Logo Jornal Interação

O principal objetivo do acordo é a inclusão tecnológica de jovens entre 15 e 21 anos.

O governo de Minas Gerais e a Intel Brasil lançam um programa para qualificação profissional e capacitação tecnológica de 20.000 jovens de 15 a 21 anos, na rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros do Estado. No último dia 10, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Narcio Rodrigues, e o diretor de Assuntos Corporativos para América Latina, Nuno Simões, assinam acordo de cooperação técnica para a execução do Programa Intel Aprender na rede, estruturada em mais de 360 municípios mineiros.

Segundo o secretário Narcio Rodrigues, a iniciativa vai ajudar jovens em comunidades com pouco ou nenhum acesso à tecnologia a desenvolverem as habilidades necessárias para o sucesso no mercado de trabalho, por meio de cursos que ampliem seus pensamentos críticos, cooperação e domínio de ferramentas de informática. Diferenciadas, as aulas abordam conteúdos que permitem aos alunos aplicar seus aprendizados na comunidade onde vivem e nos projetos desenvolvidos. Os módulos do Intel Aprender foram otimizados para o ensino à distância.

Pelo acordo, a Intel irá capacitar 90 multiplicadores ligados aos CVTs do Estado para atuarem no projeto, atendendo aos mais de 20.000 jovens que serão beneficiados. “É muito importante capacitarmos esses jovens para torná-los cidadãos preparados para o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais. Nosso principal objetivo é utilizar a excelente estrutura dos CVTs para propagar cursos de qualidade aos jovens, que terão papel fundamental em ajudar suas comunidades a entrarem definitivamente no mundo digital e na economia global” afirmou Simões.

Centros Vocacionais Tecnológicos

Os CVTs são centros de excelência voltados para a capacitação tecnológica e profissional, que visam ao aumento do conhecimento, de acordo com a vocação econômica da região. Os centros são equipados com a plataforma de ensino à distância Moodle. O Estado de Minas Gerais é o quarto maior usuário global da plataforma. Cada unidade conta com: duas Salas de Inclusão Digital equipadas com 20 computadores conectados à internet, servidor, impressora, softwares e móveis ergonômicos; Sala de Videoconferência montada com projetor de multimídia, câmera, microfones, módulo para entrada de dados e conexão de notebooks, aparelhos de conexão e codificação de vídeo, possibilitando a realização de seminários, palestras e cursos à distância; Núcleo de Apoio ao Empreendedor – NAE;  Laboratório Vocacional destinado ao desenvolvimento e aprimoramento das vocações econômicas locais e regionais.

Em Araxá, o CVT tem como entidade gestora o Centro de Formação Profissional Julio Dário. A capacitação pela Intel iniciará neste mês, durante o 3º Seminário da Rede CVT, que acontecerá em Belo Horizonte e terá a participação dos coordenadores de CVT e de toda a equipe da SECTES. O CVT de Araxá será representado por sua coordenadora geral, Angélica de Faria.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *