Logo Jornal Interação

Araxá em alerta contra a dengue

11//10/2013- 12:11

PorEditor1

out 11, 2013

Durante toda a semana, de 7 a 11 de outubro, estão ocorrendo blitze educativas nas principais avenidas da cidade de Araxá. O Centro de Controle de Zoonoses de Araxá está intensificando os trabalhos de prevenção e combate à dengue com a chegada das chuvas.

Segundo o Ministério da Saúde do Estado, o índice de infestação da cidade é de 1,8%, e o recomendado é 1%. De acordo com a bióloga da Secretaria de Saúde, Loren dos Reis, esse índice indica que a cidade está em estado de alerta. Para isso, estão sendo desenvolvidas várias ações como, por exemplo, blitze educativas. “Estaremos nas principais ruas da cidade e também estamos recebendo ajuda da força-tarefa de Minas Gerais. O reforço será de 80 funcionários”. Ela explica que o grande problema do setor é o fato de os moradores ficarem fora de casa o dia todo, e, portanto, “não tem como fazermos visitas nestes locais. Então é importante que essas famílias entrem em contato com o setor de zoonoses, assim poderemos fazer a visita fora do horário comercial”, e ainda comentou: “É importante evitar embalagens em quintais ou terrenos, pois podem acumular água”.

Conversamos com Carlos Alexandre, que trabalha no setor da zoonose, e ele nos relatou: “Nesse período agora, de chuva, estamos fazendo uma conscientização para evitar que a população deixe a dengue aumentar. Ano passado, não conseguimos conscientizar as pessoas tanto quanto queríamos. A dengue é uma prevenção. Estamos realizando esse trabalho para que, no ano que vem, não tenhamos problemas. Até  mesmo a força-tarefa está em Araxá e estamos aproveitando esta semana para fazer um projeto bem maior.”

O principal objetivo dos agentes de saúde é alertar a população sobre como prevenir os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, afinal, com as chuvas torrenciais dos últimos dias, aumenta-se a incidência, por todo o município, da formação de criadouros do inseto.  É possível denunciar locais que oferecem riscos para a população. O telefone é do setor de zoonoses (34) 3691-7007.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *