O’ SULLIVAM e outras de menores expressão, sendo que o cobiçado papel feminino, mostrando a saga de SCARLETT O’ HARA, ficou para uma jovem e desconhecida atriz, cujo nome era VIVIEN LEIGH.

Entretanto o mais difícil estava apenas começando, o que era descobrir, qual astro ficaria com o famoso papel principal, que era o de RED BUTLER.

Então começou uma insana corrida de testes, onde passaram entre alguns, os conhecidos astros, GARY COOPER, ERROL FLYNN, RONALD COLMAN e mais alguns outros, sendo que todos eles foram reprovados. Agora só faltava o teste com o grande astro CLARK GABLE, que era o maior figura da METRO GOLDYM MAYER, um estúdio poderoso, gigante e rival do pequeno Estúdio de SELZNIK. E o grande CLARK GABLE foi o único a passar nos testes. E agora o que fazer? Pois a METRO, não queria ceder a sua maior estrela, então foi firmado um acordo entre o produtor SELZNIK e a METRO, que se esta Cia, cedesse CLARK GABLE, a METRO, ficaria com a distribuição do filme em todo o mundo e com a participação na renda total e com 50% de todo o lucro que o filme viria dar, em todo o mundo. Por isto este acordo, foi e é considerado como o maior negócio, que foi realizado mundo cinematográfico, de todos os tempos.

Continua na próxima edição

 

 

 

 

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *