Logo Jornal Interação

Projeto é realizado pelo Centro Julio Dário, com recursos aprovados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá

 

Uma das principais campanhas de conscientização e proteção das crianças e adolescentes em Araxá está de volta para uma nova edição na cidade. A Campanha “Todos Contra a Violência Infantojuvenil 2021” é um Projeto realizado pelo Centro de Formação Profissional Julio Dário, com recursos aprovados pelo CMDCA, no Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Araxá (FMDCA). A Pandemia do Novo Coronavírus exigiu mudanças no projeto, mas a mensagem de conscientização chega forte e reforçando a necessidade de proteger e denunciar pessoas que cometam atos de violência contra crianças e adolescentes.

 

E essa crise sanitária também revelou que, passando mais tempo em casa, os índices de violência aumentaram. Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que mante o Disque 100, canal de denúncias do país, apontou que em 2020, foram 95.252 denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes. Em Minas Gerais foram 11.253 casos de violência contra crianças e adolescentes até 17 anos, em 2020, segundo levantamento divulgado em pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

E apenas em 2021, informações da Polícia Civil (PCMG) dão conta que no primeiro trimestre do ano foram, por dia, cerca de 17 casos de lesão corporal e maus tratos contra esse público. Números que reforçam a importância das campanhas de conscientização cada vez mais efetivas e falando diretamente com as crianças e adolescentes.

 

Esse é o foco da Campanha Todos Contra a Violência Infantojuvenil 2021. Violência Sexual, Violência Psicológica, Abandono Digital, Negligência e Violência Física: tudo isso vai ser abordado na Campanha, que também irá promover uma Contação de Histórias para crianças de 04 a 05 anos, com a montagem “Tino e Nina em: As Aparências Engaram”.

 

A estória é fictícia, mas, infelizmente, pode acontecer em qualquer cidade ou família. A produção demonstra situações em que os irmãos Tito e Nina passam no local onde moram, assim que um novo vizinho se muda para o Bairro. Não bastasse serem negligenciados pela família, os dois personagens se veem envolvidos em casos de abuso e violência psicológica. Essa história será levada para dentro das escolas infantis, com propósito de alerta e conscientização, para que a própria criança identifique e denuncie quando algo aconteça com elas ou pessoas de seus convívios.

 

Além da contação, o Projeto vai realizar um grande empenho em diversos canais de mídia na cidade, contando com o apoio de vários veículos de comunicação, dentre outras ações, que em breve, serão vistos por toda a cidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *