Logo Jornal Interação

A competição é considerada a maior ultra maratona de Mountain Bike do mundo.

A Cape-Epic 2012 é a maior ultra maratona de Mountain Bike do mundo, realizada anualmente na África do Sul. Este ano a competição reuniu mais de 1.200 atletas, que percorreram 781 km em 8 dias de competição, subindo mais de 16.300m.

A competição reuniu seis equipes brasileiras e duas das equipes completaram a ultra maratona. As duas equipes que completaram a prova foram a “Equipe Então” composta pelos atletas araxaenses Leonardo Branco e Renato Lustosa, e a equipe as cidades de Socorro (SP), a “Brazil Riders Help” composta pelos atletas amadores Leonardo Bortolaço e Marcos Viana.

A cidade de Cape Town, na África do Sul, foi escolhida para ser a base da competição e foi totalmente remodelada em função da última copa do mundo, possuindo uma estrutura receptiva e alinhada aos países de primeiro mundo.

Segundo os competidores, logo na chegada do Aeroporto, o destino uniu       as duas equipes, que ficaram no mesmo hotel. “Todos eram marinheiros de primeira viagem no evento e estávamos super ansiosos para o início da competição. Depois deste dia, tudo ficou mais fácil, pois compartilhamos informações e dividimos as despesas com transportes, alimentação e também passeios, antes e depois do evento”.

Os atletas reservaram dois dias para dar um giro de bike, conferir o equipamento e também soltar as pernas num pedal regenerativo. Ainda de acordo com os competidores, o que era pra ser um pedal regenerativo de 50 km se transformou em uma volta de 120 km, em função do visual litorâneo que era cada vez mais atrativo e de algumas erradas básicas mesmo “Já no primeiro dia, definimos alguns lugares obrigatórios a serem visitados como, a Table Mountain, Cape Point, Camps Bay (mini Miami Beach) e também mergulhar com os grandes tubarões brancos”, disse Leonardo Pereira dos Santos de Araxá, um dos atletas competidores.

A competição é dividida em um prólogo e mais sete estágios. Em um relato dos competidores eles explicam sobre essa incrível prova. “O Prólogo consiste numa prova curta, apenas para a tomada de tempos que irão definir a largada do dia posterior. Estávamos super ansiosos para o inicio da brincadeira e já sabíamos que aquela seria nossa última noite bem dormida antes da competição. Logo na chegada em Meerendal já percebemos a grandiosidade do evento e também a organização. Meerendal é uma das vinícolas que compõe a famosa rota do vinho e apenas uma das varias que iriam fazer parte de nosso trajeto”, relatou o atleta de Araxá.

Na sua grande maioria, essas vinícolas são propriedades particulares onde ocorre a plantação de uvas, a produção e o engarrafamento dos vinhos. Ali, em um enorme gramado é montada toda a estrutura de oficinas, loja de roupas, alimentação, pórticos de largada e chegada, banheiros, segurança, lavagem e estacionamento de bicicletas. Tudo muito organizado e controlado pelos corredores. Com toda a pontualidade britânica, a tomada de tempo ocorreu justamente na hora marcada, às 09h15m50s para o Team Brazil Riders Help e às 09h36m10s para a equipe “Então”.

Nos dias seguintes da maratona, foram realizados os outros estágios da competição. A equipe araxaense conseguiu completar a prova, e de acordo com o atleta Leonardo Branco, a emoção em cruzar a linha de chegada da maior ultra maratona de mountain bike do mundo foi algo indescritível. “Nossa idéia de trincar o cabeçote nos rendeu uma linda camisa de bike exclusiva aos 150 primeiros finalistas do dia, sem contar a bela medalha que nos foi colocada pelos grandes campeões do Cape Epic 2012”, finalizou o atleta.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *