Logo Jornal Interação

O tempo está se esgotando e, na próxima semana, de 18 a 21 de abril, Araxá estará pronta para entrar para a história do Mundial de MTB. Atletas de vários países já estão inscritos para a etapa da World Cup Series 2024 da UCI. Trinta e sete países, incluindo o Brasil, confirmaram presença. Com atletas, equipes e público em geral, a cidade busca realizar um grande evento para consolidar a bandeira do mundial definitivamente no calendário oficial da competição mundial em Araxá, assim como aconteceu com a CIMTB, que será realizada pela 22ª vez na semana seguinte ao término da Copa do Mundo.

Para isso, a cidade conta com seu principal atrativo, onde a competição será realizada: o complexo do Barreiro, que conta com a maravilhosa estrutura do Grande Hotel, somada à área natural que proporciona uma pista de alto nível, destacando-se como uma das melhores do mundo para a prática do mountain bike.

No total, são 271 atletas inscritos, entre masculino e feminino, nas categorias elite e sub-23. No masculino, há 108 inscritos de 30 países, incluindo Brasil, Suíça, França, Alemanha, Romênia, África do Sul, Letônia, Itália, Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, EUA, Canadá, Chile, Grã-Bretanha, Dinamarca, República Tcheca, Noruega, Áustria, Israel, Cazaquistão, México, Colômbia, Argentina, Japão, China, Estônia, Peru e Austrália. Entre as mulheres, há 66 inscritas de 26 países, incluindo Brasil, França, Suíça, Áustria, Itália, Grã-Bretanha, EUA, Austrália, Holanda, Estônia, África do Sul, Dinamarca, Suécia, Canadá, Ucrânia, Alemanha, República Tcheca, Hungria, Israel, Cazaquistão, Portugal, Eslovênia, Chile, México e China.

Na categoria masculina sub-23, há 64 inscritos de 22 países, incluindo Brasil, EUA, Suíça, Ucrânia, França, Nova Zelândia, Dinamarca, Canadá, África do Sul, Espanha, Alemanha, República Tcheca, Noruega, Holanda, Itália, Colômbia, Portugal, Argentina, Guatemala, Peru e Paraguai. Na categoria feminina sub-23, há 33 inscritos de 14 países, incluindo Brasil, Suíça, Alemanha, EUA, Canadá, República Tcheca, Portugal, África do Sul, França, Áustria, México, Itália, China e Chile.

Novidades na Pista:

De acordo com o organizador da etapa de Araxá do Mundial de MTB, Rogério Bernardes, “para receber a prova, a pista do Parque do Barreiro em Araxá, considerada uma das mais técnicas do mundo, passará por alterações: antes ela tinha a extensão de 5 km e meio e passará para 3 km e 800 metros. O objetivo dessa redução é dar mais interação à prova, aumentando o número de voltas para que o público possa ver os atletas mais vezes.”

Estrutura:

Rogério também revelou que “várias arquibancadas estão sendo instaladas em pontos estratégicos, como por exemplo na descida Dona Beija, considerado por atletas e pelo público como um dos pontos de alta adrenalina da pista”. Entre as mudanças estruturais de acesso ao Barreiro, Rogério disse que “o trânsito no local também será modificado com limitação apenas para veículos autorizados pela organização da prova. Os carros chegarão ao local pela estrada velha e voltarão pela estrada principal. Só terão acesso ao Barreiro ônibus, táxi, moto táxi e veículos de aplicativo, todos com autorização prévia da organização”. Concluindo, Rogério disse que outras atrações estarão disponíveis para o público. “Teremos, em diversas áreas do Parque do Barreiro, um bicicletário, espaços para animais de estimação e crianças, um telão gigante com exibição em tempo real das provas, área de café e uma grande praça de alimentação.”

 

Top 10 do mundo masculino

1º – Mathias Fluckinger   –  Suiça

2º – Jordon Sarrou           –  França

3º – Nino Schurter            – Suiça

4º – Joshua Dubau            – França

5º – Luca Schwarzbauer  – Alemanha

6º – Lars Forster                – Suiça

7º – Vlad Dascalu                – Romênia

8º – Thomas Griot             – França

9º – Victor Koretzky          – França

10 º – Adrien Boichis        – França

 

Top 5 do mundo Feminino

1º – Pauline Ferrand  Prevot  – França

2º – Loana Lecomte                – França

3º –  Alessandra Keller           – Suiça

4º – Mona Mitterwallner      – Austria

5º – Martina Berta                 – Itália

Top 5 Sub 23

1º – Riley Amos                    – USA

2º Dario Lillo                       – Suiça

3º Alex Junior Malacarne – Brasil

4 º Bjor Riley                     – USA

5º – Oleksandr Hdyma   – Ucrânia

 

Programação da etapa da Copa do Mundo de MTB em Araxá

Sexta-feira – 19/04/2024

14h – Prova Short Tracksub-23 feminina

14h35 – Prova Short Tracksub-23 masculina

 

Sábado – 20/04/2024

12h – Prova Short Track elite feminina

12h35 – Prova Short Track elite masculina

15h – Prova Cross Country Olímpico – Sub-23 masculina

 

Domingo – 21/04/2024

10h30 – Prova Cross Country Olímpico – Sub-23 feminina

13h15 – Prova Cross Country Olímpico – Elite feminina

15h30 – Prova Cross Country Olímpico – Elite masculina

Por ego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *