Logo Jornal Interação

No último dia 9 de abril se comemorou o Dia Nacional da Biblioteca. Uma data simbólica, mas muito importante. Ainda mais quando se tem um espaço público de promoção da cultura, da formação e do conhecimento, como é a Biblioteca Municipal Viriato Correia em Araxá.  A  Biblioteca Pública Municipal de Araxá foi fundada em 26 de junho de 1950 pela Lei Municipal nº 118. A primeira sede foi inaugurada em 30 de março de 1957, tendo como patrono homenageado, o escritor maranhense, membro da Academia Brasileira de Letras, “Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho”, ocasião essa, em que foi constituída a Sociedade dos Amigos da Biblioteca de Araxá (SABIA).

Durante mais de sete décadas de existência, a biblioteca construiu o seu legado na história de Araxá, acompanhou a evolução dos tempos e soube modificar-se. Projetos relevantes, conquistas e inovações tecnológicas fizeram do seu espaço um lugar convidativo onde a comunidade tem acesso amplo e irrestrito à informação, ao conhecimento, ao lazer e à cultura. O acervo geral encontra-se todo informatizado e as obras podem ser acessadas via catálogo digital no site: https://www.araxa.mg.gov.br/

O acervo geral possui 40.731 volumes e 34.357 títulos. A demanda mais expressiva de empréstimo de livros é da área de literatura (brasileira e estrangeira) para todas as idades e nos diversos estilos literários: poesias, contos, romances, crônicas, ficção, etc). Com relação às pesquisas, a grande maioria, é realizada na internet, com orientação e apoio da equipe da biblioteca visando o acesso seguro às plataformas virtuais de domínio público.

Um segmento significativo do acervo é formado por coleções de memórias como patrimônio cultural local e da região. Em espaços diferenciados, a biblioteca dá destaque, valoriza e dissemina as coleções de escritores araxaenses e mineiros. Além da sede central, conta ainda com três unidades sucursais nos bairros e na zona rural, uma biblioteca braille, destinada aos deficientes visuais e a unidade itinerante, Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras”. Os espaços da biblioteca encontram-se distribuídos em áreas específicas: acervo geral, coleção de referência, literatura infantojuvenil, coleção de escritores araxaenses, coleção mineiriana, estudos em grupo, estudo individual, área de computadores com internet wi-fi, setor de empréstimo, estação de oficinas e artes, setor de reparos e conservação do acervo e áreas administrativas. Projetos de incentivo à leitura, eventos culturais e educativos e programas diversos fazem parte do cronograma de atividades da biblioteca, desenvolvido pela equipe de profissionais bibliotecários, auxiliares de biblioteca, voluntários e entidades parceiras.

Em março 2024, a Biblioteca Municipal de Araxá integrou-se à rede “Minas Criativa”, uma plataforma da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (SECULT) que abriu espaço para a divulgação das atividades promovidas pelas bibliotecas públicas de MG como forma de incentivar, valorizar e dar visibilidade às ações culturais.

Dentre as ações culturais mais recentes destacam-se:

– Projeto “Entre Linhas e Letras”, formado por um grupo de bordadeiras que associam o artesanato e a literatura nas quintas-feiras;

– Programa de Inclusão e Acessibilidade aos Deficientes Visuais que acontece, nas sextas-feiras, às 8h30, na Seção Braille do Centro Cultural UNIARAXÁ;

– Projeto itinerante “Embarque nas Letras” : visita agendada da biblioteca móvel às escolas em ocasiões especiais de eventos.

– Oficina “Desvendando o Turbante”, em comemoração à IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, com ênfase às afromineiridades, acontecerá no dia 18/ 4.

– Feira de troca de livros entre a biblioteca e a comunidade;

– Visitas agendadas dos estudantes à Biblioteca.

Todas as ações culturais programadas e desenvolvidas são divulgadas e podem ser acompanhadas nos canais de comunicação da biblioteca:  Instragran, Facebook e WhatsApp ( 3691 7146). Vale destacar que esse espaço literário, de pesquisa e conhecimento, é muito bem comandado pela  diretora da bibliotecaMaria Clara Fonseca.

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *