Logo Jornal Interação

Um balaço preliminar do Corpo  de Bombeiros de Araxá, nos primeiros oito meses de 2021, aponta que houve um aumento em torno de 57 por cento de queimadas e incêndios no município de Araxá, em relação ao mesmo período do ano passado. Números que impactam e revelam um cenário de perdas e prejuízos para o meio ambiente, fauna, flora, destruição de matas nativas e interferência direta em nascentes e lençol freático. Além dos danos irreversíveis à saúde humana e dos animais.  De acordo com o Comandante da unidade do Corpo de Bombeiros de Araxá, Capitão Thiago Augusto, “ nós não contabilizamos as ocorrências de setembro ainda porque estamos fechando as estatísticas, mas já tivemos 176 ocorrências registradas até agosto no ano passado inteiro a gente teve 184 contando com os atendimentos e infelizmente com expectativa meteorológica a gente só vai ter um período mais ameno de chuva em novembro, então em outubro a gente vai sofrer também um pouquinho com os incêndios florestais, então esses incêndios vão superar o ano de 2020 que já tinha sido o ano com maior incidência de incêndios florestais”. Especialistas explicam que as queimadas podem impactar na crise hídrica que o país como um todo vem enfrentando. Quando se perde vegetação nativa se perde também a capacidade do solo de maior infiltração da água e recarga dos aquíferos e lençóis freáticos.

Cuidados necessários

– Não use fogo para limpar terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;

– Após fumar, sempre apague o cigarro por completo e descarte-o em local adequado;

– Evite acender fogueiras ou levar itens capazes de produzir calor para áreas com vegetação;

– Ao identificar um incêndio, procure um local seguro, distante do fogo e da fumaça. Em seguida, ligue para o 193 e indique o local exato do foco, se possível, com pontos de referência.

As denúncias podem ser realizadas através do 193 os Bombeiros atuam em conjunto com as Polícia Militar e Ambiental as denúncias também podem ser feitas através do 181 de forma anônima

“Através das denúncias a gente consegue identificar os autores tentar com essas ações inibir as pessoas dessa prática, tendo uma punição essa autuação ou a própria multa impede a prática de inúmeros prejuízos relacionado a flora a fauna a qualidade do ar”, concluiu o comandante.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *