Logo Jornal Interação

Garantir e preservar os direitos das crianças e adolescentes. Este é foi um dos temas  discutidos na 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria de Ação Social, o evento aconteceu no auditório do Sesc.
O objetivo foi reunir cerca de 250 pessoas entre estudantes, servidores e integrantes da sociedade civil onde foram debatidas e sugeridas propostas para políticas públicas relacionadas ao público infanto-juvenil. Na oportunidade, também foram escolhidos os delegados que deverão representar Araxá na Conferência Estadual prevista para o primeiro semestre de 2023, em Belo Horizonte.

A Conferência Municipal foi focada na reparação de direitos pós-pandemia da Covid-19 e as propostas levantadas foram baseadas em 5 eixos temáticos: Promoção e garantia dos direitos humanos no contexto pandêmico; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nas políticas públicas; Participação da sociedade nas políticas públicas; e Garantia de recursos para as políticas públicas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Rita Flores, pontuou que a gestão municipal vem buscando promover ampla mobilização social na cidade para a construção de propostas de políticas públicas para esse público e suas famílias.  “As conferências são um importante marco na consolidação da participação popular, definida na Constituição Federal por estabelecerem uma série de mecanismos de inclusão das pessoas na elaboração, deliberação e controle dessas políticas públicas. E a administração oferece um grande suporte e apoio aos profissionais e famílias araxaenses para que haja a igualdade necessária para a dignidade das crianças e adolescentes do município”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *