Logo Jornal Interação

Jovens apresentam espetáculo ‘O sonho de brinquedo’ no próximo dia 11 de dezembro, no Teatro Municipal de Araxá.

A brincadeira aliada ao aprendizado foi o tema escolhido para a Mostra Artística do programa TIM ArtEducAção de Araxá. Cerca de cem jovens estudantes de escolas públicas da cidade, com idades entre 9 e 14 anos, apresentaram o espetáculo lúdico no último dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal de Araxá, com teatro, dança e música. O público foi recebido no espaço cultural com uma exposição de obras de arte criadas pelos alunos da oficina de artes plásticas.

O resgate da infância e suas brincadeiras foram abordados por meio do ponto de vista das próprias crianças, de como elas veem o mundo. “O espetáculo ‘O sonho de brinquedo’ é uma brincadeira das crianças, do imaginário. Então existe um conflito de que brinquedo não existe sem a criança e a criança não existe sem o brinquedo. O próprio ato de brincar fortalece até as nossas relações com o mundo, e isso é muito importante. É um espetáculo bonito e alegre para todo mundo ver. Ao todo, são 80 crianças envolvidas”, comentou a diretora artística do espetáculo, Wanilza Vieira.

Em Araxá, cerca de 220 alunos de cinco escolas da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de arte digital, circo, teatro, dança e música. São elas: Escola Estadual Vasco Santos. Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva, Escola Estadual Padre João Botelho, Escola Municipal Francisco Primo de Melo e Escola Estadual Prof. Nelson Gomes. Tudo isso é possível através de parcerias com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Dança Kathak, Bit Company e Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. 

“Quando eu entrei no programa, era muito quieta. Hoje sou mais calma, e tem outra coisa, os professores são muito legais”, afirmou a aluna da Escola Estadual Prof. Nelson Gomes, Ana Luiza de Castro. “Para mim, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Tudo de bom”, acrescentou o aluno da Escola João Botelho, João Josines Mariano.

A plateia formada principalmente pelos pais das crianças e dos adolescentes participantes do programa ficou impressionada com a apresentação sincronizada com a música. A cada coreografia bem feita pelo grupo, aplausos eram constantes. “Eu estou gostando muito da apresentação, porque a criançada está alegre. O clima está muito gostoso. Minha filha Lorraine melhorou na convivência com seus amiguinhos e com a gente também, não tem estresse e todo mundo está feliz na minha família”, contou o motorista, Vagner Alves Ferreira.

O espetáculo integrou todas as oficinas realizadas pelo TIM ArtEducAção na cidade. “O cenário foi feito pelas oficinas de artes plásticas. Em cena, estarão alunos do circo, teatro e dança. Para compor o fundo musical, temos a participação dos alunos de oficinas de música, e as artes digitais terão um momento especial na mostra” explicou Dilse. 

Durante o ano, para o sucesso das Mostras Artísticas, o TIM ArtEducAção realizou a série “Diálogos” nas 12 cidades que recebem o programa. Na oportunidade, Marcelo Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, reuniu-se com os arte-educadores para acertar os últimos detalhes de cada espetáculo. Para Marcelo, os roteiros foram muito bem apresentados e a cada ano, os trabalhos amadurecem. “Os diálogos foram enriquecedores, e os espetáculos vão encantar as plateias. Os pais e alunos vão ficar orgulhosos, e juntos, eles vão vivenciar o poder transformador da arte”, disse.

“A Mostra Artística do TIM ArtEducAção valoriza o poder transformador da arte sobre as crianças e adolescentes, fazendo com que eles se tornem protagonistas e se sintam valorizados diante da admiração da plateia”, finalizou a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira.

Mais do que um programa, o TIM ArtEducAção é considerado uma ação social que une dança e conhecimento. “O diferencial do programa é de abrir possibilidades para que todos vivenciem e sintam a arte. Nós não levamos apenas um espetáculo para o público, mas estamos levando cultura e mostrando que a arte leva a vida das pessoas”, finalizou a diretora artística do Programa TIM ArtEducAção.

 TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas a aproximadamente 5.000 crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano, em 12 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *