Logo Jornal Interação

 

Comentários sem Fronteiras

 

Fevereiro Laranja tem como foco a leucemia e a importância da doação de medula óssea

Movimento tem como objetivo conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e tratamento da doença

 

Para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados,

no Brasil, mais de 10 mil casos novos

 

Neste mês, mais uma cor ganha destaque. O movimento Fevereiro Laranja foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Atualmente, essa doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

 

Segundo o diretor nacional de oncologia do Sistema Hapvida, o oncologista Alexandre Gomes, a leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura e, com isso, as pessoas devem ficar atentas aos sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos”, alerta.

 

O médico explica que o diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, mas deve incluir ainda exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea.

 

O tratamento da leucemia, de acordo com o especialista, é sempre a quimioterapia. “Hoje ela é cada vez mais direcionada para os subtipos de leucemias. A radioterapia, quimioterapia intratecal ou transplante de medula óssea são outros possíveis passos nesse tratamento. Além disso, a transfusão de sangue e uso de antibióticos são necessários durante esse tratamento específico”, acrescenta Alexandre Gomes.

 

Quanto aos fatores de risco, o oncologista salienta que a maioria dos adultos e crianças com leucemia não tem fatores de risco conhecidos, dessa forma, não há como evitar o desenvolvimento da doença.

Mais informações: Érica Magalhães (34) 99199-9944

 

Liporema Meropil o duende palíndromo comenta sobre a data 22022022…

Meus queridos leitores e leitoras do livro Liporema Meropil – a floresta de alfabeto  e o sumiço das vocais. Deixei minha floresta para vir comemorar com vocês uma data especial que tivemos na ultima terça feira dia 22022022. O fenômeno desta data é que ela foi o último palíndromo da década.

A ultima vez que isso ocorreu foi há dois anos (02/02/2020) e o próximo será no dia 03/03/3030. Aqueles que já leram meu livro com certeza já sabem o que é um palíndromo.  É um fenômeno peculiar e pra lá de interessante, também conhecido e chamado de capicua.

A sequência dos números, que no Brasil segue a ordem dia, mês e ano, pode ser lida de qualquer jeito, tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita, sem que o sentido mude, aliás a característica marcante de nosso nome:LiporemaMeropiL.                       No caso da numerologia desta data(22022022) ele é também um ambigrama, (pois pode ser lido de cabeça para baixo).

Para aqueles que ainda não leram nosso livro vale a pena conhece-lo pois além da curiosidade do palíndromo no nome ele traz muitas outras curiosidades e surpresas. A mais forte delas é a escrita em forma de lipograma. Um lipograma (do grego lipo, “deixar, retirar”) é um texto escrito em que, propositadamente, não entram determinadas letras do alfabeto.Torna-se mais interessante e difícil se for suprimida uma vogal.

E no caso de nosso livro essa parte foi bastante valorizada pois ele foi escrito alternando a supressão de todas as vogais o que torna a leitura bem mais interessante e atraente. O lipograma é também um exercício, no qual uma obra ou pedaço de obra é usada como base, sendo necessário reescrever as ideias do texto sem as mudar ou mudando-as no mínimo, para deixar de usar uma letra. Vale a pena conhecer Liporema Meropil – a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais.

Para aquisição: https://www.livrariapolobooks.com.br/liporema-meropil-a-floresta-de-alfabeto-e-o-sumico-das-vogais?search=liporema%20meropil

Contato com o autor: agilizza2@gmail.com

 

 

 

 

Alta em Soluções Online

Transações Digitais Aumentam 14% no Brasil

 

Ao longo da pandemia, houve um aumento de 14% nas transações digitais realizadas pelos consumidores brasileiros. Os dados são da pesquisa Global Insights, da Serasa Experian. De acordo com o levantamento, 59% dos consumidores realizam atividades bancárias, pessoais e pagamentos online regularmente. No Brasil, 76% das empresas pretendem aumentar o investimento para soluções de prevenção à fraude e 23% estão priorizando investimentos em analytics e inteligência artificial. Outros 18% planejam mudanças para aplicações na nuvem e 13% desenvolverão melhorias na análise de crédito de risco.( Giro News)

Novas Funções do Pix

Saque e Troco Somam 71,1 Mil Transações

 

O Pix Saque e o Pix Troco, funcionalidades lançadas em novembro de 2021, atingiram 71,1 mil transações até janeiro, feitas por 43 mil pessoas. Na primeira modalidade, o cliente faz um Pix através de QR Code ou aplicativo, e recebe de volta a quantia em espécie. Já no Pix Troco, o usuário faz um pagamento em um valor maior pelo produto ou serviço que esteja adquirindo, e recebe de volta a diferença em espécie. Do total de transações, 97,7% correspondem ao Pix Saque e a maior parte aconteceu em municípios interioranos (73%), com destaque para a região Sul.

Regulação de Criptomoedas

Banco Central Quer Fiscalizar Transações

 

Com o objetivo de conter golpes e fraudes com criptomoedas, o Banco Central (BC) está avaliando a elaboração de diretrizes para fiscalização às transações financeiras dessa modalidade no Brasil. A regulação deve ser enviada ao Congresso neste primeiro trimestre, sendo que as regras devem entrar em vigor até o final deste ano. O setor movimenta cerca de R$ 130 bilhões no país ao ano e somou cerca de R$ 6,5 bilhões em fraudes em menos de dois anos. Atualmente, a Receita monitora apenas transações financeiras de corretoras com sede no Brasil. (Giro News)

 

Vendas Aumentam 30%

Cerveja Sem Álcool Impulsiona Categoria

O segmento das cervejas sem álcool registrou o aumento mais expressivo no consumo no último ano, alavancando a categoria de bebidas não alcoólicas. O volume ultrapassou mais de 257 milhões de litros, o que corresponde a um crescimento de 30% nas vendas em comparação com o ano de 2020, quando foram consumidos 197,8 milhões/litro. Os dados são de um levantamento da Euromonitor para o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja). Considerando os demais segmentos, o consumo de cerveja alcançou o volume de 14,3 bilhões de litros, crescimento de 7,7%.( Giro News)

Maior Uso na Próxima Década

Pix é Apontado como Ferramenta Predominante

Em 10 anos, a expectativa é que o Pix seja o meio de pagamento mais comum entre a população, com 91% de adesão, segundo a pesquisa “Carat Insights – Futuro dos Meios de Pagamento”, encomendada pela Fiserv para o Instituto Locomotiva. A carteira digital (82%) e a leitura de QR Code (81%) também estão entre os meios de pagamento preferidos para a próxima década. Um a cada cinco brasileiros acreditam que o dinheiro em espécie deve desaparecer em 10 anos e 60% afirmam que o cheque deve sumir. TED e DOC aparecem em segundo lugar, com 27% da população apostando em sua extinção.( Giro News)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *