Logo Jornal Interação

   A  16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi aberta oficialmente no sábado, 26, com o Dia D de Mobilização Nacional em todo o país. Em Araxá, os postos de saúde vão vacinar das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. A campanha vai até no próximo dia 09 de Maio.

A vacinação está sendo feita em todas as unidades de saúde, no Centro de Vacinação e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos bairros Tiradentes, Abolição, Ana Antônia, Pão de Açúcar, Santa Luzia e São Pedro até 17h. Até o dia 9 de maio as pessoas que se encaixam no público-alvo podem procurar qualquer unidade de saúde da cidade.

A aposentada Inivalda dos Santos Pereira, 78 anos, aproveitou para se vacinar logo nos primeiros dias da campanha. “Prefiro tomar o quanto mais rápido possível, bom que rapidinho faz efeito e não fico doente”, diz.

As doses são oferecidas de graça, nos postos de saúde, para os chamados “grupos prioritários”. Nesta edição da campanha, pela primeira vez serão vacinadas crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2013, somente crianças de 6 meses a 2 anos recebiam a vacina. O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% destes grupos prioritários.

A dona de casa Veranilza Sebastiana Alves, 71 anos, também aproveitou para imunizar. “ Já tem dez anos que tomo a vacina, e antes eu dava muita gripe, depois que passei a tomar a vacina, quase não me gripo. Aconselho a todos a tomar’’, ressalta Dona Vera.
“ Em Araxá, a previsão é de que cerca de  22.601 pessoas sejam vacinadas, dentre elas idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional”, diz a Coordenadora de Imunização, Cintia Ribeiro Silva de Almeida,

Segundo Cintia, ate no dia 28 de Abril foram vacinadas mais de 4 mil pessoas, sendo de todos os grupos prioritários. Foram disponibilizadas nove mil doses de vacinas pelo estado através da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, que estão sendo enviadas por etapas para o município de Araxá.

 

O ministro da Saúde explicou que é importante que as pessoas se vacinem no período definido pelo ministério, antes do inverno, porque, após a aplicação da vacina, o paciente demora de duas a três semanas para produzir anticorpos contra o vírus. Só depois desse processo ele estará protegido.

Segundo o ministério, estudos mostraram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% o índice de mortalidade por complicações da gripe.

Medidas de prevenção:

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *