Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

21//06/2019- 16:54

PorEditor1

jun 21, 2019

?????????????????????????????????????????????????????????

“A HISTÓRIA DA MÚSICA ROMÂNTICA E BREGA NO BRASIL”

Francisco José Géa

Parte  final

 

 

“OS GRANDES COMPOSITORES LATINOS”

“Augustin Lara”, “Pedro Vargaz”, “Consuelo Velásquez”, “Roberto Cantoral”, “Heetor Flores”, “Álvaro Carrilo, “Benito de Jesus,”Gabriel Ruiz”, “Alberto Rodriguez”, “Rafael Hernandez”, “Armando Nazareno” e outros.

 

“OS GRANDES CANTORES E CANTORAS”

“Gregório Barrios”, “Trio Los Panchos”, “Rosita Gonzales”, “Lucho Gatica”,”Libertad La Marque”,”Tônia La Negra”, “Bienevido Branda” e outros.

 

“AS MAIS LINDAS E MELHORES MELODIAS”

“Sabra Dios”, “Tu me Acostumastes”, “Amor Secreto’, “El Relej”, “La Barea”, “Solamente Una Vez”, Frenezi”, “Hipócrita”, “Perfídia”, “Mulher”, “Fuja de Mim”, “Contigo em la Distancia”, “Desesperadamente”, “Angustia” e PERFUME DE GARDENIA” esta melodia, realmente uma verdadeira jóia musical.

Há de se registrar, que todas estas melodias tiveram uma enorme influência, para a chegada e no desenvolvimento música “romântico e brega”, aqui no Brasil, sendo que aqui, alguns compositores, logo misturam alguns estilos, mas aqui foi produzida muita música boa e super-brega, onde havia um rapaz que se apaixona por uma prostituta e diz que “vai tirá-la daquele lugar, ou então da mocinha que conta para a sua família que “trabalha com secretária da beira do caís”, ou ainda da menina infeliz que vive sentada em sua cadeira de rodas”, ou ainda do galã que fala que “vai rifar o seu coração”, e por aí vai.

 

BREGA

“A palavra “brega” tem por definição, uma coisa “cafona”, de gosto duvidoso e até de mau gosto. No “nordeste” do pais “brega”, é sinônimo de “zona de meretrício e quando alguém diz que vai para a zona, diz que vai para o “BREGA”.

O que posso afirmar é que gosto não se discute, cada um tem o seu.

 

“AS MELHORES CANÇÕES BREGAS E SEUS CANTORES”

“DE TODOS OS TEMPOS”

 

  • “CARLOS ALBERTO”, por suas inesquecíveis interpretações em: “SABE DEUS”, “LADO A LADO”, “RASGUEI O TEU RETRATO”, “DE JOELHOS”, “TANGO”, “MEIA HORA DE AMOR”, “QUANTOS DEGRAUS”, “INFIDELIDADE”, “SOFRIMENTO DE AMOR”, “NEM SE DESPEDIU DE MIM”, “BONECA COBIÇADA”, “LOUCURA”, “NÃO ME ESQUEÇAS NUNCA” e outros.
  • “NELSON GONÇALVES”, por suas maravilhosas canções como: “A Volta do Boêmio”, “Meu Vicio é Você”, “A  Meia Luz”, “Fantoche”, “Mariposa”, “Escultura”, “ A Flor do Meu Bairro”, “A Camisola do Dia” e outras.
  • “ODAIR JOSÉ”, por, “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, “Na Minha Opinião”, “Dê Um Chega Na Tristeza”, “Planta Sem Raiz”, “o Parto”, “Traz Mais Uma Cerveja” e ouroas.
  • “REGINALDO ROSSI (Também conhecido como “O Rei do Brega”, por suas magníficas interpretações de “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, “Pedaço de Mau Caminho”, Porque Já Não Me Mata De Uma Vez”, e o seu inesquecível sucesso que foi a música que levava o título de Garçom”.
  • “LINDOMAR CASTILHO”, por “Vou Rifar O Meu Coração, “Eu Não Sou Nenhum Bandido”, “Rei Sem Trono”, “Coração Vagabundo”, “Mais Um Cigarro Fumado”, “Ébrio de Amor”.
  • “AMADO BATISTA” por seus magníficos sucessos, que foram entre alguns: Quando Eu For Embora”, “Mulher Carinhosa”, “Casa Bonita”, “O Fruto do Nosso Amor”, “Serenata”, “Chorei a Noite Inteira”, “Só Vou Ficar Por Aqui”, “Não Faça Jamais”, “Você Não Presta”, “Oh Deus”, “Vitamina e Cura”, “Ah se eu Pudesse”, e outros.
  • “WANDO”, por suas eróticas e românticas que foram entre algumas, “Moça”, “Eu já Tirei a Sua Roupa”, “Chora Coração”, “Uivando de Prazer”, “Obsceno”, “Nas Curvas do Teu Corpo”, “Duas Lágrimas”, “Deus Te Proteja de Mim” e outros sucessos.
  • “AGNALDO TIMOTÉO” por “A Caravana”, “Simplesmente Adeus”, “Etiquetas”, “Sabor de Pecado”, “Coração Sem Juízo” e outras.
  • “ELYMAR SANTOS”, pelos sucessos de “Taras e Manias”, “Mal de Amor”, “Escancarando de Vez”, É gostoso Te Amar”, “Mal de Amor”, “Subindo Pelas Paredes” e outras.
  • “WALDICK SORIANO”, também foi grande com a sua contribuição das “breguices”, que foram entre alguns, “Eu Não Sou Cachorro Não”, “Ma Boca”, “Subindo Pelas Paredes”, “Terremoto de Amor”, “A Paixão de Um Homem”, “Traição” e outros.

 

“AS CANTORAS”

Neste universo musical, onde 98% dos cantores eram homens, também surgiram algumas cantoras, foram poucas, que se aventuraram neste segmento musical, pois pela verdade, elas ficaram rotuladas como “cantoras de zona”, e apesar disto tudo, elas se  deram bem, como foram os casos dele EDITH VEIGA com “Faz Me Rir”, “Na Hora da Raiva”, “Meu Amor Proibido”, “Cinzeiro Cheio”, “Escrava”, “Fogo e Paixão”, “A Mais Bonita da Noites”, ou “Núbia Lafayete”, pelas inesquecíveis interpretações em “Devolvi”, “Lama”, “Casa e Comida”, “Fracasso”, “Mata-me Depressa”, “Essa Noite Eu Queria Que o Mundo Acabasse”, “Nossa Separação”, “Vida”, “Seria Tão Diferente” e outros.

“CLAUDIA BARROSO”, deixou a sua contribuição com as seguintes músicas românticas e bregas, que foram entre algumas – : “Quem Mandou Você Errar”, “Aliança Devolvida”, Ah Se Eu Fosse Você”, “Vai, Não Te Quero Mais”, “Tentei a qualquer preço”, “Não Quero Mais Ouvir Falar o Teu Nome”, “Nem Te Ligo”, “Deus me Livre” e outras.

“SULA MZUREGA” também foi ótima com os seus sucessos “bregas”, que foram entre alguns, os seguintes: “Quero Ver Aquele Que Não Chora”, “Está Tudo Acabado”, “Noitadas de Paris”, “Sonho Louco”, “Amor de Minha Vida”, “Eclipse”, “Uma Lágrima”, “Não me Toque”, e outros grandes sucessos românticos.

Também apareceram outras cantoras, poucas, que deram o seu recado, como foi o caso de “CARMEM SILVA”, “NORIMAR”, “ELIZABETH”, “MIRAMAR” e “LENITA SILVA”, que gravaram alguns discos, mas com uma participação muito pequena, na trajetória da música romântica e brega do Brasil.

 

“CARONA”

O surgimento da música romântica e brega, no Brasil, deram-se no início dos anos 50, sofrendo influência dos filmes mexicanos é dos boleros latinos, entretanto nos anos 70/80 quem pegou “carona” das músicas românticas-bregas da MPB, foram os “CANTORES DE MÚSICAS SERTANEJAS”, que abandonaram a sua autentica música local, e  lançaram uma “miscelânea”, que é esta atual nossa música sertaneja, que é uma música híbrica e bastarda, onde a cada momento surge um novo estilo e um novo ritmo, e parece que não vai deixar nenhuma saudade, para a crítica, pesquisadores, jornalistas, e para o povão em geral, e para quem curte uma música de boa qualidade.

 

“AS 12 MÚSICAS MAIS BREGAS E ROMÂNTICAS DE TODOS OS TEMPOS”

  • “QUARTO DE MANSÃO” com Paulo de Paula
  • “MENINA VENENO” com Ritchie
  • “VOU RIFAR O MEU CORAÇÃO” com Lindomar Castilho
  • “PECADO AMBULANTE” – com Nelson Gonçalves
  • “PECADO AMOUR, MEU BEM, MA FEMME” – com Reginaldo Rossi
  • “DE JOELHOS” – com Carlos Alberto
  • “INFEDILIDADE” – com Carlos Alberto
  • “VÁ PRÁ CADEIA” – com Carlos Alexandre
  • “A SECRETARIA DA BEIRA DO CAIS” – com César Sampaio
  • “NÃO FAÇA JAMAIS” – com Amado Batista
  • “MEU VÍCIO É VOCÊ – com Nelson Gonçalves
  • “EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR” – com Odair José

 

“FILME”

Existe no mercado cinematográfico, um excelente filme documentário, que foi lançado no ano de 2012, que leva o título de “VOU RIFAR O MEU CORAÇÃO”, filme da diretora ANA RIPPER, onde Ella conta toda a trajetória da música romântica e brega do Brasil, onde mostra o depoimento de vários cantores das músicas deste estilo e inclusive depoimentos do cantor LINDOMAR CASTILHO, que tem uma música sua com o mesmo nome do filme. Imperdível para que gosta de cinema e de músicas românticas e bregas.

 

“EPÍLOGO”

 

O homem somente é feliz quando passa a compreender a sua época, pois a nossa felicidade é vivermos o presente, pois  dessa vida a gente não leva nada, tudo aqui é passageiro, sendo que a memória das coisas acaba em pouco tempo, então porque não gostar e apreciar daquilo que a gente mais gosta.

Não sou um sujeito muito velho, hoje sou uma pessoa com muita rodagem, tenho muita experiência de vida, já passei pelas mais diversas situações, por isto posso afirmar, sem nenhum medo de errar daquilo que o povo gosta e curte.

E eu faço parte do grande povão, e mesmo tendo sido formado em 2 cursos superiores, possuindo uma pasta cheia de diplomas de outros cursos de aperfeiçoamentos profissionais, afirmo e reafirmo, que sempre gostei e gosto da chamada música romântica-brega, ou músicas do povão, ou mesmo do Zé Povinho, como queiram. Sou um pesquisador voraz, sou um jornalista e um escritor, que sempre se dedicou a escrever, principalmente, matérias de forte conteúdo humano e foi por isto que escrevi esta matéria.

Agora pergunto: Tem coisa mais antiga do que sofrer por amor? Tem coisa mais velha di que acreditar em palavras que garantem a eternidade de um sentimento?

Música sertaneja, funk, pagode e axé, não fazem parte de meu universo, mas a música romântica-brega, ou somente a música-romântica são as que mais gosto.

(FIM)

Francisco José Géa

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *