Logo Jornal Interação

Amigos que merecem reconhecimentos

25//04/2014- 19:28

PorEditor1

abr 25, 2014

    O ser humano é alimentado por sentimentos que lhe proporcionam bem-estar para buscar um vida em paz e equilíbrio. Um dos sentimentos que visivelmente despertam a paz interior é  o fato de podermos, de alguma forma, fazer o bem ao próximo. Não tem nada mais gratificante do que receber um muito obrigado ou até mesmo um simples sorriso por uma atitude gentil que se possa ter feito a alguém. Infelizmente o mundo tem  distorcido os sentimentos que proporcionam este prazer e já não é tão comum mais as atitudes de gentileza, de favores ou de voluntariados. As pessoas estão tão ilhadas nos próprios problemas que não conseguem olhar em volta, e não conseguem praticar atitudes que visam única e exclusivamente a fazer o bem ao próximo. Felizmente Araxá tem algumas entidades que realmente tem propósitos dignos de reconhecimentos.

A Associação Obras Assistenciais Espíritas Augusto Lima, mantenedora da Casa Espírita Gumercindo Gimenez,  desenvolve um belo trabalho no campo social: “O Projeto Amigos das Fraldas” superou a marca de 30.000 fraldas geriátricas distribuídas a entidades filantrópicas de Araxá. No último dia 14, a equipe do Jornal Interação acompanhou quatro membros da Casa Espírita Gumercindo Gimenez  durante a entrega de 1.592 fraldas geriátricas para entidades araxaenses.Foram doadas  112 fraldas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, 400 fraldas para o Hospital Casa do Caminho, 480 para o Lar Ebenezer, 400 fraldas ao Asilo São Vicente, 200 ao Serviço de Obras Sociais, totalizando, de outubro de 2011 a abril 2014, 31.536 fraldas geriátricas doadas às entidades.

O projeto foi criado em 2011, com o objetivo de produzir fraldas geriátricas para atender entidades filantrópicas de Araxá. Os recursos para montagem da confecção vieram da iniciativa do lançamento do livro Dramas da Vida, ditado pelo Espírito Augusto Lima, psicografia de Mário Gomes Silva, que gerou os primeiros recursos financeiros, juntamente com a solicitação da sra. Celma Gomes Silva para seu filho, o Vereador Garrado, que reivindicou à Companhia Brasileira de  Metalurgia e Mineração (CBMM), a qual doou a máquina e os equipamentos para confeccionar as fraldas.

A matéria-prima para confecção das fraldas é adquirida por meio de recursos vindos da venda do alumínio de latinhas de cervejas e refrigerantes e doações voluntárias em dinheiro.

  A Confecção de fraldas Celma Gomes Silva é uma atividade da Casa Espírita Gumercindo Gimenez, localizada na Rua Argenita, 282, Santo Antônio em Araxá – MG. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, e, ás vezes, em alguns horários noturnos, com a participação de voluntários.  A entidade conta também com a participação de quatro membros do presídio local, que realizam o trabalho de corte das fraldas, contribuindo para que os presidiários que participam do projeto possam conseguir a redução de suas penas.

   É um projeto de grande importância para toda a comunidade araxaense, já que as principais instituições filantrópicas da cidade são agraciadas pelas doações. Hoje cerca de 1.300 fraldas são distribuídas por mês para: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação Lar Ebenezer, Hospital Casa do Caminho, Recanto do Idoso São Vicente de Paula e Serviço de Obras Sociais (S.O.S).

“As fraldas são confeccionadas por voluntários, participantes ou não da Casa Espírita Gumercindo Gimenez. O trabalho voluntário proporciona uma verdadeira terapia, pois a convivência diária, conversas edificantes e o ambiente salutar trazem um verdadeiro bem-estar a quem o pratica. O trabalho proporciona benefício em dobro, faz bem para quem trabalha e bem para quem recebe”, esclarece Paula, coordenadora dos voluntários.

 “Confeccionamos e doamos as fraldas para as instituições que trabalham no atendimento aos necessitados em nossa cidade. As fraldas são confeccionadas por pessoas de boa vontade que trabalham graciosamente como voluntários – doam algumas horas de seu tempo para atender os irmãos necessitados. Lutamos por desenvolver uma tarefa sem nenhuma orientação dogmática ou religiosa que não seja a de servir os nossos irmãos necessitados; portanto, uma ação humanitária. A ideia de atendermos os irmãos necessitados de fralda tem como objetivo fazê-los viver suas experiências humanas com asseio e dignidade” destaca o idealizador do projeto, Mario Gomes da Silva.

 “A nossa associação ainda não tem condições de fazer uma triagem que possibilite doar fraldas aos necessitados individualmente, por isso doamos as fraldas às entidades”, diz Mario.

A Casa Espírita Gumercindo Gimenez serve sopa à comunidade todos os sábados. São mais de 130 refeições por sábado.

Ajude-nos a ajudar.
   O Livro Dramas da Vida, ditado pelo Espírito Augusto Lima, psicografia de Mário Gomes da Silva está à venda na biblioteca da nossa Casa Espírita e na DRÍADE PRODUDOS NATURAIS, situada na Rua Mariano de Ávila, 275 – fone: 3662-5835

Deposite doações na conta bancária:
Banco Itaú – Ag. 8481 C/C 00203-1.

   Quem puder doar latinhas, dinheiro ou uma máquina de costura à Associação Obras Assistenciais Espíritas Augusto Lima, a doação é bem-vinda, para que se dê continuidade ao “Projeto Amigos das Fraldas” e com isso, seja possível ajudar as entidades.

O projeto não tem caráter religioso; é um trabalho social fraterno, em que os voluntários são de diferentes religiões.



Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *